Dicas de Como Usar a Gravata Skinny

20/11/2012 132 Comentários por

Mesmo sendo cada dia mais popular ainda há quem necessite de algumas dicas de como usar a gravata skinny para sentir-se seguro com o acessório. Abaixo selecionamos as regras para o bom uso dela e sugerimos formas de usá-la:

1 – Tipo físico adequado

Para pessoas muito musculosas, grandes ou acima do peso não é aconselhável o uso da gravata skinny. O acessório fica desproporcional em relação a seu usuário e fica parecendo que o sujeito está andando com um cordão pendurado no pescoço. Quem é corpulento fica mais elegante com a gravata comum, lembrando que mesmo essa já está mais estreita que sua versão dos anos 90.

O ator Liam Hensworth tem um físico avantajado, com ombros largos, repare como a gravata ficou perdida.

Já o ator Michael Fassbender, apesar de estar com o corpo malhado, não é tão corpulento e a skinny caiu muito bem neste caso.

…….

2 – Lapelas

Se você for usar a gravata skinny com um blazer ou paletó certifique-se que as lapelas do paletó são do tipo estreito, as largas ficam desproporcionais, parecendo que o terno é de uma época e a gravata de outra.

O problema de proporção entre a gravata fina e a lapela larga fica bem evidente nesta foto e olha que este paletó não é dos piores.

Compare com a foto de cima e veja como a proporção deste look fica bem mais agradável aos olhos.

…….

3 – Caimento

Este tipo de acessório pede, obrigatoriamente, um traje mais ajustado, ou seja, o que chamamos de slim fit, seja o costume e a camisa, ou, no caso de um look casual, jeans e camisa. Você notará que o conjunto ficará bem mais harmônico.

Mais uma vez a proporção é quem manda. O terno de corte seco (mas não apertado) tem tudo a ver com este tipo de gravata.

…….

4 – Comprimento

Já vi muita gente achando que o fato da gravata ser slim dá direito de brincar com o ponto até onde ela vai. Nada disso, a regra vale tanto para a skinny, quanto a tradicional, com a ponta sempre chegando até a fivela do cinto.

Onde esse sujeito pensa que vai com a gravata nesse comprimento? Vai arrumar isso, rapaz!

…….

5 – Estampas

Já existem modelos com todo tipo de estampa imaginável, mas eu prefiro os desenhos médios ou pequenos (microestampa), os muito grandes ficam estranhos em uma gravata tão fina, mas quem quiser arriscar, sinta-se a vontade. Dependendo do estilo de quem usa algumas estampas caem melhor, como o xadrez para looks anos 50 e as litras largas misturadas com estreitas para quem gosta do visual preppy. As de micropadrão, microestampa e listradas vão bem com quase tudo, mas na dúvida, vá de preta lisa, não tem como errar.

Microestampa: sempre elegante!

…….

6 – Prendedor de gravata

Não sendo muito largo, não tem problema nenhum, neste caso fica ao gosto do usuário. Eu admito que simpatizo com o acessório e acho que mantém visual alinhado, protegendo também a gravata de uma série de acidentes, como cair na comida ou molhar na pia do banheiro.

O prendedor de gravata é bacana, mas tome cuidado para que não seja muito maior que a dita cuja.

…….

7 – Sugestões de combinações

Para o verão – esta é uma boa sugestão para o verão, camisa leve com as mangas dobradas, calça em sarja dobrada e a gravata no tom próximo ao da calça. Devido a sua espessura, a skinny cai bem em looks leves para dias quentes e arremata este look com perfeição.

Para o verão também – Outra boa opção para o calor, terno bege (pode ser em linho) com camisa branca e gravata com detalhes em vermelho fazendo um bom contraste com o restante do visual.

Camisa jeans escura – Indo para as combinações com apelo mais invernal temos uma das minhas favoritas: camisa jeans escura com gravata skinny preta. Sóbrio, mas descolado ao mesmo tempo, serve para passeio, trabalho ou balada.

