Dica: Terno Para Quem É Muito Alto e Para Quem É Muito Baixo

24/08/2013 50 Comentários por

ternos_arara_tecidos_padroes

A estatura é sempre um problema para o homem, os muito altos ou muito baixos tem problemas com determinadas peças que acentuam estas características, quem tem estatura mediana sofre para encontrar roupas, pois, geralmente, são as que mais vendem, logo, esgotam-se muito rápido! Pelo menos para os dois primeiros casos existem algumas artimanhas para deixar a silhueta mais proporcional sem muito esforço, principalmente quando falamos em ternos.

Baixinhos

terno_risca_de_giz_modelo_certo

Na verdade a dica é bem simples: quem tem baixa estatura pode optar por um costume com tecido em padrão risca de giz, seja ele pinstripe (com a risca bem fininha) ou chalkstripe (com a linha falhada, parecendo um traço de giz mesmo). Como é de conhecimento popular os riscos verticais alongam a silhueta e dão a impressão que você é mais alto do que na realidade. Para ajudar escolha um modelo de terno slim fit, com um paletó com apenas 2 botões, a lapela mais longa (de preferência fina) também ajuda a alongar o torso. Mas cuide para que tudo siga essa proporção, ou seja, camisa com colarinho curto e gravata na largura da lapela, caso contrário você pode arruinar a harmonia do traje e o efeito desejado vai por água abaixo.

lonardo_dicaprio_terno_riscadegiz

O padrão do tecido está correto, mas a lapela não. Se você tem baixa estatura, opte pela lapela estreita.

Dica Extra: o colete, apesar de ser uma peça muito elegante, pode cortar o efeito criado com as lapelas, quem optar por usar um desses de qualquer maneira, escolha aqueles que não são tão fechados, com seu fechamento quase que coincidindo com o do paletó.

Altões

terno_window_pane_modelo_certo

Se o problema excesso de altura, e não a falta dela, o tecido ideal para seu terno é o window pane, principalmente aquele que forma quadrados perfeitos com o cruzamento de suas linhas, e não retângulos, o efeito de alargamento da silhueta vai, ao mesmo tempo, fazer parecer que você é um pouco mais baixo. A lapela do paletó pode ser mais larga, mas quanto a escolha do paletó de 3 ou dois botões temos um impasse: muita gente acha que o de três é muito fechado, criando um bloco e transformando o sujeito em um monolito, outros pensam que o de dois botões cria lapelas muito longas que acabam fazendo o efeito inverso ao desejado. Na dúvida experimente os dois e veja qual te deixa com um visual mais bacana.

tecidos_ternos_padroes

Um Príncipe de Gales como este que está mais a frente pode causar um efeito visual muito parecido com o window pane.

Dica extra: o padrão Príncipe de Gales também pode ajudar no efeito encurtador, mas para tal é preciso que seu desenho se faça notar com cores que tenham um certo contraste, se elas forem muito próximas o padrão se torna praticamente imperceptível.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

50 Responses to “Dica: Terno Para Quem É Muito Alto e Para Quem É Muito Baixo”

  1. Vitor Dantas says:

    Mas qual a altura dos baixinhos e de estatura média? Aqui no Brasil a Média é 170 – 172 cm, no entanto as roupas seguem os padrões americanos ou europeus, que são mais altos, por isso o tamanho P na verdade é para os nossos M.
    Nossa solução aqui ainda é como muito antigamente, fazer sob medida.

  2. Davi says:

    Eu sou baixo e meu problema maior é com a gravata. Tem que ser skinny, senão o nó ficaria numa parte muito larga da gravata normal.
    Outra questão é que a extremidade mais estreita fica bem mais longa que a outra e preciso por dentro da calça.

    • Ricardo says:

      Davi,
      um amigo meu que era bem baixo de vez em quando dava uma passada em lojas voltadas para público infanto-juvenil, onde a medida das gravatas, por exemplo, era um pouco menor e ficava bem nele. Antes que alguém pense em comprar roupas na Petistil, é bom lembrar que a Brooksfield Jr. tem roupas para pré adolescentes tão bacanas quanto qualquer loja de roupa social/casual para “adultos”.

  3. Sandro says:

    Tenho uma duvida sou padrinho de casamento no dia 21/09 e não sei que cor deve usar novamente sei que a noite sempre tem que ser ternos escuros. Tive três casamentos seguidos onde usei um terno preto, uma rica de giz e no ultimo um terno cinza. E agora o que devo usar.

  4. joel francisco da silva says:

    sou magro como uso meu terno

    • Ricardo says:

      Joel,
      os magros tem a vantagem de poder escolher entre o terno de caimento tradicional e o slim fit. No restante, se você não é extremamente alto ou extremamente baixo, não precisa se preocupar com nada.
      Abs.

  5. Marcelo says:

    Sou alto (1,98 m) mas estou acima do peso. O terno de dois botões ajuda a afinar a silhueta?

