Dica: Evite Looks Total Black em Casamentos

Traje totalmente formado por peças pretas pode não chegar ao resuldao que você esperava e acabar sendo uma gafe.

0

Dica: Evite Looks Total Black em Casamentos

Uma grande parcela dos homens, independentemente de classe social, formação, idade ou nacionalidade, gosta de combinações de roupa compostas apenas por peças pretas –  não vamos entrar no mérito se isso é uma questão de estilo ou falta de criatividade – o fato é que nem sempre esse tipo de combo é adequado, sobretudo se estivermos falando de um traje formal.

Eu sei que muita gente que vê uma estrela de Hollywood no red carpet vestindo um traje formal total black, acha ousado, diferentão, bad ass e pensa em repetir o feito no próximo evento com dress code formal que for convidado. Como nós, simples mortais, não participamos de premiações transmitidas para milhões de telespectadores, nem somos chamados para jantares de gala com diplomatas europeus, só restam duas ocasiões para vestir um belo terno ou costume: o trabalho e festas de casamento, caso ambos solicitem o dress code formal, o total black não poderia estar mais errado.

Embora eu tenha abordado esse assunto anteriormente, muitas vezes o tema passa despercebido por nossos leitores, o que resulta em diversos e-mails me perguntando o que eu acho de um total black (ou all black, se quiser) para um casamento de amigos.

Dica: Evite Looks Total Black em Casamentos

O preto é uma cor que tem que ser tratada com cuidado: se por um lado usá-la em todo o traje dá a sensação (equivocada) de estar dizendo para o mundo “eu sou fodão”, por outro, o visual pesado, quase fúnebre, cria um clima esquisito para a uma celebração tão alto astral.

Outro grande problema do look masculino total black é a falsa perspectiva de montar um traje bacana facilmente e sem precisar fazer combinações sofisticadas. Na realidade temos justamente o contrário, as peças tem que ser de ótima qualidade, as texturas tem que conversar entre si e o caimento deve ser perfeito ou muito próximo disso. Geralmente o que parece uma aposta certeira acaba se mostrando um equívoco quando você acha que vai ficar parecendo astro do rock e vê no reflexo do espelho o segurança de uma boate de quinta categoria – só que aí pode ser tarde demais para mudar de roupa! : (

Resumindo:

  • Pop stars vestem o total black no red carpet justamente para chamar os holofotes, nós, meros mortais, só queremos participar de uma festa bacana sem pagar de diferentão;
  • Preto em casamentos não é permitido em camisas, pois deixa o visual pesado, quase fúnebre;
  • Combinações total black com peças de alfaiataria baratas quase sempre resultam em um visual de gosto duvidoso;

Nota do autor:

No dia-a-dia o look casual total black funciona bem, com muitas opções disponíveis mesmo se você não tem as melhores roupas do mundo, mas conta com criatividade e bom gosto, então se você está entre os fãs do estilo, aproveite as ocasiões casuais, para as formais o melhor é respeitar o dress code e fazer bonito dentro do que é exigido, deixando o evento mais elegante.

Em um casamento onde os noivos deixaram claro que o dress code é “criativo” dá até para arriscar, mas antes de fazer isso, leia novamente este artigo e reflita.

Obs: não adianta colocar um gravata roxa e dizer que o look não é mais total black, o máximo que você conseguiu aí é ficar parecido com um vilão de filme B. ; )

Deixe uma resposta