Tom sobre tom – Quem gosta de tons mais claros pode trocar a camisa jeans por uma de cambraia (ou chambray) que também é mais fina e fresca. Apostar em uma gravata em um tom igual ou muito próximo ao da camisa pode resultar em um look sofisticado neste caso.

Colete – O colete e a skinny também se dão muito bem, permitindo agregar um calça em alfaiataria, jeans ou sarja. Caso usa uma combinação parecida com a da foto, prefira um sapato nos pés, ao invés de um tênis.

Militar – Camisas estilo militar combinam perfeitamente com gravatas slim, mas ficam ainda melhores com calça em alfaiataria e uma sapato bacana, entretanto, se você quiser carregar no militarismo, troque a calça por uma cargo não muito volumosa e até escolha um coturno para acompanhar. Na foto abaixo note como o cinto rústico em couro reforçou o estilo.

Clássico – O traje clássico de três peças aceita a gravata skinny numa boa, mas atente para as dicas dadas neste artigo ou alguns problemas de proporção podem surgir. No caso abaixo a combinação seguiu tudo a risca.

Com terno e camisa xadrez – Para fechar com estilo vamos de xadrez, mas sem abrir mão do terno. Esta é o tipo de combinação moderna, descolada e jovem que ainda permite o uso sem o paletó e vai bem em diversos ambientes, você pode ir trabalhar e sair direto para um encontro ou uma cerveja com os amigos em um bar badalado sem perder a elegância ou ficar deslocado.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

132 Responses to “Dicas de Como Usar a Gravata Skinny”

  1. Carlos says:

    Boa noite Ricardo, normalmente vejo as pessoas usarem a gravata Skinny com ternos de 2 botões, mas pode-se usar com ternos de 3 botões?

    • Ricardo says:

      Carlos,
      realmente eu acho a gravata skinny mais propícia a ser usada com o paletó de dois botõe, o de 3 botões, por ser mais fechado, não tem o mesmo efeito visual, mas se você resolver usar de qualquer maneira, certifique-se que o corte do terno é slim e a lapela é um pouco mais fina para harmonizar com a gravata.
      Abs.

  2. Luiz says:

    Eu posso ir a um casamento usando a gravata skinny mas sem usar o paletó ou blazer?

  3. Igor says:

    Onde eu encontro aqui no brasil uma camisa ao menos parecida com essa da ultima foto?

  4. julio says:

    com relaçao a casamentos, posso usar um blazer caqui combinado com calça social preta?

  5. Maykel says:

    Boa noite, posso usar em casamento sendo que sou padrinho, terno preto 3 botões com camisa branca e gravata skinny preta ?

    Obrigado!!!!

  6. mateus almeida says:

    nume festa de 15 anos, pra uma pessoa magra, cardigan + gravata skinny, fica estranho? dicas de cor pfv!

  7. Rafael says:

    Ricardo!
    Gostaria de saber a sua opinião sobre o NOIVO usar um terno cinza escuro com uma gravata xadrez em tons de prata com cristais. Obrigado.

    • Ricardo says:

      Rafael,
      de tudo o que você descreveu, só os cristais é que não me agradam. Não entendo essa mania do pessoal de colocar cristais em tudo. No restante o traje parece interessante, é claro que estou usando a imaginação e, as vezes, tudo fica bem na nossa cabeça. : )
      Abs.

  8. Daniel says:

    Alguém sabe onde encontro prendedor de grava slim? valeu ;D

  9. Luis Macedo says:

    Riardo, gostaria de saber que tipo de calça, camisa e gravata com sapato devo usar com blazer bege?

    • Ricardo says:

      Ou seja, você tem o blazer, mas não sabe fazer com ele? ; )

      O bege neste caso é neutro, você pode combinar com qualquer coisa, mas caso você se sinta inseguro, trabalhe dentro da cartela de tons de marrom que fica mais fácil, se quiser variar, preto, cinza, branco e marinho também são fáceis de usar.

      Abs.

  10. Arthur says:

    Ricardo, tenho um terno slim preto com riscas de giz bem discretas. Seria interessante o uso da gravada skinny? Se sim, qual tipo de modelo vc indicaria? (xadrez, listrada, lisa, etc)

    Valeu!

