Como Usar Pulseiras e Braceletes Masculinos

15/06/2012 37 Comentários por

Acessórios geram uma dúvida terrível no mundo masculino, a maioria dos homens tem um certo receio de adicionar algumas peças fora do usual ao seu repertório e, geralmente, tendem a ignorar tudo que não seja boné, cinto ou cachecol. Mas como já falamos sobre os chapéus que, aliás, tornam-se mais populares a cada dia, acho que também vale uma olhada nas pulseiras e braceletes que, aos poucos, também ganham aceitação da ala masculina.

O hábito de usar algum adereço no pulso não é uma invenção recente, os hippies fizeram pulseiras artesanais nos anos 70, os punks e os roqueiros ficaram conhecidos por seus braceletes de couro com tachas e spikes e os grunges tornaram uma febre aquelas pulseiras de borracha que eram usadas as pencas nos pulsos. Nos últimos tempos, o sucesso deste acessório tem sido dividido entre as pulseiras de contas, as de tecido ou cordão, as de prata e as de couro, podendo surgir em uma versão mais grossa que podemos chamar de bracelete.

Dicas de como usar:

  • Para começar compre apenas uma peça, de preferência mais simples, e aos poucos, se sentir necessidade, adicione novas, sempre com cuidado para não pecar pelo excesso. Algumas pessoas (como o ator Johnny Depp, na foto acima) tem um estilo bem definido, sabem até a medida do exagero e o fazem de propósito;
  • Escolha o seu look e complemente de acordo com o que está vestindo. Para os rockers, couro preto, spikes e caveiras caem muito bem, para hipsters, contas e cordões dão um ar despojado, os surfistas adoram as pulseiras com jeitão mais étnico, os mais arrumadinhos podem optar por um modelo em prata, por exemplo;
  • Dá para misturar estilos? Dá sim, mas vá com calma, nada de “samba do crioulo doido”, misture poucas peças e com cuidado para não transformar seu braço em um adereço de escola de samba. Provavelmente com o tempo e a prática você ficara mais a vontade para compor novas combinações sem excessos;
  • As pulseiras coloridas são boas para quebrar a seriedade de um look onde imperam cores neutras e podem dar até um “tchans” a mais na produção;
  • Você é fã do combo camiseta branca, calça jeans e tênis? Ótimo! Assim como as cores neutras, as peças básicas formam uma ótima dupla com acessórios bacanas, garantindo um equilíbrio melhor e mostrando que, apesar de estar vestido de maneira simples, você se importa com seu estilo;
  • Um relógio com formato original e/ ou cor viva também pode fazer um bom casamento com estes acessórios, alguns, como os com pulseiras de couro tipo braceletes, podem até se mesclar criando um resultado visual interessante e bonito;
  • Existem modelos que misturam materiais, couro couro e prata, contas de madeira e cordão ou até tudo junto em uma só peça, quando não muito espalhafatosas estas podem ser um acessório eclético que vai bem com quase tudo;
  • Nem é preciso dizer para evitar pulseiras de metal com aros grandes, com cara de coisa de bicheiro ou pit boy, ouro então, nem pensar!

Onde encontrar:

Já foi mais difícil comprar modelos masculinos, mas, como já disse, este acessório está cada vez mais popular e com paciência é possível encontrá-lo em shoppings ou lojas especializadas de moda masculina. Em São Paulo, até a Rua 25 de Março tem algumas lojas que oferecem modelos legais e o melhor, com preço baixo, mas na maioria delas é preciso fazer uma compra mínima que pode variar de 30 a 100 reais (em média) enquanto uma pulseira ou um bracelete de couro pode custar 10 reais, neste caso leve um amigo ou a namorada para ajudar a completar o valor com mais peças.

Na internet temos várias opções lojas, algumas fotos que ilustram este artigo são da Novica, um e-commerce que vende produtos incríveis criados por artesãos do mundo inteiro, inclusive do Brasil, mas ironicamente não entrega aqui! Em compensação encontrei ótimos modelos na Urban Outfiters e na Asos.

Outras lojas também disponibilizam o produto para nosso país, mas não as conheço o suficiente para fazer uma indicação, contudo, não é difícil encontrá-las, basta buscar no Google por “pulseiras masculinas” ou “men bracelets”.

Opinião do autor:

Recentemente adquiri um peça em couro e achei bem bacana a maneira como esse tipo de acessório pode dar um “up” no visual. Não tenho muita afinidade com as pulseiras de prata, já os modelos que misturam os materiais ou apenas com contas podem ser uma futura aquisição, usados com cuidado e bom gosto são ideais para definir estilo e, como já disse, mesmo com roupas básicas, mostram cuidado na elaboração do look.

Galeria de fotos:

Na galeria abaixo você vê alguns exemplos de uso da peça no dia a dia e fotos de pulseiras e braceletes de variados materiais.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

37 Responses to “Como Usar Pulseiras e Braceletes Masculinos”

  1. Anderson says:

    Aonde posso encontrar, umas pulseiras como está ?

    obg

  2. Edwyn says:

    se eu usar combinações de pulseiras nos dois punhos o visual fica muito carregado ?

    • Ricardo says:

      Edwyn,
      isso depende de várias coisas:
      - Seu estilo – se for muito clean, manere no uso;
      - As pulseiras – se forem muitas e muito pesadas ou largas pode ficar carregado sim;
      - A roupa – se já tiver muitos detalhes, acessórios, estampas, é melhor usar com cuidado.
      Abs.

  3. Edwyn says:

    entendi…
    só não ficou claro uma coisa.
    o que seria um visual clean ?

