Conheça o Duffle Coat e Veja Algumas Sugestões de Uso

17/07/2012 2 Comentários por

Assim como o Pea Coat comentado neste artigo, o Duffle Coat é um casaco amplamente usado por marinheiros, aliás, sua popularidade se deve ao fato de ter sido adotado pela marinha britânica durante a 1ª Guerra Mundial, fato que se repetiu durante a grande guerra seguinte, apenas com uma pequena modificação no design da peça. Com o fim dos conflitos e a paz instaurada os fabricantes de Duffle Coats foram obrigados a escoar suas produções em lojas comuns, a preços convidativos, fazendo com que ele se tornasse um item corriqueiro nos guarda roupas das pessoas nas décadas de 60 e 70.

A característica que mais chama atenção neste casaco é o metodo de fechamento que abre mão dos costumeiros botões, utilizando um laço de corda ou couro que se fecha com o auxílio de uma peça, que originalmente tratava-se de uma ponta de chifre de búfalo, e quando passada por dentro do laço assegurava que o Duffle Coat ficaria adequadamente fechado. Este método de abotoamento também foi incorporado pela confecção britânica Gloverall na década de 50, quando esta começou a fabricar 100% do casaco em seu país, não mais dependendo da importação do tecido espesso em lã produzido em uma cidade da província de Antuérpia, na Bélgica, conhecida como Duffel, e que teve sua grafia alterada para duffle, batizando a peça.

Foto de um Duffle Coat sendo usado durante a II Guerra Mundial.

Todas as características do Duffle Coat foram pensadas para o uso da marinha, o fechamento com a ponta de chifre (ou madeira em alguns casos) tinha como objetivo facilitar com manuseio com luvas, e seu capuz era largo a fim de que pudesse ser vestido mesmo usando quepe. Internamente, o forro em lã com padrão de xadrez tartã era mais um item para auxiliar o aquecimento de seu usuário.

Este modelo de casaco tem ganhado força nos últimos anos, voltando a aparecer em editoriais de moda, coleções de grifes famosas e blogs de streetstyle. Personalidades e astros da música, como a banda escocesa Belle and Sebastian, também tem se mostrado entusiastas do Duffle Coat há um certo tempo.

Com o passar dos anos, da moda e da tecnologia, os materiais e o comprimento do Duffle Coat foram variando, se adaptando, hoje encontra-se desde casacos curtos feitos em lã, até longos em nylon. Caso queira optar pelo modelo mais tradicional, vá de lã, com 3/4 do corpo de comprimento, como era feito no início do século pasado. O abotoamento está cada vez mais sofisticado, já que hoje a facilidade de fechamento não importa tanto, o que resultou em ganchos, mosquetões e colchetes.

O Duffle Coat permite combinações bem interessantes com alfaiataria, roupa casual arrumadinha, streetwear mais desencanado, ou mesmo um mix de todos estes estilos, basta um poco de criatividade. A imagem acima é um bom exemplo com jeans, camisa social, gravata e colete, mas a peça poderia também estar cobrindo um terno, uma jaqueta de nylon leve com uma camisa xadrez e uma malha ou ainda uma versão em preto do casaco com jaqueta de couro, dark jeans e uma camiseta de banda, criando um look rocker.

Abaixo mais alguns modelos de Duffle Coat e exemplos de looks com a peça:

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Conheça o Duffle Coat e Veja Algumas Sugestões de Uso”

  1. Nicolas Silveira says:

    Nossa estou dando uma olhada por aqui tem matérias ótimas!
    Parabéns o site ta muito legal, espero ter oportunidade de ler tudinho haha.

  2. Marco says:

    Otima a dicas cara. Comprei um Duffle coat Abercrombie & Fitch na irlanda por €179 ( preco original €450), melhor investimento em um casaco ate hoje, na cor navy o que guarante um investimento pra toda vida, sem contar que a qualidade do casaco vai Durar no minimo ate meus filhos. Parabens pela materia Ricardo.

Deixe um comentário