Dica: O Limite Entre o Slim Fit e o Deselegante

04/05/2013 7 Comentários por

slim_fit_ou_deselegante_ft01

A cada dia parece que as roupas encolhem mais: o jeans passou de straight para slim e daí para skinny, alguém não achou o bastante e lançou a calça super skinny que ainda não era tão justa quanto a jegging, um nome horrível para uma legging feita em denim. Como se não bastasse, a moda foi se espalhando para o restante do guarda roupa, mas enquanto houver bom senso está tudo sob controle… ou não?

O problema maior é que um jeans justo em um look casual é uma coisa, um calça em alfaiataria mostrando detalhes de sua anatomia que deveriam ficar ocultos é outra totalmente diferente. É bacana ter um corpo sarado, mas não é exatamente isso que você deve ressaltar com sua roupa, elegância não tem nada a ver com físico, mesmo sabendo que um corpo bem dimensionado ajuda muito.

slim_fit_ou_deselegante_ft02

Quando você consegue contar os músculos da perna do sujeito é porque algo está muito errado!

A regra básica é que o tecido deve só encostar em sua pele, mas não pressioná-la, permitindo movimentos fluidos, apenas sugerindo a forma de seu corpo. Quando os músculos da perna parecem estar saltando para fora da roupa a sensação é que a pessoa está vestindo uma camisinha, algo completamente fora de nosso conceito de elegância, não?

Peças em cores escuras podem ajudar, pois mesmo se você ganhar alguns quilos, elas tendem a emagrecê-lo e esconder detalhes de sua anatomia, deixando o shape bem mais enxuto. As claras, por outro lado, marcam o que podem e mais um pouco, fazendo parecer que você trocou seus trajes normais por roupas femininas de lycra.

slim_fit_ou_deselegante_ft03

O look está bacana, mas não sei como esse cara está conseguindo andar.

Lembre-se que o terno slim fit, considerado moderno e jovem, também não é sinônimo de traje justinho, ele tem apenas um caimento mais rente ao corpo. Caso prove um e sinta suas partes baixas serem esmagadas, opte por um costume tradicional, ou mude de loja, procurando uma que ofereça uma modelagem mais ampla.

slim_fit_ou_deselegante_ft05

Péssima calça para quem planeja ter filhos no futuro.

Resumindo:

  • Existe um limite para a roupa mais acertada no corpo, portanto evite o exagero;
  • O padrão skinny vai bem em jeans, mas é um desastre em alfaiataria;
  • O tecido de suas roupas deve ficar sobre sua pele e não agarrado a ela;
  • Alfaiataria não foi feita para mostrar sua musculatura;
  • Roupas escuras podem diminuir esse efeito, já as claras só o deixam mais aparente;
  • Terno slim fit é mais seco, mas não colado ao corpo.
slim_fit_ou_deselegante_ft04

Como o rapaz da foto é bem magro e não tem pernas avantajadas a calça ficou com um caimento satisfatório, mesmo assim, quando sentar a coisa pode desandar.

Uma última consideração…

Você tem pernas grossas e musculosas? Então seu caimento ideal é o straight, também conhecido como corte reto, não vá atrás dos cortes skinny só porque colocou na cabeça que vai comprar uma peça assim, respeite a estrutura do seu corpo usando uma roupa que foi criada especificamente para ele. Tem coisa mais chique?

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “Dica: O Limite Entre o Slim Fit e o Deselegante”

  1. Fábio says:

    Ricardo,

    Show de bola sua matéria… pensei que somente eu não me conformava em ter que ver sujeitos que parecem que foram vestidos à vácuo!

  2. Max says:

    Boa matéria, sempre esclarecedor e objectivo!

  3. Niell says:

    Uma ótima matéria, sempre esclarecendo as duvidas mais frequentes que encontramos ao usar uma peça ou compra-las.

  4. Malcoln says:

    Incomoda demais os fabricantes brasileiros empurrarem goela abaixo das pessoas modas adequadas para determinado biotipo para toda a população. Sou bem magro e quando vou procurar calças só acho slim ou skinny. Resultado: a frustração é grande porque esse tipo de roupa não me cai bem. Outro detalhe é o fabricante brasileiro não ter um padrão. Uma calça nº 38 pode ficar muito grande para mim ou muito apertada. Portanto, tenho que experimentar diversos números e de várias marcas.

  5. Luis says:

    Eu devo andar por aí muito deselegante mesmo! Uso 38-40 mas tenho pernas muito musculosas naturalmente. TODAS as minhas calças são tão apertadas ou mais que essas das fotos, fato que nunca me incomodou!
    Elegante é se sentir bem.
    Eu nao me vejo usando calça de corte reto. Não me sinto bem e não usaria.

    • Ricardo says:

      Luis,
      existe uma diferença entre a calça slim fit de alfaitaria ou a chino e a skinny jeans, as duas primeiras geralmente são usadas em combinações mais formais, a terceira é, na maior parte dos casos, dedicada a looks bem casuais. É importante não colocar tudo no mesmo balaio, uma calça social colada ao corpo vai contra todos os princípios da alfaiataria, já o jeans e a sarja são bem mais permissivos, não só por serem roupas menos formais, mas pela própria composição do tecido que permite um corte mais ajustado sem comprometer os movimentos.

      Quanto ao seu conceito de elegância, não é bem por aí, é louvável sentir-se bem com o que veste, ninguém é obrigado a usar que não gosta, mas não espere que alguém te ache elegante só por causa disso. Explicando de uma maneira simplória, o conceito funciona a partir da percepção de outras pessoas, de como o cérebro delas reage a uma imagem e não de quão confortável você se sente dentro de uma roupa, seja ela larga ou justa.

      Abs.

      Abs.

Deixe um comentário