    • Ricardo says:

      Marcelo,
      o palet
      ó de dois botões pode chamar atenção para sua barriga, a lapela forma uma seta que aponta direto para ela. O que você pode fazer é compensar isso caprichando na gravata, usando um colarinho que combine com seu tipo de rosto e investido em um lenço bacana no bolso, esses elementos podem fazer com que as pessoas prestem atenção no seu tórax e no seu rosto e esqueçam do resto.
      Abs.

  6. Francisco Melo says:

    Ótimas dicas.Se eu tivesse lido essa postagem antes não teria errado na escolha do meu primeiro terno.Comprei um slim fit de três botões,sendo que eu tenho somente 1,69 de altura. Infelizmente não posso mais troca-lo ,pois a loja já o ajustou. 🙁
    Parabéns pelo Blog,está cada vez melhor.
    Abraço

  7. Nome says:

    Queria fazer uma pergunta: Sou baixo 1,69 tenho dificuldades em encontrar lojas q se despunham a me ajudar. Quero comprar um terno (meu primeiro) pra passar o reveillon na igreja. O que faço? ja li o post do Francisco e entendi algumas coisas, o que não sei é qto a cor e se cores claras influenciam no estilo do modelo do terno. Por favor me ajude.

    • Ricardo says:

      As cores não influenciam o modelo, escolha-as de acordo com a ocasião. Uma festa a noite, como um casamento, por exemplo, pede u traje mais escuro, um evento de dia pode ser em um tom mais claro.

      Abs.

  8. Marcelo says:

    Parabéns pelo blogue, gostaria de um conselho, vou advogar e tenho que comprar ternos para o trabalho no dia a dia, quais cores vc me indica e como usar combinando as camisas e gravatas para não parecer repetitivo.

  9. Antonio says:

    Marcelo, tenho 1,60 e sou pai do noivo, meu filho vai casar na Bolivia, na parte da tarde e não sei a tradição de lá.
    Mas preciso arrumar um terno, você pode me orientar?
    Muito obrigado.

    • Ricardo says:

      Antonio,
      se o casamento for na parte da tarde e a festa também, você pode ir com um terno claro, se o casamento é a tarde e a festa a noite, o terno deve ser escuro. Essas regras servem para maioria dos países no mundo, não sei se na Bolívia existe alguma diferença cultural que invalide isso.
      Abs.

  10. Maicon says:

    Excelente blog!!
    Já li muitas matérias e já favoritei o site. Vira e mexe venho recebendo elogios sobre como ando acertando no vestuário, e tudo graças às dicas do site.
    Ricardo, tenho uma dúvida… estou muito interessado em comprar um costume azul marinho slim.
    Tenho bom porte físico, 1.85m e 82kg, não sou magro, nem fortão, apenas definido. Acha que devo optar por um costume com o corte tradicional? Queria muito um slim, mais alguma dica para o meu caso?

    • Ricardo says:

      Maicon,
      acho que sua altura e seu peso estão no limite para usar o slim fit, se você fosse um pouco mais alto ou mais magro o caimento do traje ia alongar demais sua silhueta, mas talvez seja uma boa evitar as riscas de giz.

      Abs.

  11. janilson says:

    Bom eu queria saber qual seria o menhor terno pra de 2 ou 3 botões eu sou magro de 1,91 de altura por favor me oriente.

  12. Kennedy says:

    Tenho 1,96 de altura de com 90kg tenho dúvidas qual terno usar gostaria de ajuda

  13. sheila says:

    Onde comprar um terno para um noivo de 1, 65, onde encontro terno slim fit ??? So encontro sob medida com precos absurdos

  14. Marcos says:

    Olá, tenho 1,97 e tenho 93kg.

    Além do mencionado no post, há algum tipo de terno que fica bom? Slim fit para essa altura é recomendado?

    Abs

    • Ricardo says:

      Marcos,
      o terno/costume tradicional é mais indicado para quem é muito alto, o slim fit tende a fazer parecer que você é ainda mais alto. Escolha uma gravata com uma estampa bem bacana, no seu caso é importante chamar atenção para a parte de cima do seu corpo e, principalmente, seu rosto.
      Abs.

  15. Luan Pereira says:

    Ola Ricardo.
    Sou baixo 1.70
    MInha dificuldade é encontrar lojas ou marcas onde posso comprar ternos slim.
    Pode aconselhar alguns por favor?

    • Ricardo says:

      Luan,
      atualmente a maioria das lojas de roupa formal masculinas trabalham com terno slim fit, seu problema, pelo visto, é a modelagem, nesse caso a única receita é experimentar até achar uma loja cujos ternos tenham um shape que se encaixe no seu corpo com perfeição. Outro coisa importante é saber sua numeração. Você tem 1,70m, mas é gordo, magro, atlético, tem barriguinha? As vezes o formato de seu corpo vai te obrigar a comprar um terno maior e mandar ajustar!

      Abs.

