Do Clássico ao Moderno: 12 Maneiras de Usar o Terno

3

Querendo você ou não, o homem está criando novas maneiras de usar o terno ou o costume que vão além do traje social clássico – ou seja, acompanhado por camisa, gravata e sapatos sociais.

Quando o trazemos para o universo casual, algo que está longe de ser simplesmente um modismo ou algo ruim para a moda masculina, também o aproximamos das gerações mais jovens, tornando a ideia de usá-lo mais amigável, ao contrário da visão que se tinha nas décadas passadas, com o terno sempre visto como um uniforme de trabalho impessoal, ultrapassado e desconfortável. Os apreciadores da alfaiataria sabem que ele está muito acima disso e a familiaridade com o traje só traz benefício apara quem quer estar bem vestido, mesmo que não vá usá-lo da maneira mais  tradicional.

Obs: sempre que for citado o terno, entenda como o traje de 3 peças (colete, paletó e calça), já o costume é o nome dado para o conjunto de paletó e calça social.

 

Do Clássico ao Moderno: 12 Maneiras de Usar o Terno

Neste post vamos mostrar algumas maneiras de usar o terno que vão do clássico, com camisa e gravata, ao moderno look com sneakers e t-shirt. Se você é um cara tradicional, ok, mantenha-se fiel ao traje social em toda sua elegância e sofisticação, mas se você está atrás de um refresco no visual com alfaiataria, saiba que existem opções bem interessantes, como mostramos a seguir:

1 – O clássico

A boa e velha combinação com camisa social branca, gravata escura, sapatos sociais de amarrar e cinto combinando nunca sai de moda, ainda sendo o traje mais aceito ambiente corporativo conservador e eventos formais. Existem as variações com camisas de cor suave e gravatas com padrões um pouco mais ousados, mas basicamente o traje social clássico continua tendo seu lugar cativo na moda masculina.

Dica: para personalizar o combo adicione acessórios como lenços de bolso, prendedores de gravata e abotoaduras, além disso um belo relógio clássico com pulseira de couro é imprescindível.

Vale para: terno ou costume

…….

2 – Terno ou costume sem gravata

Um downgrade muito bem-vindo na formalidade cria o traje conhecido como esporte fino ou passeio. Sai a gravata, um ou dois botões são abertos, e o conjunto ganha um ar despojado e sexy. Use em ambientes de trabalho mais liberais, coquetéis e festas com dress code casual, mas que pedem uma certa elegância.

Dica: para compromissos diurnos o sapato marrom funciona muito bem com costumes azul-marinho, a noite o preto faz mais sucesso e deixa o combo um pouco mais sério.

Vale para: terno ou costume.

…….

3 – Costume com tênis

Aqui não tem discussão, você tem um traje casual, não adianta dizer que se trata de terno com tênis, a verdade é que você tem um tênis com terno, pois o calçado ganha um senhor destaque no cenário geral, portanto deve ser usado em lugares muito tolerantes quanto ao dress code.

Dica: o tênis branco dá um ar limpo e moderno para o traje, mas um modelo preto e bem clean pode ser uma opção, sobretudo para costumes ou ternos escuros. A preferência é usá-lo sem meia, mas se quiser pode incluí-la mantendo a regra de combiná-la com a calça.

Vale para: só costume, de preferência.

…….

4 – Traje social total black

Embora mantenha as peças de um traje formal, o look total black ou all black é ligeiramente mais casual e consta em nossa lista pois muda a maneira como olhamos para a roupa social, com todos os elementos funcionando como se fossem uma única peça. Não é aconselhável para casamentos, onde a presença de peças claras deixa aparente a natureza do evento, nem para ocasiões profissionais, então guarde-o para uma balada elegante ou festa descolada.

Dica: escolha peças com tecidos de alta qualidade, qualquer item barato no meio da combinação vai se destacar e a arruinar o look.

Vale para: terno ou costume.

……..

5 – Com a camisa para fora

Pode usar costume com camisa para fora? Costume (ou seja, terno sem colete) pode, mas aqui acontece a mesma coisa que descrevemos quando se usa o tênis acompanhando o traje social: a roupa se torna completamente casual, não é a toa que muita gente toma outras liberdades (como adicionar o sneaker) quando está vestido assim.

Dica: a camisa tem que ser mais curta que o paletó, em outras palavras, tem que ser uma camisa casual com estrutura de camisa social (que é sempre mais longa para ficar por dentro das calças)

Vale para: só costume.

…….

6 – Com camiseta

Outro “game changer” no mundo da moda masculina: a t-shirt! Quando ela entra em cena tudo se torna automaticamente casual, portanto não use esse tipo de combinação em uma ocasião que exige formalidade.

Dica: já que você optou pela casualidade, faça como o cara da foto, troque o oxford por um loafer ou até mesmo por um tênis de couro discreto e deixe o combo ainda mais informal.

