Como Usar Alfaiataria Masculina Sem Ficar Com Cara de Tiozinho?

0

Como Usar Alfaiataria Masculina Sem Ficar Com Cara de Tiozinho?

Uma das maiores preocupações dos homens que estão começando a investir em peças de alfaiataria diz respeito a maneira como esse tipo de roupa pode mudar seu estilo e, mais importante, a maneira como as pessoas percebem sua idade, ou seja, muitos leitores temem que o uso de peças muito sisudas e clássicas os façam parecer mais velhos.

A dúvida é válida, já que a alfaiataria masculina é amplamente utilizada por homens acima dos 30 anos – algo que está mudando – e reflete a preocupação em frequentar ambientes mais sérios, embora ninguém te obrigue a se vestir assim apenas nessas ocasiões!

Se você está considerando comprar um belo blazer ou investir em um em um terno elegante, mas se sente inseguro quanto ao resultado que isso pode trazer ao seu estilo pessoal, veja nossas dicas de como usar alfaiataria masculina sem ficar com cara de tiozinho:

1 – Mix com roupas casuais

Se você está optando por roupas de alfaiataria, mas não tem a necessidade de usar traje formal completo (não é uma exigência do seu emprego, por exemplo) sempre há a possibilidade de misturar estilos e conseguir um resultado bem moderno e descolado. Você pode fazer um mix com tênis brancos, camisetas básicas, polos, malhas, jeans, etc. Veja um exemplo que nós já publicamos aqui:

Costume com camiseta e tênis

Os elementos casuais se mesclam aos formais e criam um visual bacana, o segredo está no costume claro, o tom de cinza deixa o traje mais leve e apto a ser complementado por elementos mais descontraídos.

Estes posts vão te dar mais ideias:

12 Dicas de Como Usar Calças de Alfaiataria no Lugar do Jeans

Como Usar Terno ou Costume Com Tênis

Maneiras de Usar Terno ou Costume Para Qualquer Ocasião

…….

2 – Invista em acessórios modernos

Um relógio com pulseira de lona, uma gravata com cores marcantes (lenço de bolso combinando) e algumas pulseiras podem mudar a maneira como as pessoas enxergam sua combinação, portanto preste sempre atenção aos acessórios e escolha-os com cuidado.

…….

3 – Use cores vivas e/ou contrastantes

A alfaiataria até pode ter cores sóbrias e neutras, mas isso não precisa se aplicar a acessórios ou mesmo a uma camisa ou camiseta. Pontos de cor podem chamar olhar e dar um visual totalmente rejuvenescido ao combo, não precisa ser nada exagerado, apenas detalhes que complementem o look.

…….

4 – Misture estampas

Outra boa sacada para atualizar e rejuvenescer o outfit. Camisas com micro estampa, gravatas de poá e lenços com estampa paisley podem ser combinados para um resultado impressionante e original. A dica aqui é combinar padrões de pesos diferentes, ou seja, xadrez de tamanhos distintos juntos fazem um look muito mais interessante e atualizado.

…….

5 – Sapatos descolados

Já que você está optando por um combo casual não há obrigação de calçar oxfords de verniz, você pode apostar em monk straps de nobuck, por exemplo, ou até mesmo em um tênis, se a ocasião permitir.

…….

6 – Meias coloridas ou sockless

Se a alfaiataria vai dominar da cintura para baixo, meias coloridas são uma boa maneira de atualizar o look e deixá-lo mais jovem. Alguns homens optam por abandonar as meias por completo, prática conhecida como sockless, se você se sente a vontade, vá em frente, na Europa é comum usar calças de alfaiataria sem meias.

Leia mais a respeito:

Meias Masculinas Coloridas: Como e Onde Usar?

……..

7 -Divida a silhueta para facilitar

Você acha complicado mesclar tantos estilos e aplicar tantas pequenas mudanças em diversos pontos do look? Então simplifique, divida a silhueta no meio e apenas aplique a alfaiataria em uma metade do corpo. Você pode usar um blazer sobrepondo camisa social em cima e jeans e tênis em baixo ou uma polo discreta acompanhada por uma calça social de lã fria e um sapato loafer, só para citar algumas combinações possíveis.

…….

8 – Cuide da postura

Não é só na roupa que residem os elementos que podem te envelhecer se acompanhados de peças de alfaiataria, uma péssima postura, de pé ou ao se sentar, sempre adiciona alguns anos ao nosso RG. Se você possui problemas de postura pode prestar mais atenção a isso e tentar corrigir, caso seja algo complicado, existem profissionais que podem te ajudar, prevenindo inclusive problemas futuros com coluna e dores no corpo.

…….

9 – Grooming em dia

Cabelos desgrenhados e com corte ultrapassado, barba mal aparada, olheiras e rugas vão pesar na sua aparência e fazer com que você pareça mais velho do que é na realidade. Hoje, barbeiros habilidosos e os produtos de cuidados masculinos estão aí para prevenir e remediar tudo isso. Mantenha o grooming em dia, meu amigo!

Veja algumas dicas para manter o grooming em dia:

Por Que Sua Barba Tem Que Estar em Dia?

Corte de Cabelo Masculino: Não Deixe Passar do Ponto

…….

Em tempo: quando falamos em alfaiataria estamos nos referindo apenas as peças que fazem parte do terno, ou seja, calça social, colete e paletó (blazer também conta).

Considerações finais

Não é necessário fazer uso de todas essas dicas para conseguir um bom resultado, mas provavelmente você vai precisar de algumas delas, eu diria que a parte do grooming e da postura são fundamentais.

Deixe uma resposta