Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Está na hora de perder o receio de usar rosa e saber o quanto essa cor pode fazer por seu estilo.

1

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Há algumas temporadas as marcas tentam emplacar o rosa para os homens, mas apesar de muita gente já ter um espaço cativo no guarda-roupas para peças dessa cor e sabe como usar rosa em looks masculinos, ainda tem quem ache que se trata de um ultraje a masculinidade vestir algo assim, o que é um tremendo erro, como á foi explicado aqui.

Como as araras de muitas lojas já estão mostrando boas opções de roupas nessa tendência impulsionada pelo sucesso do tom conhecido como rosa millennial, acredito que nossos leitores mais versados em moda e estilo masculino já estão colocando algumas delas em sua wishlist e imaginando como usá-las. Neste post vamos dar algumas dicas de como combinar peças nos diversos tons de rosa que estão surgindo nas coleções voltadas para os homens.

Como começou essa tendência?

Rosa Quartzo ou Rosa Millennial

Em 2016 a Pantone escolheu o rosa quartzo (rose quartz) como a cor do ano, foi o suficiente para começar o buzz em torno do tom. Como de costume, as coleções femininas foram as primeiras a adotar a tendência, contudo os homens já estavam mais receptivos a cores mais suaves desde a onda das candy colors e dos tons pastel (que voltaram esse ano).

Esperava-se que este tipo de rosa desse espaço para outra cor em 2017, mas para espanto geral ele continuou forte e ganhou o apelido de rosa millennial, por conseguir identificação e aceitação com os millennials.

Rose quartz na coleção da Mark & Spencer
Rose quartz na coleção 2017 da Mark & Spencer

A partir da metade deste ano a moda masculina passou a mostrar peças não só com o rosa millennial, mas com uma diversificada gama de tons visando conquistar até quem é mais resistente.

O rosa millennial é uma cor suave, mas um pouco mais opaca que o rosa comum e não tão lavada como uma “candy color”. Outras tonalidades que estão em alta são: o goiaba (um rosa ainda mais opaco e escuro), o salmão, o coral e o rosa próximo do rosa bebê, muito comum na camisaria masculina há anos.

…….

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Abaixo vamos mostrar algumas dicas de como usar rosa em looks masculinos, mesmo que você ainda tenha um pouco de receio:

1 – Rosa da cintura para cima

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Como se trata de uma cor mais extravagante, que atrai o olhar quase que de imediato, o melhor é jogá-la para cima e chamar atenção para seu tórax e seu rosto. Nada contra as calças nessa cor, mas se for para escolher entre elas e uma camisa, eu fico com a segunda opção, pois oferece mais possibilidades.

Entenda que é plenamente possível usar uma chino em algum tom de rosa, contanto que você não se incomode com a atenção que será dada a parte inferior de sua silhueta.

…….

2 – Equilibre com peças de cores neutras

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Já foi dito que a cor é bastante chamativa mesmo em seus tons mais claros e a maioria de nós quer uma bela combinação, mas com uma certa discrição. Neste caso o segredo é sempre equilibrar o look com outra(s) peça(s) neutra(s), ou seja, preta, branca, cinza, marinho ou bege.

…….

3 – Explore os tons

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Para nossa sorte diversos tons de rosa estão presentes nas vitrines e araras, o que possibilita usar mais de um deles em looks diferentes. Um tom discreto pode acompanhar um costume, outro mais ousado deve ficar bem com jeans e tênis.

…….

4 – Acessórios dão charme e jovialidade ao combo

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Gravatas, cachecóis e lenços são boas escolhas para o look com alfaiataria, além de dar um toque mais sofisticado, deixam o visual mais leve e alegre. O rosa pode estar presente em uma peça lisa ou apenas em detalhes discretos, você escolhe!

…….

5 – Presença nos detalhes

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Os detalhes pouco vistos também são uma boa área para o rosa, e aqui estamos falando de meias e até do forro de seu blazer.

…….

6 – Cor para o verão

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Os diversos tons de rosa, dos mais iluminados aos chamados “queimados” que se aproximam do goiaba, por exemplo, funcionam muito bem para montar o combo de verão, não é a toa que chegaram em peso em algumas coleções masculinas da temporada. Camisetas, polos e camisas formam boas duplas com bermudas de alfaiataria ou de sarja neutras e tênis de lona ou couro branco.

…….

7 – Destaque sua pele

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

O tom de rosa correto pode dar uma aparência mais viçosa para sua pele. Para encontrar o seu não tem outro jeito, tem que experimentar, mas não precisa ficar entrando no provador a cada 2 minutos, apenas aproxime o tecido do rosto e veja como a pele lhe parece.

…….

8 – Calçados

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Os tênis são uma boa maneira de deixar o seu look mais descolado e moderno, já os sapatos eu considero exagerados, ainda não encontrei um tom que me agradasse e confesso que não sou muito fã de oxfords em cores muito chamativas.

…….

9 – Não se fantasie de algodão doce

Como Usar Rosa em Looks Masculinos

Mantenha apenas uma peça por look, andar por aí parecendo um marshmellow gigante não é uma boa. A exceção fica por conta dos acessórios, esses não pesam tanto no look, então até dá para usá-los junto com uma camisa ou jaqueta.

…….

10 – Costumes nessa cor NÃO são uma boa ideia

Como NÃO Usar Rosa em Looks Masculinos ;)

O rosa está na mesma categoria do amarelo e do vermelho quando se pensa em ternos e costumes, ou seja, por mais que você goste, onde vai usar? O costume, mesmo em looks moderninhos com tênis e t-shirt, ainda fica exagerado em cores muito vibrantes e claras, que pendem para o vermelho, laranja ou amarelo. O melhor ainda é ficar com os neutros, mesmo em tons claros como o bege, cinza e o azul.

…….

Galeria de inspirações

Agora que você sabe como usar rosa em looks masculinos, veja mais algumas imagens para te inspirar a montar suas próprias combinações:

Nota do autor:

A verdade é que os tons de rosa estão presentes na moda masculina há muito tempo e usa quem quer, independentemente da tendência vigente. A matiz é suave o bastante para fazer parte de combinações para trabalho ou looks descolados para lazer, pode compor um combo minimalista ou aparecer em uma produção mais ousada, desde que você esteja confortável com o visual. A história de ser uma cor feminina para mim já é passado, o homem estiloso usa a cor que acha melhor, quando quiser, em quase qualquer lugar, estando sempre seguro de suas escolhas.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta