Como Usar Cachecóis e Echarpes com Estilo – Um Guia Para Homens

30/07/2014 6 Comentários por

cachecois_echarpes_looks_masculinos_22

No inverno ou mesmo na meia estação, o cachecol e a echarpe são alguns dos acessórios mais versáteis e funcionais que integram o look masculino. O homem que carrega uma peças dessas investe não só em proteção, mas também em estilo, unindo o útil ao agradável! Abaixo nosso guia ilustrado de como usar o cachecol e a echarpe para valorizar seu visual:

Qual a diferença entre echarpe e cachecol?

Se você fosse americano ou inglês a resposta seria “nenhuma”, para os anglo saxões e seus descendentes tudo é “scarf”, mas no Brasil convencionamos chamar de cachecol as peças mais pesadas, feitas de lã, chochê ou tricô, já a palavra echarpe tornou-se a designação de lenços longos, leves e mais frescos, em algodão, seda ou chiffon, usados quando o clima pede um pouco de proteção, mas não está tão frio a ponto de necessitar de uma peça robusta. No fim das contas a denominação não importa muito, o que importa é qual o tipo que te agrada!

…….

Dicas básicas

  • Prove sempre antes de comprar, é nesse momento que você vai ver se a peça tem o seu estilo, se é muito grande, muito curta ou até de dá coceira;
  • Procure, de preferência, por queles que são feitos de materiais naturais como algodão, lã comum, cashmere ou seda, os tecidos híbridos também podem ser uma boa, a mistura é feita para que ele amasse menos ou tenha o toque mais suave;
  • Tenha cuidado com os materiais sintéticos, alguns dão muita bolinha e são inflamáveis;
  • Neste post tem um vídeo com várias opções de nós para cachecóis, aprenda mais de um, é bacana variar e também poder encaixar melhor a peça com o restante da combinação.
  • Tenha um modelo que seja fácil de carregar na mochila ou bolsa, você nunca sabe quando o tempo vai mudar e é bom estar preparado neste caso;
  • Estampas coloridas dão vida a qualquer look, mas também é importante ter uma peça neutra para ocasiões quando é melhor ser discreto;
  • Se esquentar um pouco ou esfriar muito não precisa, necessariamente, tirar ou trocar o cachecol ou a echarpe, as vezes mudar o nó ou deixar o acessório apenas jogado sobre o pescoço resolve o problema e mantém o estilo.

…….

Como de costume, montamos um guia visual com mais dicas de estilo e maneiras de usar, basta dar rolagem na página e ler os comentários das fotos:

cachecois_echarpes_looks_masculinos

Os cachecóis de tricô são os mais volumosos, mas também os que aquecem mais, use-os em dia de frio intenso, mas evite combiná-los com peças também volumosas, o resultado pode ficar exagerado e deixar seu corpo enorme.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_05

Cachecóis de lã leve ajudam a valorizar looks com estilo retrô e se você souber jogar com cores e estampas o resultado sai ainda melhor.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_07

Se você não gosta de se preocupar muito com cores, tenha sempre em seu guarda roupas um cachecol cinza ou preto, mas se mesmo assim você não abre mão de estampas, um modelo como o da foto é ideal.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_09

Por outro lado, que tal um pouco de cor para deixar o look monocromático mais alegre? Além disso o cachecol ajuda a chamar atenção para seu rosto!

cachecois_echarpes_looks_masculinos_03

Uma echarpe bem leve dá um toque de sofisticação ao visual básico nos dias de primavera ou outono. Outros acessórios – como o lenço no bolso – também podem “vir na cola” desde que não deixem o visual poluído.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_16

Quando o casaco é que merece atenção invista em um acessório discreto e pouco volumoso que se ajuste ao pescoço como uma gravata, você ficará protegido do frio sem exageros e grandes volumes no visual.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_11

Uma peça que contraste com sua blusa, casaco ou jaqueta é uma ótima escolha para deixar o combo descontraído e bonito.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_17

Cachecóis de lã com padrão xadrez estilo escocês (tartan) fazem boa companhia para casacos de tweed e blazers espinha de peixe.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_24

A dupla cachecol e boina ou cachecol e chapéu é ótima para proteção nos dias de frio e vento, principalmente se a vontade é de deixar os casacões pesados em casa.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_28

Pode misturar o xadrez da echarpe com o xadrez da roupa, mas tenha certeza que o padrão é diferente no tamanho e no estilo.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_15

Apesar da importância deste tipo de acessório para mantê-lo aquecido, nada te impede de usar dessa maneira, apenas como um recurso visual, colocado sob a lapela do casaco ou apenas jogado sobre o pescoço.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_27

Com ternos ou blazers a micro estampa ou o poá podem ser usados apenas como reforço visual, da mesma maneira que usamos a gravata para arrematar o traje social.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_31

Para quem pensa em manter a gravata no look social, o melhor é maneirar quando usar uma echarpe com paisley como essa, a escolha do acessório liso é a mais prudente, mantendo sempre o combo equilibrado.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_21

O tom sobre tom também vale aqui, deixando a combinação harmoniosa e leve, seja com peças pesadas e quentes ou com as mais leves e frescas.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_32

Explore cores e texturas, misture lã com jeans e sarja, e para fechar com perfeição obtenha um pouco de contraste com uma echarpe ou cachecol com estilo mais rústico.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_13

O comprimento também conta: se você não gosta de pontas sobrando escolha um modelo mais curto ou dê mais voltas no pescoço, mas cuidado para não parecer que o cachecol está te engolindo. ; )

cachecois_echarpes_looks_masculinos_10

Echarpes em seda, lã bem fina ou chifon podem ser usadas juntamente com ternos e blazers em ocasiões sofisticadas, servindo até para dar um toque a mais de elegância ao look.

cachecois_echarpes_looks_masculinos_04

O cachecol ou a echarpe podem ser usados abertos como se fossem um grande lenço, e apesar de muita gente ainda guardar ranço dos lenços palestinos que empestearam as ruas há poucos anos, o recurso fica diferente e rende bons resultados.

Veja na galeria abaixo mais algumas sugestões de modelos e maneira de usar cachecóis e echarpes:

Como já dissemos lá em cima, quem procura um tutorial com nós de cachecol vai encontrar várias opções no vídeo publicado no post abaixo:

Aprenda 10 Maneiras Diferentes de Amarrar Seu Cachecol

Leia também:

Destaques, Estilo, Galerias de Fotos, Multimídia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Como Usar Cachecóis e Echarpes com Estilo – Um Guia Para Homens”

  1. Gabriel Teixeira says:

    Ótimo post!

  2. Matheus says:

    Ricardo gostaria de saber um pouco sobre gravatas de croche, se eu posso utiliza-las em festas mais formais, como um aniversario de 15 anos. Grato

    • Ricardo says:

      Matheus,
      acho a gravata de crochê muito casual, em uma festa que exija o traje formal o melhor é continuar com as de jacquard. Para looks casuais com camisa eu considero bem bacana, você pode usar com um blazer e jeans ou até com uma jaqueta de couro, denim ou sarja.
      Abs.

  3. Kokkido says:

    Hi !
    Thanks for your website and for this article.
    Do you know the brand name of the last picture coat ?

    Thanks for your answer.
    Bests

  4. Kokkido says:

    No worries, thanks ! 🙂

Deixe um comentário