Combinando o Casual com o Social na Moda Masculina

51

Nestes tempos em que o estilo está acima das rígidas regras moda masculina, combinar os trajes sociais com os casuais pode ser uma boa maneira de criar looks arrasadores. Quem não tem medo de arriscar pode gerar um número infinito de misturas e, além disso, criar uma imagem pessoal marcante e sofisticada.

Vamos dar uma olhada em alguns looks e ver o que nos ensinam:

Foto topo – a gravata e o colete são peças de um tradicional traje social, é aí que entra a camisa em cambraia (ou chambray) e muda tudo. Para acompanhar este combo vale uma calça jeans escura ou em sarja marinho e um brogue ou um tênis bem leve e simples nos pés.

Acima temos um bom exemplo de um traje social que se transformou em casual em um piscar de olhos: sai o paletó ou blazer, entra uma jaqueta em nylon, mas não uma qualquer, a escolha foi por uma peça bem cortada e justa que não contrastou com o caimento do restante da roupa. A bolsa no lugar de uma pasta executiva também deu uma ajuda, mesmo assim informal, é o tipo de visual aceito em algumas empresas não tão rígidas.

Cores e padrões casuais também podem transformar seu look. A combinação acima deixou a roupa jovial sem apelar para nenhum tipo de indumentária mais descontraída. Este é o tipo de efeito conseguido por homens que tem segurança na coordenação de cores e padrões, sem medo de ousar. Troque o paletó por uma jaqueta de couro marrom e o visual continua elegante e arrojado.

Uma das minhas fotos preferidas, mostra o que uma simples peça pode fazer por sua imagem. Imagine-se indo trabalhar com o costume completo, no final do dia surge um encontro ou um happy hour, troque o blazer por um cardigã como este e fique pronto para a diversão!

Outro exemplo incrível: quase todo formal, mas incrivelmente casual e elegante ao mesmo tempo! O costume preto e sério mas com corte bem sequinho ficou leve e descontraído graças a camisa e o quadriculado do sapato. Aliás este sapato também poderia dar lugar, por exemplo, a um slip da Vans também quadriculado.

Outra bola da vez: um colete de nylon para quebrar o ar clássico, além das combinações de cores ousadas onde o azul dá o contraste imediato com o laranja da calça, já a gravata harmoniza com o paletó tradicional de padrão window pane. Se a calça em veludo está muito chamativa para seu gosto, dá para trocá-la por uma chino ou até mesmo jeans.

Novamente o colete e o jeans mostrando que é possível dois estilos andarem lado a lado. A troca da gravata por um lenço também ajudou, mas os rapazes podem achar que fica um pouco afetado, neste caso, troque por uma gravata marinho e feche a camisa até em cima. Quer mudar ainda mais? Experimente uma gravata borboleta!

 

Dois itens aqui transformam o combo: a camisa xadrez e a pulseira de contas de madeira. Esta última merece destaque afinal pouco foi dito sobre este tipo de acessório, mas acho válido desde que não seja nada muito exagerado, acredito até que dá um charme a mais. Outro detalhe importante é o fato do terno ser cinza, território seguro para quem não se dá bem com o circulo cromático, nos demais itens, azul, azul e mais azul, com um pouquinho de vermelho, ou seja, a sofisticação está na combinação de roupas, não nas cores. O cardigã também não está lá a toa, arremata muito bem o look impedindo que a camisa chame muita atenção.

Opinião do autor
A vantagem destas combinações entre o casual e o social é que permitem trafegar pelos mais diferentes ambientes estando sempre bem vestido. Como já disse, se seu ambiente de trabalho não é muito conservador é possível fazer reuniões com clientes, visitar empresas, partir para um happy hour, marcar um encontro ou ir a uma festa com estilo e elegância. Cada vez mais estou vendo looks como estes tanto em blogs e revistas de moda masculina no exterior, quanto no Brasil, o que é, na verdade, uma tendência natural de nossos tempos, onde o ambiente corporativo está cada vez menos exigente com trajes e as pessoas se vestem cada vez melhor em situações cotidianas comuns.

51 COMENTÁRIOS

  1. Ola, boa tarde, vou acompranhar minha namorada na festa de formatura dela, ela ainda esta em duvida com as cores do vestido entre azul e vermelho, a 7ª foto ficaria legal? Obrigado.

    • Gustavo,
      geralmente em formaturas o traje exigido é o social completo, ou seja, terno, camisa social, gravata e sapato social, normalmente em cores escuras como preto ou marinho e eu não te aconselharia a fugir disso. Quanto a cor, não importa o que sua namorada vai usar, vocês não tem que estar combinando, só não podem usar estilos de roupa diferentes, por exemplo, ela de vestido de festa e você de jeans e camiseta.
      Abraços

    • Leonardo,
      apesar da cofraternização em um local bastante informal, acredito que você deve dar uma certa atenção a importância da ocasião usando terno e gravata e caso não queira usar o traje completo, escolha uma calça discreta e uma calçado que também seja adequado. Apesar de não ser um evento tão pomposo quanto um casamento na igreja, o casamento no cartório também merece respeito e elegância.

      Abs.

  2. Ricardo, você acha que combina usar jaqueta jeans com social (camisa, calça e sapato) para trabalho? O jeans seria um azul escuro. Obrigado.

