Dica: Porque Você Não é Obrigado a Combinar Acessórios

29/07/2013 9 Comentários por

traje_social_relogio_pulseira_clara

Uma das perguntas enviadas por e-mail mais recorrentes aqui no Canal Masculino é a respeito de acessórios e como combiná-los, é impressionante a preocupação masculina com os mínimos detalhes e a obsessão com a harmonia de todas as peças, sejam elas fundamentais como um terno, ou simples como um relógio de pulso – que muitas vezes mal será visto.

Se você se encontra dentro deste contingente de homens preocupados com cada átomo que compõe seu look, aqui vai minha dica: RELAXE!

O único acessório que realmente tem que combinar é o cinto (com aos sapatos), isso se você estiver usando um traje formal, caso esteja vestindo roupas casuais, nem essa regra você deve levar em consideração.

Os acessórios estão aí para dar um tempero ao seu visual, inserir uma textura onde está tudo liso, colocar cor em meio a cinzas e pretos, extrapolar a silhueta e proteger do frio, vento e chuva. Se tudo ficar dentro do mesmo espectro, respeitando cada norma milimetricamente, pode ficar muito entediante. É claro que ninguém te impede de fazer tudo “combinandinho”, mas é bom saber que até tomando esta atitude você está impondo seu estilo e não seguindo regras impelido por alguma espécie de paranoia fashion.

Para ficar mais fácil saber quando combinar ou não o relógio com o sapato preste atenção:

Traje formal para eventos – é melhor combinar, a uniformidade do visual com o terno ou smoking preto é clean e chique, passando uma imagem de elegância adequada para o evento, mas atente para um relógio com design sofisticado, o que vai contra aquilo que podemos ver na foto em destaque, lá em cima, mas continue lendo, no final tudo tem um porquê.

Traje formal no trabalho – já dá para quebrar as regras, mesmo em um ambiente bem conservador, afinal sua empresa não pode ser tão nazista assim, você só deve prestar atenção no estilo da peça, usar um relógio esportivo com terno é um erro e deve ser evitado a qualquer custo;

Roupas casuais para trabalho – novamente é melhor evitar os esportivos, mas aqui você tem mais liberdade podendo inserir uma pulseira com cores mais fortes e um modelo com design inusitado;

Roupas casuais para passeio – mesmo alguns modelos esportivos servem aqui onde você tem uma gama enorme de opções e,  muitas vezes, as cores do mostrador ou pulseira nem importam;

– Roupas esportivas – aí invertem-se as regras, nada de relógios pomposos, invista naqueles que tem a ver com o traje, mas, novamente, não se esforce tanto em combiná-lo com alguma peça que está usando.

Veja alguns exemplos tirados dos sets do Canal Masculino no Polyvore:

Jeans + jeans ultra casual
Overcoat com Cardigan e Camisa Xadrez
Trabalho com trench coat
Como é possível notar, nos 3 sets o relógio não combina com as cores dos calçados, mas nem por isso esta inadequado, pois seu estilo não contrasta com o do restante do combo. Essa lógica pode ser aplicada também a outros itens como cachecóis, echarpes, pulseiras e óculos escuros.

Mas não é tudo..

Na moda masculina não só é importante saber quando seguir as regras, mas também quando quebrá-las e isso nos leva a foto do topo e o smoking usado com um relógio de pulseira clara, ou seja, saiba dar espaço para a imaginação, experimentar coisas novas e fora do comum, quem sabe, em um desses exercícios, você acaba encontrando aquele estilo que sempre procurou!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Dica: Porque Você Não é Obrigado a Combinar Acessórios”

  1. Jessé Faustino says:

    Ok, entendi, mas ainda tenho uma dúvida em relação a qual tipo de relógio devo usar com camisa de manda longa, tendo que abotoar no pulso. O relógio deve ser com pulseira de couro ou metal, caixa mais larga ou fina?

    • Ricardo says:

      Ih amigo, não tem regra para isso, uso o que mais te agrada e tem a ver com sua roupa, se fosse assim muitos modelos da Omega só seriam usados com camiseta de manga curta!

      Lembre-se do que eu disse: RELAXE!

      Abs.

  2. Thiago Abrahão says:

    Já vi muita gente que por causa de regra de não pode usar isso com aquilo… e bla bla bla, fazerem combinações que pesaram no visual e ficaram péssimas.

    O ideal é sempre colocar e ver no espelho, se tem algo que está incomodando, troque. Mas claro é bom você antes trabalhar sua visão consultando imagens de street style para você ter uma noção. Porque também se você não tiver uma visão treinada, pouco vai adiantar.

  3. Rodrigo says:

    Muito bom o post, tenho dúvida se no caso do relógio, eh preciso ter mais de um para não repetir, ou se não tem problema utilizar o mesmo relógio diariamente trocando apenas o terno! Meu relógio eh de couro marrom e gostaria de usar levando em consideração que soh tenho sapatos e cintos preto e café

  4. Rafael Oliver says:

    Bom dia!

    Por favor, preciso de um help.

    gostaria de saber, se é possível e cabível, usar um relógio de pulseira preta com o sapato e cinto na cor café?

    • Ricardo says:

      Rafael,
      sim se a combinação for casual, mas se estiver usando um traje social completo o correto é combinar tudo perfeitamente. Como o relógio não fica sempre a mostra tem gente que “dá o truque”, usando cores diferentes.
      Abs.

  5. Aguiar says:

    Bom dia,

    Vou a um casamento como padrinho, a solicitação dos noivos é que seja tudo preto, do terno a gravata e gostaria de saber se posso usar um relógio da caixa dourada com pulseira marrom?

    Vou usar sapatos pretos.

    Agraços.

    • Ricardo says:

      Aguiar,
      Em um traje formal o relógio sempre combina com os sapatos e o cinto, o que não acorre aqui. Se você não tem um relógio de pulseira de couro preta é melhor não usar, pois qualquer outra opção vai destoar da roupa.
      Abs.

Deixe um comentário