Como Escolher a Lapela do Terno, Costume ou Smoking

Saiba escolher a lapela ideal de acordo com a ocasião, seu estilo e seu tipo de corpo.

0

As lapelas podem definir o estilo de seu terno, costume ou smoking, mas há quem não se atente a este item na hora de comprar o traje social, o que é um erro, pois cada pequeno detalhe conta.

Formatos das lapelas

Existem 3 modelos de lapela um deles é austero, o outro mais ousado e o último sofisticado e elegante, conheça-os detalhadamente e saiba quais deles são adequados para seu tipo corporal e seu estilo de vida:

Lapela notched ou quadrada

Com um corte de 75° a 90° em sua parte superior, ela é a lapela mais versátil e, por isso, mais encontrada nos ternos e costumes. Dá um visual discreto e austero ótimo para ambiente de trabalho.

Onde você vai encontrar: paletós, casacos e blazers, raramente em smokings.

Onde não vai encontrar: paletós de abotoamento duplo (trespassados).

Onde vai usar: trabalho com dress code social, entrevistas de emprego, casamentos, eventos black-tie opcional, até mesmo um jantar mais formal ou um encontro em um local sofisticado.

É indicada para: para qualquer um, mas as mais finas combinam com pessoas magras, as largas funcionam bem com quem tem tórax grande.

Variações: slim (entre 5,70 e 7,00 cm), média (entre 7,50 e 9,00 cm), larga (entre 9,50 e 11,50 cm)

…….

Lapela peaked ou pontuda

Um pouco mais formais, elas são herança dos trajes como o fraque ou a casaca por exemplo. As lapelas peaked são formadas por duas pontas, sendo que a inferior sempre é maior e aponta para os ombros. É uma opção mais estilosa e ousada, por isso nem todos os homens optam por usá-la.

Onde vai encontrar: paletós, casacos, fraques, smokings, casacas e blazers.

Onde não vai encontrar: blazers muito casuais, principalmente de sarja, linho ou algodão.

Onde vai usar: jantares formais, casamentos, ambiente de trabalho formal e eventos com dress code black-tie.

É indicada para: quem quer alongar a silhueta, principalmente nos peças onde essa lapela aparece mais fina, mas cuidado com as proporções, os gordinhos ou os encorpados podem ficar com as mais largas.

Variações: slim (aproximadamente 7 cm), regular (aproximadamente 9 cm).

…….

Lapela xale

É o modelo menos comum de lapela, dando a volta em torno do pescoço com seu formato arredondado e nenhuma ponta ou corte. Geralmente é feita de cetin e adorna os trajes formais conhecidos como smokings, atendendo o dress code black-tie.

Onde vai encontrar: smokings.

Onde não vai encontrar: em todos os outros trajes sociais.

Onde vai usar: eventos com dress code black-tie.

É indicada para: a maioria das pessoas.

Variações: podem variar a largura de acordo com o modelo do terno e a moda vigente, mas não encontrei nenhum padrão de tamanho que pudesse indicar, provavelmente deve ficar entre 5 cm (slim) e 9 (padrão) cm.

…….

Como escolher a lapela ideal para seu terno, costume ou smoking

Escolha pela ocasião: um almoço de negócio comporta um terno com lapela notched, já um janter formal ou um casamento dão espaço para a lepela pecked, mas se a ocasião for realmente formal o melhor a garantir seu smoking.

Escolha pela largura: se você pretende alongar a silhueta escolha paletós slim fit de dois botões com lapelas proporcionais, se for uma pessoa encorpada mantenha a harmonia da área do tórax com uma lapela larga ou mediana.

Escolha pelo estilo: em eventos black tie opcional todas são aceitas, já em uma reunião de negócios você pode optar entre a peaked ou a notched, nesse caso seu estilo fal mais alto e se você é um cara mais conservador, certamente vai optar pela discreta notched, se quer um ar mais fashion provavelmente apostará na peacked.

Deixe uma resposta