Dica: Como Abotoar Corretamente o Colete do Terno

10/11/2013 2 Comentários por

colete_beckham_abotoamento

Na moda masculina existem regras para tudo, inclusive quando falamos em como abotoar corretamente o colete, esteja ele sendo usado com um terno ou de maneira mais informal, misturado a peças como jeans e camisas casuais. Pode parecer chatice enumerar a todo momento as normas de vestimenta masculina, mas trata-se apenas de tirar o melhor proveito de suas roupas e, principalmente, parecer mais elegante.

colete_casual_abotoamento2

No caso do colete é comum ver por aí, principalmente em consultas a bancos de imagens, a peça sendo usada com todos os botões fechados e realmente esta alternativa parece ser a mais correta, mas nem sempre podemos nos deixar levar pela questão estética, e aqui a prática domina! Levando-se em conta que a altura ideal do colete, ou seja, onde ele terminará (que é na altura do cinto, assim como a gravata) o lógico é deixar o último botão sempre aberto, pois quando nos sentamos a peça não fica embolada no início do quadril, inclusive para quem cultiva uma barriguinha, deixando o caimento do colete mais fluido nessa região.

Existe exceção?

colete_casual_abotoamento3Sim, mas só em um caso muito específico como o modelo da foto acima que tem uma cava bastante pronunciada na altura da cintura, propiciando maior liberdade de movimentos, ainda assim, é possível deixar o último botão aberto nesta situação, desde que a peça não fique parecendo meio solta e mal acomodada no corpo.

Obs: É importante destacar que esta dica vale tanto para looks formais quanto para combinações de peças casuais, o tipo de roupa que você está usando não influencia o modo de abotoar o colete.

Obs 2: Quando falamos em colete nos referimos a peça em alfaiataria e fechado por botões. Existe uma infinidade de modelos em diversos materiais que vão desde o jeans até o nylon e que apresentam várias formas de serem fechados, como zipers, velcro, colchetes, etc.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Dica: Como Abotoar Corretamente o Colete do Terno”

  1. Matheus says:

    Olá, tenhum um aniversario de 15 anos para ir, mas a menina nao quer a tradicional dança de valsa e o comun de festas de 15 anos , será apenas uma festa.
    Eu poderia ir de colete com gravata e uma calça sarja ou alfaiataria?
    Ou apenas a camisa?
    Ou com o costume?
    Obrigado

Deixe um comentário