Dica: Casaco Leve ou Corta Vento em Tempos de Meia Estação

03/04/2013 Sem comentários por

casaco_leve_corta_vento_ft04

Eu já falei sobre esta peça quando comentei este look, mas é impressionante como tenho visto este tipo de roupa em editoriais de moda, blogs de streetstyle e até mesmo nas ruas de São Paulo. A verdade é que a praticidade dos casacos leves, feitos com tecidos impermeáveis, ou o casaco corta vento, aquele de nylon bem fininho, os torna companheiros ideais quando não se sabe como vai se comportar o clima.

casaco_leve_corta_vento_ft02

Nada como proteger seu terno daquela chuvinha chata e ainda manter tudo combinando! ; P

Uma das grandes vantagens deste tipo de peça é seu peso reduzido que não incomoda caso tenha que ser carregado, além de possibilitar que seja dobrado e colocado dentro de uma bolsa ou valise. Também temos que levar em conta o fato de que são roupas feitas para proteger e não aquecer, ou seja, você só passará calor se estiver muito calor, mas estará protegido das rajadas de vento frio e chuva ou garôa, caso o tempo sofra uma virada.

casaco_leve_corta_vento_ft03

Este modelo tem o corte semelhante a um blazer, dá inclusive para usá-lo como se fosse um, com camisa e gravata por baixo.

Um bom indicativo de que estes casacos estão fazendo sucesso são as versões com corte similar a paletós, pensadas para quem quer usar sem perder o estilo ou ficar com cara de que acabou de sair da academia. Lojas como a TNG, Luigi Bertolli, Crawford e até Zegna possuem algo nessa linha para atender o homem urbano que deseja versatilidade, mas não quer destoar de seu traje de trabalho.

casaco_leve_corta_vento_ft05

Até os trench coats tem suas versões com tecidos tecnológicos impermeáveis e mais frescos. A intenção aqui esta mais para proteger do que aquecer.

Os materiais usados nestes casos vão do típico nylon a tecidos tecnológicos que são impermeáveis, mais resistentes e não amassam, uma mão na roda, mas que também são mais caros e geralmente encontrado apenas em marcas top.

casaco_leve_corta_vento_ft01

Não vai ser o frio ou a chuva que vai fazer você desistir do skate, não é?

Uma peça como esta também é muito indicada para prática de esporte ou algum tipo de lazer, se tiver capuz melhor ainda, pois não há garôa que incomode. Procure os modelos mais esportivos que tem modelagem mais solta para não impedir os movimentos e são bem confortáveis. Saiu sol? Dobre, coloque na mochila e continue suas atividades!

casaco_leve_corta_vento_ft06

Uma opção para lugares úmidos ou onde o vento é mais intenso.

Resumindo:

  • Cada vez mais populares estes casacos estão se tornando boas alternativas em dias de clima “complicado”;
  • Pode ser usado por cima do paletó ou até substituindo-o, desde que o ambiente frequentado permita;
  • Também é ótimo para momentos de lazer;
  • Tecidos tecnológicos não amassam, molham, mas custam mais caro;
  • Versões com corte similar a do blazer estão ficando fáceis de encontrar, entretanto os preços variam;
  • Muito útil para proteger da chuva as peças de roupa que estão por baixo, preservando o terno ou aquela jaqueta que custou os olhos da cara;
  • Você fica sequinho e/ou se protege do vento intenso!

Opinião do autor:

Além da praticidade, o casaco leve ou o corta vento de nylon são um bom investimento, uma peça dessas, com material decente e bem cuidada pode durar anos e ainda ajudar a preservar seus ternos, blazers e jaquetas naquelas horas que você é obrigado a dispensar o guarda chuva.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Dica: Casaco Leve ou Corta Vento em Tempos de Meia Estação”

Deixe um comentário