Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

5

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

A frase que dá título a este post em parte não foi obra minha, ela é a síntese de alguns e-mails e comentários que eu recebi aqui no Canal Masculino, a maioria deles de pessoas que gostam da camisa polo, mas estão cansados dos combo que une a peça ao jeans e ao sapatênis.

Já demos algumas dicas de como usar a camisa polo com alfaiataria neste post, contudo o uso da polo em um visual bacana não se resume apenas a isso, dá para combiná-la com jeans e chinos numa boa, mas para que o resultado não esbarre no que o pessoal chama de “coxinha” é melhor tomar alguns cuidados até mesmo na hora de escolher a polo.

Antes que alguém pergunte: o uso do termo “coxinha” aqui não tem nenhuma conotação política, é só uma variante do “mauricinho” dos anos 90.

Como usar camisa polo sem ficar com cara de “coxinha”

1  – Evite os sapatênis

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Por mais que você goste de sapatênis, tem que admitir que a combinação é muito óbvia e sem sal, existem diversas maneiras de combinar a camisa polo, por que tem que ser sempre com jeans/ bermuda e sapatênis? Coloque a massa cinzenta para funcionar e mostre suas habilidades fashion ou simplesmente exclua o infame calçado, pois um sider, um mocassim ou um tênis básico branco são alternativas que já dão uma cara diferenciada ao look.

…….

2 – Não use a gola levantada

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Não sei explicar muito bem, mas usar a gola levantada cria um uma sensação imediata de antipatia nas outras pessoas, talvez por parecer que o usuário da polo esteja se achando “o gostosão”. Passar confiança através de seus trajes é uma coisa muito boa, mas a soberba é completamente diferente. Baixe a bola, quer dizer, a gola!

…….

3 – Menos esportivo, mais urbano

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha
As listras dão um toque esportivo, mas sem fazer parecer que você acabou de sair do clube de tênis.

Outra coisa que não ajuda é investir em polos com uma cara muito esportiva, sobretudo para ambiente urbano. A peça até pode ter uma referência leve ao esporte, como faixas discretas, ou uma cor forte, desde que não pareça que você acabou de sair do clube e foi direto para uma ocasião completamente diferente.

…….

4 – Básicos com um upgrade

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha
A bota fez toda a diferença!

Sua pólo não precisa ter um milhão de detalhes, os modelos basicões dão conta do recado e podem ser combinados com aquele jeans bruto, desde que você capriche no calçado. Botas, loafers e oxfords casuais são um bom complemento e o visual simples abre espaço para o complemento com bons acessórios como pulseiras, relógios e óculos de sol.

…….

5 – Florais podem funcionar no verão

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

No verão e em ocasiões bem descontraídas dá para apostar em um visual diferenciado usando polos com estampas florais. Como esse tipo de look está em alta elas são um pouco mais fáceis de encontrar nas últimas temporadas e podem ser a solução caso a estampa combine com seu estilo.

…….

6 – Camisas polo com micro estampas saem do óbvio

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Tem crescido também a oferta de polos com micro estampas, desde o padrão repetitivo parecido com os que encontramos nas gravatas, até pequenos desenhos como elementos náuticos e animais. O primeiro caso cai bem em looks mais sérios, o segundo para algo descolado e relax, é só escolher!

…….

7 – Camisa polo com alfaiataria? Claro!

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Misturar alfaiataria com peças casuais é uma das grandes tendências masculinas dos últimos tempos e uma grande sacada que gerou milhares de novas combinações na indumentária masculina. A polo com alfaiataria funciona muito bem, podendo, inclusive, usar a peça para injetar um pouco de cor em uma combinações onde a maioria das peças são neutras.

…….

8 – Cuidado com o “look churrasco”

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Polo com bermuda cargo bege e sapatênis ou mocassim fazem parte de outro combo que já deu tudo que podia e hoje é difícil apostar nesse tipo de visual sem parecer óbvio. Se a ideia é juntar esse tipo de look, procure peças diferenciadas e procure fazer algo diferente sem ficar espalhafatoso.

…….

9 – Alternativas ao piquet na camisa polo

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha
Uma malha em mescla pode deixar a camisa polo mais descolada.

O piquet (ou piquê, se preferir) é um bom tecido, tem um caimento decente e sua espessura favorece os gordinhos, pois não marca tanto, mas também vale a pena procurar por alternativas. Atualmente existem polos de malha, algodão simples, Pima Cotton, entre outros que, se bem utilizados, dão uma modernizada na peça.

…….

10 – Não erre no tamanho

Como Usar Camisa Polo Sem Ficar Com Cara de Coxinha

Um dos problemas que depreciam o visual da camisa polo está na escolha errada do tamanho da peça. Alguns compram polos muito justas, outros optam por peças largas demais (o que dá um aspecto mais tiozão), nos dois casos o resultado é ruim, como em qualquer outra roupa fora de seu tamanho.

Para comprar um polo com bom caimento, observe se as costuras das mangas estão na ponta dos ombros, se não está sobrando muito tecido na área da barriga e se não está muito apertada no tórax. O caimento atual é slim, ou seja, ajustado, mas sem colar na pele.

…….

Dica extra – Por dentro ou por fora da calça?

Como você pôde ver nas fotos acima é possível usar a polo das duas maneiras, tudo vai depender do seu estilo e da elegância do restante das peças, além disso o físico também conta, geralmente quem tem uma barriguinha não se sente muito a vontade de usar a camisa por dentro.

…….

5 sugestões do Canal Masculino para usar camisa polo

Look masculino para alto verão com polo e bermuda
…….
Combo neutro com duas opções de sobreposição e calçados
…….
Look masculino para verão com penny loafer
…….
Look Com Tênis Espotivo - Blazer, Pólo e Jeans
…….

Camisa polo – Galeria de fotos

Veja alguns looks e modelos diferentes de polo que podem te inspirar a usar a peça com mais frequência:
…….

Nota do autor

Como você pôde ver, mesmo com a polo dividindo opiniões – há que ame e há quem odeie – existem maneiras de combinar a peça sem ficar parecendo o tiozão do churrasco ou o “coxinha” do shopping, basta estar atento às dicas que foram dadas neste artigo. Se você não curte polo, mas procura um substituto para as camisetas comuns, sugiro uma lida neste post sobre a camisa henley, talvez essa seja sua praia. ; )

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom Ricardo! já usei muito camisas polos, e deixei um pouco de lado devido a tudo o que já foi dito aqui no canal, hoje tenho pouquíssimas peças deste estilo (graças a Deus dentro do que foi indicado aqui), e alem das dicas, os combos apresentados foram ótimos, interessante como uma mesma peça pode tanto estragar como encaixar-se muito bem num look. Parabéns.

      • O que você acha de camisas polos esportivas de poliéster de marcas.Elas podem ser usadas além de academia , clubes e churrasco de domingo ?

        • Tipo camisas de Dry-Fit?

          Se for Dry-Fit o melhor lugar é academia, pois é um tecido tecnológico desenvolvido para esporte, mantendo o corpo seco e fresco, mas justamente por esse motivo tem toda cara de roupa para atividade física que fica completamente deslocada em ocasiões sociais ou no trabalho.

          Abs.

Deixe uma resposta