    • Ricardo says:

      Arthur,
      se o terno é slim a gravata skinny fica até melhor. Quanto ao padrão, desde que você use uma camisa lisa, você pode colocar a gravata que quiser, só tente evitar as que tem listras muito finas.
      Abs

  11. Marcelo says:

    Serei padrinho em um casamento e tenho duas opções pois não estou querendo comprar um novo terno pois uso muito pouco. Tenho uma calça sarja bege skinny e sapato e cinto em marrom, ficaria bom usar paletó azul marinho na ocasião? Se sim, qual tipo de gravata e camisa seria indicada? A outra opção, tenho um terno tradicional riscado em giz com lapelas largas e curtas, um pouco fora do padrão atual. Ele seria mesmo assim uma boa opção? Se sim, qual gravata e camisa seria indicada?

    Obrigado, abs.

  12. Luiz says:

    Posso usar a gravata skiny numa camisa com colarinho italiano??
    Obrigado

    • Ricardo says:

      Luiz,
      será difícil equilibrar a gravata com o tamanho do colarinho, o nó, por exemplo, tende a ficar desproporcional.Com a gravata tradicional o resultado ficará melhor.
      Abs.

  13. leo says:

    Ricardo, minha namorada será madrinha em um casamento e eu estarei acompanhado ela. Estou pensando em utilizar um terno cina claro, com uma camisa de cor clara e gravata skinny preta com tons estampa de quadradinhos pequenos brancos e cinza escuro, causando um efeito de brilho. Estaria legal? O terno não é brilhoso claro.

    • Ricardo says:

      Leo,
      para um melhor resultado visual com a gravata skinny certifique-se de que o terno tenha um caimento slim para manter a harmonia.

      O casamento é de dia ou de noite? Se for de dia o look está bacana, a noite aconselho um costume mais escuro, grafite ou marinho de preferência.

      Abs.

  14. Mario says:

    Ricardo, em um festa de Natal do trabalho (“formal”, mas nada de outro mundo – ateh jeans esse ano foi permitido, embora a maioria dos homems vao mais formais e as mulheres com vestidos), estou pensando em ir com: calca slim cinza + camisa slim pink + gravata (ainda nao sei se skinny our normal) + waistecoat preto+ cinto preto + sapatos pretos. Nao levo o blazer, mas um jaleco de frio negro. Chego no restaurante/festa, tiro o casaco e fico apresentavel para o resto da festa, incluindo danca depois do jantar. Que achas? 😉

  15. Carlos Henrique says:

    Parabéns Ricardo!
    Melhor postagem que já li aqui no site, ótimo trabalho! (:

  16. denise says:

    Ricardo,

    Eu comprei 8 gravatas Calvin Klein steel slim cinza, para os padrinhos
    do meu casamento. A vendedora ficou de me enviar mais 8, pois são
    dezesseis padrinhos, mas agora ela não tem mais a mesma gravata. O que fazer? Você sabe aonde encontrar? Por favor me ajude!!!

    • Ricardo says:

      Denise,
      você já tentou verificar em outras lojas da marca?

      Caso não consiga encontrar, uma possível solução seria comprar outras 8 gravatas de outra cor e separar os padrinhos por cor, ou alternar as cores.

      Abs.

  17. Gustavo says:

    Ricardo, sou padrinho de formatura e tenho um terno slim fit preto, e paletó de lapela fina, de 2 botões.

    Gostaria de saber qual cor de gravata skinny tu recomendaria? Clara ou escura? Lisa ou estampada?
    Vou usar uma camisa branca off-white no dia, com alguns detalhes bordados..
    Estive pensando em uma preta de cetim, ou uma verde-água, ou até uma roxa..

    Gostaria de saber também qual tipo de sapato.. Cadarço ou liso? bico quadrado ou não? Verniz? euhauha

    Parabéns pelo trampo, abrs.

    • Ricardo says:

      Oi Gustavo,
      A gravata escura pode ser lisa, listrada ou em microestampa, mas prefiro a listrada.

