Como Usar Cropped Blazer Masculino

0

Como Usar Cropped Blazer Masculino

Quando falamos de cropped blazer masculino, estamos mencionando uma peça de alfaiataria semelhante ao blazer masculino normal, só que ligeiramente mais curta, o que dá a ela um tom um pouco mais moderno e jovem.

Como Usar Cropped Blazer Masculino

O cropped blazer masculino é, por excelência, uma peça casual, mas sua origem está na alfaiataria formal e é por isso que pode ser considerada uma roupa versátil, afinal não é difícil combiná-lo com uma calça de social em tom diferente ou um jeans rasgado, abrindo um imenso leque de combinações que vão do trabalho a balada.

Como Usar Cropped Blazer Masculino

O comprimento pode variar, alguns ficam poucos centímetros acima do fim do quadril, outros na metade do quadril e ainda existem modelos quase tão curtos quanto uma jaqueta. O importante é que você saiba que quanto mais curto, mais casual.

Prós do cropped blazer masculino

  • Tem estilo moderno e jovem;
  • Dá impressão de que você tem pernas mais longas;
  • Torna o look casual mais elegante;
  • É aceito em ambiente de trabalho onde uma jaqueta vai contra o dress code.

Contras

  • Pode atrair muita atenção para o quadril de quem tem essa parte do corpo mais larga;
  • Alguns locais podem considerá-lo inadequado (raro);
  • Não tema mesma elegância e classe do blazer ou do paletó tradicional;

…….

Dicas de como usar o cropped blazer masculino

1 – Combinação para trabalho semi-formal

Vamos começar com o básico: blazer cropped de lã com calça de alfaiataria, camisa e gravata acompanhando. Look ideal para aquele ambiente corporativo que faz certas concessões na hora de exigir dress code. Para garantir uma combinação sem exageros fique com as cores neutras como cinza, marinho, preto e bege.

…….

2 -Casual com jeans e camisa xadrez

A velha combinação com camisa xadrez e jeans aqui parece ficar ainda melhor e mais descontraída, sobretudo se o cropped blazer é de algodão, apesar de que uma peça em lã fria pode ser a opção para uma ocasião mais formal, com adição de uma gravata e um sapato discreto.

…….

3 – Cropped blazer maculino de abotoamento duplo (cruzado)

O blazer de abotoamento cruzado voltou a fazer sucesso entre os homens há alguns anos e sua versão mais curta é igualmente estilosa e elegante, principalmente quando combinada com uma calça social bem cortada e sapatos de cadarço feitos de couro. É o tipo de visual engravatado que mostra profissionalismo, mas também tem seu lado moderno e casual.

…….

4 – Casual com cropped blazer masculino de abotoamento duplo

Mas não é só no trabalho que a peça que comentamos anteriormente faz sucesso, dá para incorporar um blazer cropped ao look casual com direito a camiseta e tênis retrô esportivo, o contraste do estilão clássico desse tipo de blazer com as peças modernas fica bem bacana e inusitado.

…….

5 – Blazer com t-shirt

Aliás, já que falamos de camisetas, é bom destacar que a peça se dá muito bem com o cropped blazer, já que os dois são bem casuais, sobretudo quando o casaco tem detalhes que fazem que essa característica se destaque. Junte outros elementos como uma calça color, acessórios bacanas e uma bela bota e você conseguirá um look arrasador.

…….

6 – Look com estilo “rugged”

Rugged significa, em uma tradução livre, rústico, e nesse contexto o blazer cropped parece ainda mais adequado do que a versão em comprimento tradicional, pois estilo de certa forma pede uma peça que dê mais liberdade de movimento e tenha uma pegada de certa forma mais esportiva. A calça cargo com bolsos flat e sapatos ou botas de camurça tem tudo a ver com o look, assim como camisas de chambray, bolsas carteiro e acessórios com cara de artesanais.

…….

7 – Misturando casual com formal

Você gosta da mistura de estilos? Curte usar uma bela camisa social com um jeans destroyed? Então este blazer pode ser uma ótima adição ao seu guarda roupas e tem tudo para se tornar uma das suas peças preferidas, pois dá para combiná-lo com praticamente tudo nessa pegada.

…….

8 – Layering

Depois de temporadas onde as combinações foram mais simples o layering – técnica de montar looks investindo em camadas de roupas – parece voltar com força e nem é preciso dizer que o cropped blazer masculino aparece como uma ótima opção para esse tipo de combo. Mas fica a dica: as peças que vão ficar por baixo não devem ultrapassar o comprimento do blazer, ao contrário das jaquetas que em alguns casos podem ficar mais interessantes com um pedaço da roupa que está por baixo aparecendo.

…….

9 – Com malha colorida contrastante

Geralmente optamos por usar uma malha discreta quando estamos de costume ou blazer, mas a pegada casual do blazer cropped dá espaço para um visual mais colorido e jovem, permitindo arriscar peças um pouco mais chamativas que vão perder um pouco de seu apelo visual por ficar por baixo do casaco, equilibrando assim o visual.

…….

10 – Cores, estampas e padrões mais ousados

Como estamos falando de uma roupa que tem a intenção de ser mais descontraída, dá para arriscar algo diferente do tradicional e escolher um blazer com uma estampa inusitada, uma cor forte ou um padrão marcante e montar um look cheio de personalidade. Só tome cuidado com o ambiente, você pode acabar chamando mais atenção do que deve ou parecer deslocado.

…….

11 – Detalhes que marcam

O debrum, essa faixa de tecido nas bordas das abas e lapelas é uma maneira de se mostrar original e descolado. Em uma peça tradicional talvez esse detalhe se tornasse estranho, mas aqui ele é aceito e até deixa o combo mais interessante quando misturado com a calça chino, fazendo um interessante contraponto.

…….

12 – Costume cropped

Talvez você já tenha se deparado com ele por aí, e vale até fazer um post sobre o assunto, mas é bom deixar claro que o estilo cropped (ou “cortado” em inglês) também pode se aplicar a paletós. Nesse caso o corte sempre será slim fit e as lapelas provavelmente serão finas, as vezes mais final até do que os ternos slim fit convencionais. Você pode usar esse tipo de terno com camisa e gravata, mas não é muito indicado para eventos formais, ou com uma blusa de lã ou uma camiseta e tênis substituindo os sapatos, já que o traje, assim como blazer, é considerado mais moderno e jovem.

…….

Mais inspiração

…….

Para comprar

Na internet é bem fácil encontrar esse tipo de blazer, lojas como a Dafiti ou a Banggood sempre tem alguns exemplares disponíveis, pois se destinam principalmente ao público jovem.

Nos shoppings a melhor opção é a Zara, toda coleção da rede sempre tem alguns cropped blazers masculinos, aliás é bom tomar cuidado, conheço gente que foi comprar um blazer ou costume comum e acabou descobrindo depois que se tratava da versão cropped.

…….

Opinião do autor:

O cropped blazer é uma peça versátil, mas que se destina a quem gosta de versões atualizadas de clássicos do vestuário masculino. A peça não deve sair de moda tão fácil, haja visto que está aí já há alguns anos e não mostra sinais de cansaço, mas não deve substituir o blazer de comprimento tradicional com sua elegância e classe.

Deixe uma resposta