Dica: Tipo de Dobra do Lenço no Bolso do Terno Indica a Ocasião

15

dobra_lenco_quadrada_terno

Usar o lenço dobrado no bolso do terno não é só um recurso de estilo, qualquer um vai concordar que ele deixa o traje mais elegante. Entretanto o tipo de dobra pode indicar a ocasião em que ele será usado, pois um happy hour, uma reunião de negócios ou uma festa a rigor pedem que o acessório seja usado adequadamente, ou quase isso, pois existem momentos em que você pode improvisar um pouco. Entenda melhor como funcionam essas “regras” abaixo:

Tipos básicos de dobra

1 – A Dobra “Fofa”

dobra_lenco_fofaTem um jeitão descontraído, parece ter sido feita com a displicência de quem se importa com a aparência, mas não quer parecer muito formal. Fica melhor quando usada em festas e jantares informais, happy hours e todo tipo de evento onde sua presença esteja mais para a diversão e menos para o profissional. Roupas que misturam peças casuais com blazer ficam ótimas com este estilo.

…….

2 – A Dobra “Quadrada”

dobra_lenco_reta_1É a dobra do ambiente corporativo, tem um ar sério, passa imagem de uma pessoa comprometida e organizada, funcionando muito bem com o terno e gravata. Eventos profissionais, trabalho e reuniões de negócios são o local ideal para tipo de dobra que faz você parecer arrumadinho e arrojado.

…….

3 – A Dobra “Pontuda”

dobra_lenco_pontuda2

Seja com uma ou até quatro pontas, é a dobra que sempre lembra festas elegantes onde o traje a rigor não pode ser dispensado. Muitos usam o smoking com a dobra quadrada, mas a pontuda parece que já vem com este tipo de roupa. Cai bem também em coquetéis, vernissages, premiações, ou seja, locais onde a pompa e a sofisticação são exigidas.

…….

O tecido e as cores também contam

dobra_lenco_tipos
Mais algumas dezenas de tipos de dobras possíveis.

Quanto mais colorido e leve o tecido, mais casual e descontraído fica o visual, se o tecido tem cores sóbrias, ou mesmo uma só cor, ele se encaixa melhor em looks formais. O lenço branco pode ser usado em qualquer ocasião, mas ainda é a melhor escolha para a indumentária que exige seriedade.

…….

Como dobrar?

Quer aprender a dobrar o lenço? Já falamos sobre isso aqui:

Aprenda Como Dobrar o Lenço de Bolso

…….

Uma última e importante observação

dobra_lenco_look_casual_exemplos
Dois exemplos de que você não precisa levar as regras “a ferro e fogo”.

A regra não é imutável ou inquebrável, caso você se sinta bem misturando os estilos, vá em frente, é assim que se cria estilo e surge a inovação, muita gente escolhe a dobra de acordo com seu humor e não por causa da roupa, mas sempre é bom saber que pequenos detalhes da moda masculina podem nos ajudar causar a impressão desejada.

15 COMENTÁRIOS

    • Rogério,
      se ele está caindo para dentro do bolso você precisa verificar se ele está dobrado corretamente, pois seu comprimento tem que ser o suficiente para chegar ao fundo e ainda sobrar um pouco para fora.
      Abs.

  1. Olá, Ricardo! Excelente matéria, principalmente para pessoas como eu que não estão muito por dentro mas querem começar a usar esses acessórios. Poderia me dar uma dica? Eu tenho um blazer marro um tanto quanto claro, um tecido e aparência mais informal, não sei te especificar muita coisa sobre ele, mas gostaria de usá-lo em ocasiões mais informais e tal, tem como, sem gravata mesmo, usar um lenço que combine com ele? Valeu!

  2. Olá Ricardo tudo bem?
    Gostaria de saber se existe alguma regra para o tecido do lenço? Ex. usando o mesmo com terno em casamento este deve ser em seda, ou tanto faz, o material apenas definirá a qualidade do produto?

    Abc.

    • Wilson,
      sua pergunta é bem pertinente, já que alguns tecidos podem parecer informais demais para alguns trajes. O lenço branco de algodão é perfeito para acompanhar o traje black tie, pois não interfere no visual, o de seda estruturado é melhor para ser usado com ternos em ocasiões não tão formais, mas que exigem o costume com gravata. Existem alguns que são mais leves, desestruturados e naturalmente amassados, estes ficam bem em ocasiões informais, acompanhando blazers de algodão, linho ou sarja e não funcionam com dobras geométricas, ficando melhor com a dobra “fofa”.

      Abs.

  3. Ricardo, poderia nos indicar alguma loja física ou virtual para comprarmos lenços de bolso que não seja de valores exorbitantes?

    Tenho tido dificuldades com isso. Ou encontro o famoso kit gravata +lenço, ou aquela famosa caixa “presidente” de lenços do vovô.

    Mais uma vez muito obrigado e parabéns pelo site, tem ajudado e muito!

    • Lucas,
      algodão branco é uma boa opção para acompanhar um traje extremamente formal, como um smoking, por exemplo, já a seda e o cetim, por apresentarem versões mais coloridas e vistosas, são uma boa para um look informal com blazer ou um costuma para uma ocasião que não necessite de tanta pompa.

      Abs.

  4. Olá Ricardo, excelente matéria, parabéns!
    Vou me casar ano que vem e prezo sempre pelo visual mais sóbrio e discreto.
    Vou fugir do padrão: terno completo completo com colete + camisa + gravata branca.
    Vou no costume preto, camisa branca e gravata azul clara, com estampa discreta.
    Pensei em abotoadura na camisa e usar o lenço no bolso para me diferenciar dos demais convidados.
    Estou correto? Ou é impertinente para noivo?
    Obrigado e abraços.

    • Diego,
      o lenço no bolso é um detalhe que me agrada muito, seja no noivo ou nos convidados, infelizmente o brasileiro não se liga nesses detalhes… melhor, sobra estilo para quem sabe se vestir – então nem preciso dizer que sou totalmente a favor.

      A gravata branca é uma mania que eu não entendo muito bem de onde vem, sempre achei mais elegante o acessório em um tom discreto, inclusive as escuras. Acho que sua escolha pode ser interessante e uma boa maneira de sair da mesmice.

      Você disse que se casa apenas no ano que vem, portanto tem bastante tempo para pensar no seu traje, é bem possível que acabe encontrando outras inspirações até lá, caso contrário esse que você escolheu me parece bem apropriado.

      Abs.

Deixe uma resposta