      O sapato tem que ser de amarrar, um Oxford em verniz para ficar perfeito. O bico quadrado está cada vez mais em baixa, o ideal é o arredondado, principalmente porque é clássico e pode ser usado pelo resto da vida.

      Veja mais dicas aqui: http://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-uma-festa-de-formatura-um-guia-para-homens/

      Boa festa.

      • Gustavo says:

        Opa, valeu pela ajuda Ricardo!

        A gravata listrada ficaria boa com uma camisa off-white com detalhes bordados? Não iria ficar “carregado”?

        Sugere usar tom sobre tom ou não? Oque me diz das acetinadas, está em baixa? A preta acetinada acho que ficaria boa, mas queria sair do “basicão” e ousar mais, qual cor de gravata você sugere?
        Muitas dúvidas, haha
        Abrs

        • Ricardo says:

          Gustavo,
          a cor da camisa está ok, mas não acho necessários bordados em uma peça que vai acompanhar um terno, na verdade o correto é que ela seja lisa, mas creio que o paletó esconderá esses detalhes e não brigará com a gravata.

          Como você está usando um traje neutro, pode escolher a gravata que quiser, seja ela “acetinada” ou não, mas não vou sugerir cor, isso é muito pessoal.

          Abs.

  18. Fabrício Silva says:

    Ricardo, numa festa de formatura, posso usar um paletó grafite slim com blusa lisa de cores variadas(verde, rosa, azul, branca etc) com uma gravata também slim de cor preta listrada?
    Obrigado

  19. Cláudio says:

    Ricardo, adorei a novidade das gravatas slim, acho q combinam bastante com o meu biotipo, mas tenho dificuldade de encontrar o prendedor de gravata pequeno, mais adequado às gravatas slim. Vc tem alguma dica de onde encontrar?

  20. Cláudio says:

    Complementando a pergunta anterior. O tipo de prendedor que procuro, é como o da primeira desta página (o modelo que está de gravata xadrez), e o da tarceira foto (modelo com gravata de listas azuis).

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Cláudio,
      infelizmente este prendedor é o mais difícil de encontrar, eu mesmo já procurei bastante, mas não encontrei ainda um lugar para indicar aos leitores. Se eu descobrir alguma coisa, te aviso.
      Abs.

  21. thiery says:

    Ricardo,
    posso usar calça jeans skinny preta, com camisa branca, cardigan vermelho e gravata skinny preta para um ambiente mais casual?

  22. Cláudio says:

    Olá Ricardo,
    para se utilizar a gravata slim, seria mais adequado calça e camisa mais justinhas tb? Existe um padrão mais adequado para formar o conjunto com a gravata slim ou as outras peças podem ser exatamente as tradicionais?

  23. marcio victorino says:

    vou entrar com a noiva na igreja meu terno e sllin preto com camisa preta qual a melhor cor de gravata o casamento e a noite sou o irmão da noiva

    • Ricardo says:

      Marcio,
      a melhor dica que eu te dou é trocar a camisa preta por uma branca ou alguma cor em tom muito claro. Look total black é bom para balada, mas não para um evento festivo como um casamento além disso, este tipo de combinação só fica bem quando as peças tem uma qualidade muito alta e a combinação de texturas de tecidos funciona perfeitamente. Quanto a gravata, escolha a cor que mais te agrada, seja ela lisa, listrada ou em micro estampa.
      Abs.

  24. lucas says:

    Posso ir a casamentos com um look monocromático?

  25. Wellington says:

    acha que ficaria bom ir a um casamento vestindo camisa branca listrada, gravata skinny preta, colete preto (sem paletó) e uma calça jeans?

  26. Tiago Menezes says:

    Ricardo;

    Boa noite Ricardo;
    Optei ultimamente por cortes de ternos mais “Slim Fit”, gosto de tons escuros (preto, cinza chumbo, azul marinho escuro);

    as camisas no mesmo estilo, pra não ficarem “empapuçadas” no terno; costumo usar ou camisas brancas, azuis ou cinzas claras, gravatas, gosto muito das lisas de varias tonalidades e cores; e dependendo do dia e humos, uso colete;

    vc acha que este tipo de combinação, fica mais harmônico para eventos ou no dia-a-dia fica bom?

    e a gravata xadrez, qual o melhor look que vc aconselha?

