Como Acertar na Hora de Escolher o Tamanho das Roupas

01/05/2017 2 Comentários por

Como Acertar na Hora de Escolher o Tamanho das Roupas

Ser um cara bem vestido está muito além de escolher roupas bonitas e atuais em alguma loja moderninha por aí, se você erra feio no tamanho de sua vestimenta provavelmente perderá muitos pontos de elegância e estilo. Veja algumas dicas de como comprar roupas que sirvam perfeitamente em você:

1 – Saiba suas medidas

Saber suas medidas pode facilitar muito as compras de roupas, sobretudo online, pois muitas lojas detalham comprimento de dorso, tórax, mangas e pernas, além da circunferência do colarinho, como você está comprando “no escuro”, pois não pode provar antes, essas informações são fundamentais para adquirir o produto correto.

…….

2 – Conheça seu manequim

Conhecer seu manequim também é muito útil na hora de adquirir alguma peça de alfaiataria. A imagem abaixo ajuda a encontrar sua numeração a partir de suas medidas.

Obs: quando falamos em ternos e costumes a numeração aumenta 10, ou seja, quem veste calça 40 provavelmente usará um traje social tamanho 50, mas homens com ombros largos ou muito fortes podem usar calça 50 e paletó 52.

…….

3 – Experimente um a menos ou um a mais

Como a modelagem das roupas difere muito de uma marca para outra e mais ainda das importadas para as nacionais, sempre experimente outros dois números. Exemplo: se seu número é 40, mas você acha que a peça ficou um pouco justa, peça o 42 para tirar a prova, o mesmo vale se o item ficou um pouco largo, peça um tamanho abaixo, as vezes a diferença entre um número e outro é bem pequena e o que importa não é o que está na etiqueta, é como a roupa fica no corpo.

…….

4 – Não compre as cegas

“Me vê uma calça 38, sempre uso 38, não preciso nem provar”- muita gente fala isso, mas não é bem por aí, tamanhos e caimentos mudam de marca para marca e as vezes as medidas mudam de uma coleção para outra ou até mesmo de uma linha para outra dentro de uma mesma coleção. Confiar que o mesmo número vai te servir para sempre um dia vai te fazer levar para casa uma roupa que não serve e talvez seja tarde demais quando você finalmente puder voltar para fazer a troca.

…….

5 – Vai lacear… ou não!

Outra mania muito comum é acreditar que a peça está apertada só por algum tempo, logo ela vai lacear com o uso e encaixar como uma luva no seu corpo. Isso pode acontecer no começo, particularmente com jeans, mas na verdade é mais provável que ocorra o contrário e a roupa fique ainda mais justa com a primeira lavagem, então evite esse tipo de aposta arriscada.

…….

6 – Olhar abrangente

Verifique sobra de tecido, mangas longas demais, bolsos desalinhados, barras emboladas, paletós muito longos, detalhes desproporcionais, colarinhos apertados ou muito largos, dobras nas costas de blazers, ombreiras sobrando, tudo isso indica que o tamanho escolhido pode estar errado. Olhe a roupa como um todo e em seguida atente aos detalhes.

…….

7 – Não dependa da dieta

Nada de comprar roupas para quando for emagrecer! Eu sei que é tentadora aquela peça perfeita mas um número menor, só que ela vai ficar esquecida no seu guarda roupas se a dieta sempre for adiada para a próxima segunda e a gente sabe o quanto isso é corriqueiro.

…….

8 – Liberdade de movimentos

Está em dúvida se a roupa realmente serviu como deveria? Pois movimente-se um pouco, sinta se ela não está limitando seus movimentos, pegando em alguma parte ou simplesmente causando mal estar por estar muito apertada. Se for o caso existem duas explicações: o caimento é ruim ou o tamanho não é o ideal para você, na primeira só resta tentar em outra loja, na segunda ainda há a esperança de que outro número sirva perfeitamente.

…….

9 – Saiba o que te favorece

Seu tipo físico pede por roupas que o favoreçam seja você alto, baixo, gordo ou magro. As vezes o tamanho certo não adianta já que elementos naquela peça não dão destaque ao que você tem de bom e não difarçam aquele detalhe que te incomoda.

…….

Opinião do autor

Pode parecer redundante dar este tipo de dica aqui, mas muita gente se veste mal por não saber o tamanho exato de seu manequim ou por não se esforçar para encontrar uma roupa que sirva perfeitamente. Já muitos caras com boas escolhas de estilo e noções de moda bem avançadas que praticamente jogavam tudo isso no lixo com roupas que não estavam compatíveis com seu corpo. Por outro lado, todos os dias vemos nas redes sociais pessoas que se vestem com o básico, mas estão sempre elegantes por conta dos itens com tamanho correto e bom caimento escolhidos a dedo.

Ah, e não se deixe enganar pela foto lá de cima, se você tiver uma boa ideia de suas medidas só vai precisar de um alfaiate quando for fazer um terno sob encomenda.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Como Acertar na Hora de Escolher o Tamanho das Roupas”

  1. Alexandre says:

    Ricardo,

    É normal o terno ficar bem ajustado em baixo dos braços e na hora de levantar os braços por exemplo acima da cabeça os movimentos fiquem meio limitados?

Deixe um comentário