Dicas de Sapatos e Tênis Para o Verão e Como Combiná-los

12/11/2012 28 Comentários por

Com nosso verão rigoroso, não há quem não procure sapatos e tênis leves para enfrentar temperaturas que nos fazem sentir como se estivéssemos pisando em brasas. Felizmente, temos opções melhores que as simplórias sandálias de borracha ou os odiáveis Crocs para fazer com que os homens exercitem seu lado fashion mesmo quando preferiam não estar usando nada! Vamos a algumas delas:

Docksides

Semelhante a um mocassim, mas com cadarço, os docksides tem uma vocação náutica que dá o tom de calçado de verão. Atualmente são feitos de materiais como couro, lona e camurça. As cores, que antes se limitavam ao marrom, azul e branco, agora abusam de todo o espectro. A sola de borracha é macia e confortável, do jeito que a estação pede, também pode surgir em cores, o que pode dar um charme a mais ao sapato, o mesmo ocorre com os cadarços, fugindo do tradicional cordão branco ou da tira de couro marrom.

Sugestões de como usar: ótimo com roupas leves, os docksides praticamente nasceram para serem usados com calças ou bermudas de sarja, apesar do jeans também conversar bem com o calçado. Sua alma náutica pede que não seja usado com meias, mas já vi muita gente experimentando-o com meias multicoloridas e obtendo um bom resultado, pois tudo vai do seu estilo e de quanto você quer correr o risco. Cadarços coloridos também podem ser um ótimo recurso para dar um pouco de vida ao visual caso escolha khakis ou o azul navy para acompanhar.

Sugestão de look para trabalho.

…….

Vans Slip On


A Vans celebrizou este tênis que já foi uma verdadeira mania na década de 80 e voltou nos anos 2000 com força total. Acredito que não há tênis mais leve e fresco que um slip on, afinal, o modelo é praticamente uma sola recoberta de lona, sem cadarço e quase sem costuras. Há alguns anos começaram a surgir estampas diferentes da tradicional quadriculada em preto e branco, as cores chapadas simples como azul ou vermelho deram espaço para uma paleta extremamente diversificada, até a tradicional lona abriu caminho para couro, camurça e nylon, tudo isso para suprir a exigências do consumidor.

Sugestões de como usar: menos exigente que os docksides, permite o uso com meia em certos momentos, aproveitando-se também da permissividade da moda dos anos 2000 para ser usado até com ternos de corte bem slim. Dependendo da cor e do material, pode compor um look rocker,  moderninho ou até clássico, o que inclui o visual praiano com bermuda flat ou uma montagem para um passeio ao ar livre com calça chino (dobrada se preferir) camiseta flamê branca e paletó de linho, só para citar um exemplo. Para a noite, o kit balada pode incluir um jeans e uma camisa de material leve ou uma camisa henley (com botões da gola até o peito) ou uma t-shirt gola V.

…….

Vans Authentic


Mais um modelo que a Vans transformou em sucesso e á a cara do verão: o Authentic, que pode ser considerado o cruzamento dos slip On com os docksides. O sneaker pode ser uma boa escolha para quem não gosta de calçado sem cadarço ou acha o slip on muito simples.

Sugestões de como usar: este modelo basicamente permite as mesmas opções do slip on, com a vantagem de possuir cadarço, podendo se tornar um belo aditivo para o look caso escolha uma cor forte para fazer contraste com as peças de roupa ou mesmo um tom complementar para amarrar todo o visual.

…….

Obs: tanto o Vans Authentic quanto o Vans Slip On tem seus pares em outras marcas, pode pesquisar que você encontrará Nike, Adidas, Converse e até mesmo marcas nacionais produzindo similares com nomes diferentes.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

28 Responses to “Dicas de Sapatos e Tênis Para o Verão e Como Combiná-los”

  1. João Bosco says:

    Tenho um sapato Universe couro verniz Azul, da Democrata, e estou querendo saber se posso usar esse sapato com uma camisa branca ou bege?

  2. Carlos Eduardo says:

    ‘ Olá Ricardo. Adorei todo esse post falando sobre os Docksides. Já estou amando ainda mais ele.! k k k k’
    E agora já sei que posso usa-los em qualquer momento.
    Valeu mesmo, estou amando o Canal Masculino e já me sentindo intimo.!

    Uma ótima noite.’

  3. Redson says:

    Olá bom dia !

    Possuo uma calça de sarha azul escuro, se eu montar um look, sapatenis branco – calça de sarja azul escuro, e polo na cor branca, fica legal

  4. Carlos says:

    Boa Noite,

    Tenho um sapatênis vermelho e um Oxford tbm, mas não sei com qual look usar, tenho dúvidas de como combinar uma calça ou ate mesmo bermuda e uma camisa.

  5. Guilherme says:

    Ricardo,

    No caso dos sapatênis estilo Osklen, qdo for unhar com um Jeans, a melhor combinação: dobrar ou não dobrar a barra da calça? sem meia ou com meia? qual meia? Como seria a melhor combinação de fatores?! hehe…abraço

  6. Guilherme says:

    Normalmente uso sem meia e dobro a barra…queria saber mais qdo for usar com meia, como vc acha melhor combinar esses fatores?? Abc

    • Ricardo says:

      Guilherme,
      você tem a opção de usar com uma meia neutra, de preferência cinza, ou com uma colorida que faça contraste com o tênis ou com a calça para uma opção mais ousada.
      Abs.

  7. roberto carlos da silva says:

    como cmbinar cor de meia com calça sarja , e sapatenis cor branco

  8. Cleverton Pereira Oliveira says:

    Comprei um sapatenis sem cadarco azul marinho,combina usar com calça?

  9. Yuri says:

    Comprei MOCASSIM MARFINNO AZUL MASCULINO EM NOBUCK COM COSTURAS,devo usá-lo com qual cor de bermuda e camisa ?

    • Ricardo says:

      Yuri,
      combine o tênis apenas com a bermuda ou calça e não com a camisa. Depois que isso já estiver feito você vai combinar a camisa com a bermuda/calça, sem se preocupar com o calçado, pois a harmonia já foi feita.

      O azul é uma cor muito fácil de combinar, você pode usá-lo com laranja ou marrom para ter tons contrastantes ou com diferentes tons de azul para fazer um ton sur ton.

      Para mais artigos falando sobre o assunto acesse: http://www.canalmasculino.com.br/?s=combinar+cores

      Abs.

  10. Junior says:

    Comprei um Dockside verde e um Authentic vermelho bordô.
    Com quais cores de camisas devo combiná-los?

  11. yago says:

    tenho um sapatênis cinza , quero saber com que cor de camisa ele combina e a cor de um short jens .

  12. lucas says:

    Olá Ricardo,
    vc conhece alguma(s) marca(s) de docksides?
    eu tenho um mas comprei numa outlet, nao tinha marca ou o logo em nenhum lugar.. e paguei 80 reais.. muito barato, além de muito bom.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      atualmente quase todas as marcas de calçados masculinos tem um modelo de docksides em sua coleção de verão, marcas como CNS, Louie São Paulo, Democrata, Six Shoes e Jorgito Donadelli são opções, principalmente no segundo semestre quando chegarão as novas coleções. Também vale uma olhada na Dafiti, na Passarela e na Netshoes.
      Abs.

  13. Rapahel says:

    Qual a marca é o dockside da primeira foto????

  14. rafael says:

    oi qual site posso encontrar desse modelo da primeira foto ?

Deixe um comentário