    • Ricardo says:

      Tiago,
      o terno slim fit com cores neutras, como você mencionou, é apropriado para qualquer ocasião, ela faz o mesmo papel do terno clássico, só que com um caimento “mais atual”. Em combos com camisa lisa dá para adicionar uma gravata xadrez sem problemas, já que não há conflito de estampas, no caso de uma camisa também xadrez, não tente combinar dois padrões de tamanhos parecidos, use um xadrez grande na gravata com um pequeno na camisa ou vice-versa.

      Abs.

  27. Mamédio says:

    Bom dia Ricardo, a formatura da minha namorada está chegando e gostaria de saber se ficaria legal usar um blazer slim cinza, camisa branca lisa, gravata slim fit preta e calça de sarja preta skinny. Ficaria legal essa diferença de cores entre o blazer e a calça, por ser uma festa a noite? Estou em duvida entre o blazer cinza ou preto… Gostaria de uma orientação a respeito desta combinação de cores e uma opção para blazer preto. Muito obrigado, abraços.

    • Ricardo says:

      Mamédio,
      acho a opção com blazer cinza bem bacana, mas antes informe-se para saber se o dress code do evento permite trajes casuais, caso contrário, o melhor é optar por um costume grafite.
      Abs.

  28. Giovanne França says:

    Olá, vou ser padrinho de casamento e aluguei um terno skinny, de corte italiano e listras. Queria saber se cairia bem usar uma gravata skinny?

  29. Jean Thomé says:

    Ricardo, boa tarde!
    Que tipo de sapato devo usar se estiver com uma camisa Jeans escura (parecida com essa: http://www.canalmasculino.com.br/wp-content/uploads/2012/11/gravata_skinny_como_usar_ft12.jpg), gravata Slim preta e calça preta de sarja? Essa combinação é recomendada para viagens internacionais?

    • Ricardo says:

      Jean,
      o sapato combina com a calça e com o estilo da roupa que você escolheu, não com a camisa, portanto se a calça é preta de sarja qualquer cor de calçado serve, pois ela é neutra, mas tratando-se de uma combinação casual o melhor é escolher uma calçado também casual.

      Não há um dress code para viagens internacionais, você se veste de acordo com o local que vai frequentar, só não vá mal vestido.

      Abs.

  30. Kleyton says:

    Ricardo, boa noite.
    Vou me casar e montei um terno slim, gostaria de saber se esta de acordo, gostaria da sua ajuda.
    O terno é slim cinza escuro com o colete do mesmo tom, vou colocar uma camisa preta e a gravata cinza do mesmo tom que o colete e sapatos pretos.
    Gostaria da sua opinião.
    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Kleyton,
      Acho a camisa preta com o terno cinza um combo um pouco perigoso para um casamento. O evento merece um visual mais leve e uma camisa clara pode contribuir muito com isso. Outro item que pode valorizar o look é uma bela gravata, escolha uma cor que te agrade e adicione a combinação o terno grafite é neutro e permite uma infinidade de tons.
      Abs.

  31. Lucas Duarte says:

    Tenho uma camisa verde escuro e gostaria de saber qual gravata é mais indicada para combinar e ficar algo moderno e estiloso.
    Obrigado!

  32. Bruno says:

    Olá, que cores de camisa além da branca combinam com o terno slim fit preto, ou com risca, e a gravata skinny a princípio preta, obrigado.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      a princípio qualquer cor combina com preto, mas você deve atentar para o tipo de local a ser frequentado, ocasiões mais formais pedem camisas claras lisas ou no máximo listradas, momentos que exigem o terno, mas não são tão formais, podem dar espaço para uma camisa com xadrez pequeno e cores mais fortes.
      Abs.

  33. Matheus says:

    Estou com dúvida em um look, poderia me ajudar?

