Dominando a Arte da Sprezzatura na Moda Masculina

Como a naturalidade na maneira de agir aliada a seu estilo de se vestir pode mudar a percepção das pessoas sobre você?

0

Dominando a Arte da Sprezzatura na Moda Masculina

A grosso modo, sprezzatura é a arte de desempenhar algo com maestria e naturalidade, ao ponto das pessoas pensarem que você não está fazendo esforço algum para conseguir aquele resultado.

O conceito parece tacanho, mas na verdade é discutido há séculos, tendo sua gênese em 1528, no livro O Cortesão do italiano Baldassare Castiglione, onde pela primeira vez a palavra sprezzatura foi usada, embora até hoje não tenha uma tradução exata em nossa língua – sendo considerada por alguns como uma amálgama de naturalidade e indiferença.

Nada explica melhor esse conceito do que este vídeo onde o mestre Steve Ray Vaughan troca de guitarra no modo “boss advanced” depois que uma corda quebra no meio de um solo (que ele executou até o final sem se importar com o problema!).

Há quem diga que a sprezzatura é uma espontaneidade ensaiada, resultado de alguém que tem total domínio sobre determinado assunto ou atividade, fazendo os outros acreditarem que essa pessoa é simplesmente incapaz de errar.

Dominando a arte da sprezzatura na moda masculina

Dominando a Arte da Sprezzatura na Moda Masculina

Na moda masculina essa ideia também existe, afinal, não basta dominar os meandros do estilo, é preciso se mostrar natural e a vontade com as roupas e acessórios escolhidos, além disso a sprezzatura é um elemento fundamental na hora de impressionar, pois as pessoas não notam só as roupas, mas também as atitudes e o quanto elas combinam com seus trajes.

Essa noção de que o homem não deve se mostrar afetado é tema recorrente quando falamos de moda masculina. A roupa deve parecer uma extensão de seu corpo, deve funcionar para elevar o homem e não o contrário – com o homem servindo de manequim para a roupa – daí a importância dessa naturalidade.

Há quem diga que se você ainda é pouco acostumado a uma peça de roupa ou acessório, o melhor é treinar antes usar tal item em casa, assim, quando em público, este elemento se torna corriqueiro.

É importante frizar que o conceito se estende a suas roupas: não deve parecer que você demorou 2 horas para escolher seu traje e vestí-lo. O melhor é que, apesar de elegante, você passe a impressão de que consegue aquele resultado em um piscar de olhos.

Mas é só isso? Fingir ser o bonzão?

Na realidade você não finge ser bom em algo, você É bom em algo, mas a sprezzatura ajuda a mostrar sua habilidade para seus pares e conquistar um sentimento de confiança inabalável.

…….

5 dicas para chegar lá

  1. Não use roupas que não te deixam a vontade – se a roupa te incomoda ou não faz seu gosto tem grandes chances de influenciar seu gestual;
  2. Tenha domínio das peças que usa – quando você gosta das roupas mas não sabe usá-las com propriedade acaba deixando transparecer em suas atitudes;
  3. Esqueça que está usando – não seja aqueles caras que resolvem usar um chapéu e passam metade do tempo ajustando a peça e se olhando no espelho;
  4. Use em locais adequados – estar inadequado para o ambiente a ser frequentado acaba com sua auto confiança;
  5. Pratique movimentos fluídos – os estabanados podem praticar um aperto de mão ou outro tipo de comprimento que seja mais gracioso, também vale incluir aí simpatia e boa educação, elas ajudam no pacote e te tornam uma pessoa mais agradável.

…….

Aplicações práticas

Agora imagine isso em uma entrevista de emprego, em uma importante reunião de negócios ou mesmo em um jogo de poker. Conquistar sua audiência, amigos, subordinados ou superiores não tem preço!

Esse conceito se aplica a diferentes práticas, tanto que temos diversas citações de celebridades que, de certa forma, exemplificam a sprezzatura, mas uma das minhas preferidas é do pugilista Mohamad Ali: “Flutue como uma borboleta; pique como uma abelha”

Os escritores também se encontram entre os entusiastas da sprezzatura, muitos deles dizem que as palavras que vão para o papel devem parecer um feliz acidente, algo completamente casual.

Outro grande exemplo de sprezzatura são os movimentos fluídos de uma mágico que executa um truque de manipulação. Sem a naturalidade, as próprias atitudes do mágico revelam o truque.

Dominando a Arte da Sprezzatura na Moda Masculina

Se você reparar nos homens que são considerados ícones de estilo, incluindo aí muitas celebridades como George Clooney, Tom Hiddleston, Idris Elba, Ryan Gosling, Jeff Goldblum e David Beckham, vai notar que muito da admiração que temos desses astros vem da maneira despojada como se comportam, mesmo ostentando um caríssimo smoking no tapete vermelho, por exemplo.

…….

Nota do autor

O assunto vai muito mais além dos casos que eu citei neste texto, mas acho que já é o bastante para que você entenda o quanto suas atitudes devem estar pareadas com seus trajes e como isso pode mudar a percepção das pessoas. Caso queira ir mais a fundo, pode começar na Wikipédia e fazer algumas buscas no Google, vai encontrar bastante material interessante.

Leia também:

A Importância de Beau Brummell Para a Moda Masculina

Deixe uma resposta