  16. Wesley says:

    Olá , me chamo Wesley. Sou de estatura baixa minha altura é de 1,62. Queria que você me ajudasse a escolher os meus primeiros ternos , pois, necessito me situar no trabalho e na vida profissional queria ajudas específicas em relação aos modelos, cores, tamanhos em cm e ajuda tbm na escolha da calça , sinto e gravata.

  17. Daniel says:

    Boa tarde Ricardo,

    Muito bom seu post. Estou com uma dúvida, serei padrinho de casamento e devo usar um terno preto no dia, padrão escolhido pela noiva. Tenho 1,72 de altura e 79 kg, você acredita que um terno tradicional ficaria bom em mim ou somente o slim fit? E mais, não sou gordo nem magro.

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Daniel,
      não depende só de quando você pesa, mas de como esse peso está distribuído pelo seu corpo. Se você tem muita barriga ou pernas muito grossas, o slim fit não é indicado. Se você tem uma certa quantidade de massa muscular, mesmo estando acima do peso, pode ser que o traje funcione.

      Acho que quem vai dizer se está bom ou não é o espelho, prove um terno ou costume deste tipo avalie o caimento.

      Abs.

  18. ´Dorvalino salvador says:

    Ola, boa noite!

    Comprei um terno slim , no corpo fica top, mas no comprimento me detona, a pergunta, posso ajustar ate que altura? tenho 1,66 de altura e 65 kg

    • Ricardo says:

      Dorvalino,
      a barra da calça pode ser ajustada a qualquer comprimento, assim como as mangas, o blazer tem que ter um ajuste sutil no comprimento, se for muita coisa pode arruinar o corte: as lapelas ficarão muito longas e os bolsos muito baixos. Na verdade quem pode te orientar melhor é o alfaiate que vai fazer as alterações, pois terá seu corpo como referência.

      Abs.

  19. Andressa says:

    Olá! Li o post, mas acho q minha dúvida é um pouco mais específica. Eu e meu marido estamos a procura de um terno pra ele pra ir a uma formatura. Eu já vi modelagens mais ajustadas e achei bonitos, gostaria de um assim pra ele usar. Ele tem 1,90 e é super magro, mas pelo q vc falou o slim tende a acentuar que a pessoa é magra? Pq ele já tem outros ternos, mas acho q a modelagem ampla (padrão) não favorece muito o corpo dele.

    • Ricardo says:

      Andressa,
      atualmente muitos tem simplesmente optado pelo slim fit em virtude de seu corte mais moderno, então acho que vocês podem ir pelo mesmo caminho, só não escolham um risca de giz, tentem um liso, príncipe de gales ou window pane.
      Abs.

      • Rafael says:

        Ricardo, obrigado por responder as dúvidas. Eu estou na dúvida se dispenso o uso da gravata para ir numa festa de formatura como convidado. Obs: eu sou magro e queria usar um terno slim fit. Gostaria de saber sua opinião de como utilizar um terno sem gravata e se voce recomenda.

        • Ricardo says:

          Rafael,
          dispensar a gravata vai depender do dress code da festa, se for formal, não pode excluir o acessório.
          Abs.

          • Rafael says:

            A festa não vai ser tão formal. Mas tenho medo de usar um terno (slim) sem gravata e ficar estranho pelo fato de ser magro. Tem alguma recomendação de terno ou da utilização da camisa que fique legal? Mais uma vez, muito obrigado!

          • Ricardo says:

            Rafael,
            mesmo para quem é magro não há nenhum problema em usar o traje sem gravata.

            Aproveite a festa!

            Abs.

  20. Felipe says:

    Tenho 1,82 metros de comprimento tenho 65 cm de comprimento de braço o terno 46 se encaixa em mim me ajude!

  21. Silva says:

    Tenho 1.87 e 67 kg, experimentei uns ternos mas o tradicional sobra muito pano, já o slim tamanho 50 deu um bom caimento. Fiquei na dúvida no tamanho do paletó, vi muitos dizer que o ideal é que o comprimento fique alinhado ao meio do polegar, e no meu caso ficou alinhado ao pulso. Ele está certo ou curto?

    • Ricardo says:

      Silva,
      está um pouco mais curto do que deveria, o comprimento ideal cobre seu quadril completamente, mas não as pernas. É preciso ficar atento também aos paletós cropped, eles são propositalmente mais curtos e parecem mais modernos e jovens, mas não são ideais para quem procura um traje clássico e para um evento muito formal.

      Seu problema é ser muito alto e muito magro, o paletó tamanho 50 fica adequado a alguém com aproximadamente 1.82. No seu caso os ajustes no traje serão quase que obrigatórios, portanto é melhor encontrar uma loja que os faça sem cobrar um valor adicional.

      Abs.

      Abs.

  22. Railson says:

    Tenho 1,68 de altura e sou um pouco magro, 62 KG, qual tipo de terno devo usar ?
    Será que seria uma boa usar um terno slim ?

Deixe um comentário