  34. Tatiane says:

    Ricardo,

    vou casar em Julho, e vou pedir para meus padrinhos irem de Terno preto Camisa lisa branca e vou dar a gravata Slim preta, a mairia fala q vai comprar o terno Slim mais se um deles nao for de terno Slim fica muito desproporcional com a gravata?
    outra duviida as madrinhas vao nos tons de rosa e tons de Azul Tiffany, vc acha q fica muito forte os padinhos de preto e elas nesses tons claros? o casamento vai ser em salao as 15h.

    • Ricardo says:

      Tatiane,
      como se trata de um casamento diurno você pode trocar o costume preto por um cinza escuro (grafite) ou até cinza médio, mantendo a gravata e a camisa que escolheu.

      No caso do traje + gravata, como se trata de um padrão escolhido pelos noivos, acho que você pode abrir uma exceção para quem for usar costume tradicional e gravata skinny, neste caso acho mais importante manter detalhe do acessório.

      Abs.

  35. Oliver says:

    Ricardo, estava pensando em usar a gravata slim com uma camisa branca social e calça jeans escura. Nesse caso, o calçado segue o modelo formal da camisa ou o casual da calça? E a parte de cima (terno, colete, blazer, etc)?
    O evento é durante a noite, entre esporte e esporte fino (não sei ao certo, sou péssimo nessas coisas)

  36. Lair says:

    Gente até que enfim alguém que realmente deixa as respostas para outros aprenderem.
    Você é um Paulo Freire virtual. Sempre disposta a ensinar e a ajudar.
    Adorei!

  37. Paulo Pagotto says:

    Bom dia, Ricardo.
    Serei padrinho de casamento e minha namorada insistiu para que eu adotasse a gravata skinny. Usarei um costume slim fit chumbo com uma camisa branca. Ainda não escolhi a cor da gravata, mas com certeza será lisa ou micro-estampa.
    Qual tipo de nó você sugere para esse tipo de gravata?
    Devo usar o clássico Full Windsor ou posso adotar um nó mais simples, tipo o Cross Knot?

  38. Daniel Petterson says:

    Gostei muito da dica, porém estou com uma dúvida, tenho uma sim branca lisa, e não sei uma combinação de camisa para usar com ela.. Help me

  39. Fabio says:

    O look que tenho pronto é um Mocassim vermelho, Calsa Jeans preta , camisa branca, blazer preto. Gostaria da sua opinião a respeito e saber se posso adicionar uma gravata slim preta ou vermelha?

  40. Andrea says:

    Olá! Gostaria de uma ajuda sua se possível. Temos um casamento para ir no final do mês,e gostaria muito que meu marido fosse de camisa jeans e gravata preta,nesse caso ele poderia usar uma calça esporte fino preta? e que blusa ele poderia por?

  41. Carlos Ferreira says:

    Ricardo,

    Vou ser padrinho de casamento e comprei um terno Slim azul escuro, queria combinar com camisa clara, sapato e cinto marrom seria adequado?
    E qual tipo de gravata seria mais indicado (escura, clara, Slim, normal, canelada)? Alem do relógio posso usar algum outro acessório (pulseira)?
    O que me indicaria?

    • Ricardo says:

      Carlos,
      na realidade o sapato marrom não deveria ser usado em eventos formais, mas tem muita gente que ignora essa regra e, convenhamos, não chega a ser nenhum pecado. ; )

      Se o terno é slim, a gravata acompanha, pois mantém a harmonia do traje. Quanto a questão da cor, sempre acho mais elegantes as cores escuras.

      Se os noivos não forem muito exigentes até dá para colocar um pulseira discreta, mas, na dúvida, exclua o acessório.

      Boa festa! Abs.

  42. jam says:

    ricardo, posso usar a gravata skinny com camisa social calça jeans e sapatenis?

  43. Renato Almeida says:

    Boa Noite Ricardo, tudo bem? Adorei suas dicas.

    Tenho uma festa para ir final de ano da empresa, que ocorrerá em um Resort, será tipo a virada do ano, não é exigência a formalidade, por isso estava pensando em ir com uma camisa branca, com as mangas arregaçadas, gravata Slim amarela, sapatos pretos e calça Jeans Slim com lavagem escura, o que me diz desse look?