Vale para: costume somente.

…….

7 – Com camisa floral

Costume com camisa e sem gravata é o traje conhecido como passeio? Sim, mas é importante saber que isso se aplica para camisas lisas ou com padrões bem discretos, aquelas que tem padrão floral, xadrez grande, poá ou tropical tornam-se o ponto focal, deixando a alfaiataria um pouco menos destacada, portanto temos novamente um combo casual que não se encaixa completamente no dress code tradicional.

Dica: quando camisa tem uma cor relacionada com a cor do costume o look parece mais coeso. No caso da estampa tropical ou de florais grandes o melhor é excluir o colete (no caso do terno), pois o padrão sugere algo voltado para o clima quente, em compensação funciona muito bem com costumes de linho ou algodão que já tem essa pegada.

Vale para: costume somente.

……..

8 – Com botas

Não chega a ser uma transgressão tão grande no dress code como o tênis ou a camiseta, mas a bota – em maior ou menor grau, dependendo de sua aparência – pode dar um caráter não tão sério para o traje social.

Dica: se você vai trabalhar escolha uma dress boot, a bota com cara de sapato social, se o evento é descontraído dá para ser mais criativo, adicionando um coturno em um look com camiseta, por exemplo.

Vale para: terno ou costume.

…….

9 – Com sweater e outros itens casuais

Este look também vai no onda do costume modernizado para alcançar um público maior. Diferente da malha aplicada no traje social para proteger do frio – o que, muitas vezes, nem chega a alterar muito o visual – aqui a ideia é deixar tudo bem descontraído e confortável, podendo ou não fazer uso de tênis ou sapatos casuais para acompanhar. Novamente, apesar da alfaiataria, trata-se de uma indumentária apropriada para momentos casuais.

Dica: se a intenção é descontrair, malhas com listas ou o padrão xadrez argyle são itens que deixam tudo menos sisudo, mas não chgam a contrastar com o costume ao ponto de incomodar o olhar.

Vale para: só costume.

…….

10 – Com gola rolê

A gola rolê dá um ar cool e europeu ao look, com um visual clean e sofisticado que deixa o traje casual, mas ainda resguarda muito de sua seriedade.

Dica: opte por peças em cores neutras (cinza, preto ou marinho) ou invernais como marrom, vinho, violeta e verde escuro. Veja na foto acima como a composição com o coturno no lugar do sapato social ficou bacana.

Vale para: costume.

…….

11 – Terno ou costume com colete casual de nylon

O colete é um bom recurso para proteger no frio, mas a roupa de alfaiataria que compõe a terceira peça do terno pode dar lugar ao gilet, o colete casual de nylon, usado por cima do paletó ou por baixo com sua gola aparecendo.

Dica: cuidado com os coletes tipo puffer, seu volume pode limitar seus movimentos e aumentar demais a silhueta, prefira os que te forro fino.

Vale para: costume.

…….

12 – Costume com camisa polo

Nada de colete aqui, porque não vai combinar nem com reza braba! Neste caso temos que deixar tudo leve e com um ligeiro toque esportivo, provido pela camisa polo. A combinação serve para momentos que não envolvam nenhuma formalidade, mas que peçam algo elegante com um pequeno toque despojado.

Dica: cores um pouco mais fortes podem funcionar com costumes claros ou medianos, já que provavelmente você vai usá-los no verão ou primavera. Se quiser, pode deixar a polo por fora da calça mesmo,  assim como faria com a camiseta e a malha.

Vale para: costume.

…….

Conclusão

Como você pode ver o terno e o costume não estão mais restritos a ocasiões e locais formais, a maleabilidade de seu uso deixou esse tipo de traje mais versátil e moderno, combinando com um leque maior de situações e agradando a pessoas que antes não se sentiam a vontade com alfaiataria. Como foi dito no início, você pode continuar usando da maneira tradicional, mas se quiser dar seu toque pessoal não será mal recebido por quem entende de moda.

…….

Para complementar:

As Melhores Cores de Terno Para Usar de Dia e de Noite

Vídeo: Guia Para Comprar o Primeiro Terno

Dica: Como Escolher Entre o Terno e o Costume

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo! Tudo bem?
    Com esse artigo eu percebi que já estou “graduado no seu mini curso de moda” rsrs
    Já usei TODOS esses looks, mas graças a você; de tanto acompanhar o site assiduamente à algum tempo.
    Cara, você mudou minha vida! Haha
    Abraço.

    • É lisonjeiro e assustador ler esse tipo de comentário! : )

      Eu gosto de ter meu conteúdo reconhecido e elogiado, mas ao mesmo tempo me faz pensar na responsabilidade que tenho escrevendo aqui. Por outro lado, é por isso que a gente se dedica tanto e trabalha todos os dias, não é?

      Abs.

Deixe uma resposta