Dica: Como Evitar Deformações e Dobras nos Sapatos

06/07/2013 4 Comentários por

shoe_tree_forma_sapatos_madeira2

Um grande problema de quem compra bons sapatos é mantê-los tão bonitos quanto quando eram novos. Para evitar que eles sofram deformações ou ganhem aquelas dobras e vincos desagradáveis, existe uma forma em madeira feita especialmente para evitar que isso aconteça conhecida la fora como “shoe tree”.

shoe_tree_forma_sapatos_madeira

A traquitana geralmente é composta por um bico em madeira que irá preencher o espaço que vai da ponta até o peito do pé e outra peça de madeira que se encaixa na área do calcanhar, ligando estas duas peças temops uma haste de metal que pode ser regulada de acordo com o tamanho do calçado. Alguns modelos mais elaborados permitem também que a peça posterior se abra simulando um pé maior na largura.

shoe_tree_forma_sapatos_madeira3

O “shoe tree”de boa qualidade é feito de cedro e, além de manter a forma do calçado, evita a formação de fungos, tira o odor que possa ter ficado do uso intenso e ainda absorve a umidade.

shoe_tree_forma_sapatos_plastico

Se você fizer uma busca na web encontrará diversos modelos, alguns até em uma só peça inteiriça de madeira outros em plástico que são mais baratos e práticos para viagens, a maioria deles funciona bem, tudo depende de quanto você quer gastar e o quanto preza seus sapatos, pois existe inclusive o recurso de preencher os pares com jornal, muita gente consegue abrandar os sinais do tempo assim.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Dica: Como Evitar Deformações e Dobras nos Sapatos”

  1. Vitor Dantas says:

    Onde achar aqui em São Paulo? Principalmente as formas de madeira?

  2. Vitor Dantas says:

    Muito obrigado Ricardo, eu achei as de plástico aqui, mas diferentes das fotografias. No entanto o que eu quero mesmo é ao menos duas de madeira. A mulher da loja disse que os clientes trazem sempre de fora, mas imagino que SP deva ter em algum lugar, já que aqui tem tudo.

  3. André Luiz says:

    Uma solução pratica e barata é o papel de seda. Ao invés de utilizar jornal que poderá soltar tinta e manchar o sapato e suas meias, utilize papel de seda branco, o tanto quanto for necessário para seu número de calçado.

    Para sapatos preencha o espaço da ponta até o peito do pé.
    Para sapatos tipo bota, faça duas peças, uma da ponta até o peito do pé, e outra completando o restante até o tornozelo.

    A vantagem do papel de seda é que dará suporte ao calçado de forma macia preenchendo todo o espaço sem forçar o material.

Deixe um comentário