    Abraços

    • Ricardo says:

      Renato,
      sendo a festa em um resort acho a presença da gravata dispensável, mas se você fizer absoluta questão do acessório, pode usar. Quanto ao resto do look, está perfeito!
      Abs.

  44. Arnaldo Baptistella says:

    Boa tarde Ricardo

    Tenho uma casamento e vou com uma gravata slim, porém não consigo achar prendedor, como posso fazer para prender. Tem uma foto acima em um terno clássico que na gravata do modelo parece que é um prendedor, ou um broche, não sei ao certo. O que posso fazer?

    Abraço

  45. Vanderlea cardozo says:

    Ricardo, tudo bem?
    Seremos padrinhos de casamento, as madrinhas de vestido azul tiffany, pensamos nos padrinhos de termo preto com a gravata no tom do vestido, casamento a noite, o que você sugere para a camisa branca mesmo?

  46. Mikelli says:

    Ricardo, eu e meu namorado fomos convidados para o casamento da irmã dele, estou sem ideia para o look dele.
    Vc pode me ajudar? Por favor!

  47. Luan says:

    Ricardo, tenho um paletó cinza escuro e uma camisa branca com estampas de mesma cor do paletó. Gostaria de saber se ficaria legal combinalos com a gravata slim de mesmo tom de cinza? Obrigado.

  48. Vinícius says:

    Olá, Ricardo.

    Estou procurando referências sobre combinar a gravata Skinny com Camisa Pólo… Seria uma gafe? É muito absurdo? rs Qual sua opinião?

    Abraços. 🙂

  49. Claudio says:

    Tenho um físico um pouquinho musculoso e tenho q ir numa festa de esporte fino. Estava pensando em ir com uma camisa azul q tenho, uma gravata slim preta e um colete a decidir, mas SEM blazer. Será q ir sem blazer é mt ruim?

  50. Alessandro says:

    A gravata skinni pode ser usada como um trage de colação de grau, com uma camisa social branca e calça azul sendo que a cor da gravata é azul royal?

  51. Zenaide says:

    Boa noite. Usar terno super slim e gravata um pouco maior que as skinny fica deselegante ou pode ser?

  52. Wagner says:

    Bom dia!

    Ricardo, o terno grafite puxado mais para claro, camisa branca com uma gravata preta, será uma combinação bem-vista?

    Grato!

  53. Renan Almeida says:

    Ricardo, boa tarde!

    Ganhei uma camisa branca com detalhes em azul e vermelho na manga e na gola. Eu poderia uma ela com uma gravata Slim e uma calça Skinny preta. Mas sem usar o Blazer?

    Muito obrigado!!

    Renan

  54. Lucas says:

    Ricardo, boa tarde!

    Serei padrinho de casamento, e gostaria de saber se combina camisa branca com gravata Slim azul royal e terno preto com risca de giz sutil?

    Muito obrigado!

    Lucas

    • Ricardo says:

      Lucas,
      como a camisa é neutra e o terno também, dá para combinar qualquer cor de gravata, apenas certifique-se com o noivo se não foi exigida nenhuma cor em especial para manter o visual dos padrinhos coeso.
      Abs.

  55. Andrey Venâncio says:

    Bom dia Ricardo!

    Qual a altura ideal para usar o prendedor de gravata?

  56. Luiz Correa says:

    Será que uma gravata slim preta, com camisa slim cor vermelho vinho,com terno e calça slim pretas combinaria?
    Valwuuu

    • Ricardo says:

      Luiz,
      a combinação de vermelho com preto é bem perigosa, pode parecer que você saiu de um jogo do Flamengo ou de um terreiro de umbanda. Para um resultado melhor seria ideal uma camisa em tom bem escuro.
      Abs.

  57. Thiago dias says:

    Ricardo gostaria de saber se pode-se usar qualquer gravata com uma blusa socia de manga longa so que dobrada?