    • Ricardo says:

      Se você tem um estilo menos rebuscado, prefere roupas que não chamam muita atenção, gosta de tudo arrumadinho e alinhado, então seu visual deve ser bem limpo, sem exageros, neste caso não combina usar um monte de pulseiras, vai contra o seu jeito de ser e parece forçado.
      Abs.

  4. Edwyn says:

    o johnny depp por exemplo usa nos dois punhos e ainda sim fica muito elegante

    • Ricardo says:

      Edwyn,
      novamente, é uma questão de estilo, não é em todo mundo que fica bacana, eu mesmo só uso uma ou duas discretas em cada braço e não é com toda roupa que fica bem, as vezes deixo elas em casa.
      Abs.

  5. thiago says:

    cara gostei demais dessas pulseiras só que eu não tenho cartão internacional para compra-las. Será que você não conhece um site brasileiro que as venda ?!

  6. matheus says:

    Ricardo
    vc pode me falar se a loja que vc mencionou Urban Outfiters faz entregas aqui pro Brasil

    • Ricardo says:

      Matheus,
      a Urban Outfiters talvez não entregue no Brasil, procurei o país na lista, mas ele não aparece, já a Asos atende qualquer país e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional e PayPal.
      Abs.

  7. João Eduardo says:

    Ricardo, quanto tempo demorar uma pulseira comprada na Asos

    • Ricardo says:

      João,
      não faço idéia, mas você pode consultar no site a estimativa de entrega dos produtos. Faça uma compra, mas não chegue a finalizar, só para ver se eles informam o prazo, ou então consulte o FAQ, algumas lojas virtuais colocam uma tabela de entrega por região ou país.
      Abs.

  8. leandrokabe says:

    Cara,eu achei muito legal o relogio com pulseira de couro,sabe qual a marca ?

  9. Cassio Carvalho says:

    Por favor gostaria de saber onde encontrar essas pulseiras na 25 de março? Alguma loja especifica?
    Obrigado.

  10. Daniation says:

    Valeu pela dica… adorei aquele site que vocês indicaram, o Urban Outfitters. Você já fez alguma compra nesse site? achei muitas coisas legais lá para o meu novo look.

  11. Marcus Baby says:

    O único grande problema das pulseiras de couro, apesar de lindas e super estilosas (eu tenho um monte), é que com pouco tempo ficam com um cheiro terrível, se deformam e quebram, devido ao suor inevitável… Os braceletes de tachas tipo punk, a parte interna enferrujam. Enfim, a sugestão por experiência própria, é usar muito até ela por si só, acabar. Vale a pena.

  12. Leandro says:

    amigo, fico numa dúvida e talvez vc possa me ajudar, estas pulseiras , do estilo da foto do braço do Johnny Depp, ficaria bem com um chapéu neste estilo ?!! Tenho 1,80 de altura , magro, e moreno claro!!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489963361-chapeu-estilo-fedora-preto-59-frete-gratis-_JM

    • Ricardo says:

      Leandro,
      este é o tipo de coisa que depende mais de você do que da combinação dos acessórios. Se você tem um estilo que condiz com as peça usadas provavelmente ficará bom, mas nem todo mundo é Johnny Depp e temos que convir que esse jeito meio over do ator “casa” muito bem com ele. Meu conselho é o mais óbvio possível: experimente, se der certo deu, se der errado você terá uma dúvida a menos em sua vida, na pior das hipóteses você pode usá-los separadamente.
      Abs.

  13. Leandro says:

    valew amigo .. vou tentar e ver no q vira .. abç ..!!!

  14. wal says:

    eu me amarrei em suas dicas. eu tenho um cordão de prata igual ao modelo de bracelete de dragão que está na sua pagina. vc poderia me informar aonde eu posso encontra-lo? um abraço.

  15. Nomethiago says:

    Pulseira hermes preta pod se uar ou e feminina essas pulseiras?

    • Ricardo says:

      AS de contas estão entre as mais versáteis, se você faz o estilo roqueiro, escolha uma cor mais escura como marrom ou mesmo o preto. Também pode fazer o contrário, usar uma colorida para quebrar o visual monocromático, os acessórios são ótimos para isso. Tenho algumas que uso o tempo todo com outras em couro e a mistura de estilos é algo bem valorizado hoje em dia.

      Abs.

  16. Headbanger says:

    Show Ricardo!
    Obrigado pelas dicas!
    To devorando o blog!

    Abração!

  17. Sérgio says:

    Ricardo, tem um estilo de pulseira que você indicaria para usar com relógio de pulseira metálica? Usar a pulseira no mesmo pulso do relógio ou no oposto? Ou simplesmente não usar?

    Não vejo ninguém usando assim e fiquei na dúvida.

    Suas dicas são muito boas. Comecei a ler depois que um francês reclamou de como os brasileiros vestem mal e resolvi melhorar meu visual.

    • Ricardo says:

      Sérgio,
      eu uso com relógio o tempo todo (no mesmo pulso), além disso não há muita preocupação com o estilo, atualmente quanto mais misturado melhor, depende da sua habilidade de juntar pulseiras que gerem uma boa combinação.
      Abs.

  18. Rodrigo says:

    Sérgio, gostei da matéria e queria tirar uma dúvida: eu tenho um relógio com pulseira grossa de couro e pretendo comprar uma pulseira destas que são três em uma (demonstrado acima) para usar no outro pulso. Ficaria boa esta combinação com uma bata branca? Tudo isto para uma festa de ano-novo.

    Obrigado.

  19. Rodrigo says:

    Obrigado, Ricardo. Realmente me confundi.

Deixe um comentário