Dica: Como Resolver a Sobra de Gravata para Quem é Baixo

26/04/2017 1 comentário por

Dica: Como Resolver a Sobra de Gravata para Quem é Baixo

Estava verificando as perguntas dos leitores do Canal Masculino e notei que uma dúvida recorrente vem de nossos amigos de baixa estatura e diz respeito a sobra que ocorre quando a parte mais fina da gravata – e que deveria estar oculta – aparece por baixo da parte mais larga.

Se você é alto dificilmente vai se deparar com este problema, mas os homens de baixa estatura que seguem a risca a regra de que a ponta da gravata deve bater no início da fivela do cinto muitas vezes ficam com excesso na outra ponta do acessório, acabando esta por se tornar visível e completamente deselegante.

Já ouvi falar de sujeitos menos pacientes que simplesmente cortaram fora o excesso! Não precisa chegar a tanto, até porque a gravata tem toda uma estrutura que deve ser respeitada e que pode ser comprometida com essa atitude, mas existem outras duas soluções simples para esse problema:

Como resolver a sobra de gravata para quem é baixo

1 – Mude o nó ou a maneira de executá-lo

Nós como o windsor necessitam de mais voltas e acabam usando mais da gravata deixando uma sobra menor. Outra maneira é fazer o tradicional four in hand, mas em vez de uma passada em volta da gravata, terminando com a ponta passando por dentro do nó que é criado, dê duas passadas, o nó fica mais encorpado, mas não muito e a sobra na parte mais fina acaba perdendo uns 8 cm.

2 – Mude de marca ou loja

Algumas marcas fazem gravatas ligeiramente mais longas – não é comum, mas pode acontecer – tente procurar em outra loja para comparar as medidas, as vezes poucos centímetros podem resolver seu problema.

Outra alternativa é comprar gravatas em lojas de roupas formais para adolescentes e/ou pré adolescentes, os modelos são tão bonitos quanto as dos adultos e proporcionalmente mais curtos.

Obs: quando sugeri a mudança do nó da gravata falei apenas do windsor e do four in hand, mas os nós mais exóticos como o eldridge também podem servir, apenas tome cuidado para não usá-los em ocasiões que pedem algo mais discreto e tradicional.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Dica: Como Resolver a Sobra de Gravata para Quem é Baixo”

  1. Gean Michel Ceretta says:

    O que eu faço é dobrar a parte de trás (a mais estreita) e passar ela para cima novamente (por trás da parte mais larga), e prender isto tudo com o prendedor de gravata, não aparece (só se alguém te olhar de perfil) e não fica volumoso.

Deixe um comentário