    • Ricardo says:

      Thiago,
      sim, pode usar. Só um detalhe: é camisa social, blusa é uma peça feita de malha, sem botões. Se você pedir uma blusa na loja vai acabar levando algo que não tem nada a ver.
      Abs.

  58. Alexandre Simão says:

    Ricardo, boa tarde.
    Me tire uma dúvida.
    Sou padrinho de um casamento nesse fds e gostaria de saber se usando terno com o colete estaria demais.
    Será q poderia ser confundido com o noivo?

    • Ricardo says:

      Alexandre,
      o problema maior é se o noivo estiver vestido de uma maneira muito simples, existe a possibilidade de que você chame mais atenção do que ele, o que não é uma boa ideia.

      Abs.

  59. Gabriel says:

    Uma coisa que eu acho muito feia, é a desproporção da gola com a gravata Skinny, algumas pessoas usam esse tipo de gravata com uma gola muito larga.

  60. CARLOS says:

    Posso usar uma gravata Skinny preta com uma camisa jeans? Um detalhe: quero usar a gravata mais solta, isto é, com o nó bem frouxo e com a camisa por fora da calça. É pra sair a um bar ou restaurante. Na Europa ví muita gente usando assim. Posso no Brasil? Nao sou jovem, tenho 52 anos. Obrigado.

    • Ricardo says:

      Carlos,
      sim, dá para usar dessa maneira, mas tem que ter um estilo bem jovial e descolado.

      Quanto ao ambiente: para um bar tudo bem, mas para um restaurante acho muito casual. Serve para uma hamburgueria, por exemplo, mas não para um ambiente mais refinado, portanto vale fazer uma avaliação antes de investir no look.

      Abs.
      Abs.

  61. CARLOS says:

    Um comentario mais sobre minha pergunta de usar a gravata fina com camisa por fora da calça. Nao pretendo usar blaser nem paleto, somente a camisa ,gravata fina e calça jeans. Que pensa?

  62. Bruno says:

    Ricardo,
    Serei padrinho e como sugestão de traje do noivo, terei de usar calças preta e camisa branca. Não quero parecer o garçom da festa e também gostaria de me destacar usando as referências do noivo.

    O que tu me sugere?

  63. Nogueira says:

    Olá Ricardo. Muito bom seu blog.
    Comprei um terno preto para ir a um casamento, chegando lá me deparei com outras pessoas e percebi que o meu não era tão preto e que além disso, nas fotos ele parecia brilhar, imagino que seja uma cor metalizada que nao percebi a olho nú na hora. Noto que não posso de hipótese alguma usá lo durante o dia.
    O que faço com ele? uso somente em festas de gala?
    Utilizei com dia um colete, uma camisa azul royal com pequenas pintas sóbrias e uma gravata azul lisa de sobre tom.

    • Ricardo says:

      Nogueira,
      realmente os ternos e costumes com tecidos com certo brilho são mais adequados para eventos noturnos como casamentos, formaturas ou até um coquetel mais chique, mas para o dia o visual fica um pouco exagerado.
      Abs.

  64. Nogueira says:

    Gosto muito do perfil mangas dobradas com gravata slim.
    Posso usar qualquer tipo de calça?

  65. Nogueira says:

    Amigo, qual a diferença basica na calça de alfaiataria e a sarja?
    Posso usar ambas com as mesmas combinaçoes?

    • Ricardo says:

      A calça de sarja pode aparecer em vários modelos, da five pockets (similar ao jeans) a chino (parecida com a social, mas com bolso tipo faca na frente), já a calça de alfaiataria como o próprio nome diz, é feita de tecidos usados na alfaiataria masculina, como lã, lã fria ou poliviscose, possui bolsos embutidos na parte de trás e bolsos verticais na frente.

      A calça de alfaiataria é mais sofisticada, mas atualmente aceita combinações despojadas com jeans e tênis, já sarja é mais casual. Basicamente você conseguirá combinar o mesmo número de peças nos dois casos, mas a diferença está nos ambientes que irá frequentar, a calça de alfaiataria pode compor looks mais elegantes para locais mais chiques, a calça de sarja é um pouco limitada.

      Abs.

Deixe um comentário