  3. Ola, gostaria de saber se posso usar uma calça social cinza de um tom diferente, claro lembrando um azul violeta com camisa social preta , sapato preto e cinto preto.

    Obrigado

  4. Olá Ricardo, boa tarde!
    Trabalho em uma empresa onde é exigido traje social, até aí sem novidades e até gosto e me sinto melhor assim. Meu problema é, tenho muitas dúvidas todos os dia (nestes últimos 15 anos rsrsrs), quanto as combinações de calça, sapato (meia), camisa, eu até acho que não me visto mau, mas me sinto extremamente inseguro quanto as combinações. Oque você aconselharia? Algum site que eu possa encontrar sugestões do dia-dia ?

    desde já agradeço pela sua ajuda!
    Padovan

    • Rodrigo,
      não conheço nenhum site deste tipo até o momento, mas fique atento, estou preparando um post com regras para combinar camisa e gravata de diversas maneiras.
      Abs.

  5. Ola, eu gostava de saber se e’ too much usar uma calsa Azul, camisa preta, gravata Azul e casaco preto? na verdade e’ para o meu namorado. please, answer me!
    bj ..

  6. Ricardo, quais tipos de camisas, jaquetas, blusas e sapatos combinam com uma calça social? Tradicionalmente, como era usado antigamente? Abraços.

    • Como o próprio nome já diz a calça social era usada com o restante do traje social. As peças que você vai usar com ela dependem unicamente do seu estilo, tem gente que usa calça social com tênis e camiseta e fica bacana. Para ter algumas idéias, basta olhar as fotos que ilustram este post.
      Abs.

  7. Ricardo
    Meu irmão tem 16 anos e temos um casamento na família para ir , estamos em duvida sobre que roupa ele deve vestir por se tratar da idade dele o traje social de terno é um pouco exagerado não? o que você nos aconselha para montar o look do rapaz ! ?
    obrigado

    • Letícia,
      infelizmente na idade dele o terno já é quase uma exigência e as alternativas não são muito melhores, pois seriam: calça em alfaiataria com camisa social ou calça chino com camisa social, calçado para eventos deste tipo também é bem formal, ou seja ele estaria quase de terno, só não usaria o blazer. Como ele é bem jovem é possível optar por um terno slim fit cinza ou grafite, uma camisa colorida de tom claro e uma gravata com uma estampa bacana (pode ser até um xadrez). O sapato, para não ficar tão sério, pode ser um brogue ao invés do tradicional oxford, os furinhos deixam o calçado mais descolado e ele cai bem no look jovem.

      Talvez este artigo possa ajudar um pouco mais: http://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-um-casamento-um-guia-para-homens/

      Abs.

    • Bruno,
      em eventos como casamentos e formaturas fica melhor usar um camisa clara. O colete deve ser usado fechado, a não ser em looks totalmente casuais, com camiseta, por exemplo, neste caso tem muita gente que usa aberto.
      Abs.

  8. vou a um casamento mais não fico bem de calça social e sapato.. ja usei mais não cai bem.. e o noivo disse que pode ser um estilo casual.. tipo jeans tenis e camisa e blazer ..qual a dica? tenho tenis marrom e tenis preto o jeans azul e o restante? obrigado

  9. Tenho 1,70 de autura, magro, e quero ir ao casamento do meu melhor amigo, mas não sei oque usar. qual a dica?
    estava pesando em um look mais jovem, mas como misturar não tenho menor ideia, lembrado que aqui o clima é tropical.

    abraço. e agardadno respostas.

  10. Opa eae beleza, queria pedir uma dica , irei casar somente no cartório e queria algo mais casual, estava afim de usar um colete , uma calça jeans e um sapato social mas não sei que cor devo comprar o colete e a camisa de dentro a calça será azul ou se tiver alguma sugestão agradeço

  11. Olá, comprei um colete preto e queria saber se o colete pode se usar com camisa de manga normal, ou só combina com blusa social 3/4? e se uma camisa azul de manga curta, combina com o colete preto? tenho medo de usar e não cair bem…

    • Ih Pedro, peraí que você está todo enrolado!

      Não existe blusa social, existe camisa social e ela é sempre manga longa, lembre-se sempre que blusa não tem botão (ou tem alguns perto da gola), é feita de malha e usada com temperaturas um pouco mais baixas. Existem também camisas de manga curta, mas essas não são chamadas de sociais, pois não são usadas com o traje formal (terno).

      Quanto ao comprimento da manga: sempre use com mangas compridas, se estiver quente, dobre-as acima dos cotovelos. Mangas 3/4 não devem nem ser compradas, quanto mais usadas, pois não fazem nenhum sentido, você já tem a opção curte e longa, para que serve a 3/4?

      O colete é preto, cor neutra, ou seja, combina com tudo, então você não precisa se preocupar com a cor do que vai por baixo.

      Abs.

  12. Ola Gustavo,eu comprei um colete social preto,mas,estou em dúvida de que tipo de camisa seria melhor para usar por baixo, e como usar,pensei em camisa pólo,ou camisa social,e também não gosto de ensacar camisas! Como posso usar o colete social sem deixar o bom gosto de lado?

    • Alisson,
      a melhor escolha para o colete é sempre a camisa social, mas os modelos casuais também funcionam bem, como as camisas xadrezes ou as listradas. A pólo vai ficar estranha, é esportiva demais para este tipo de peça, ficaria melhor com um colete de nylon.
      Abs.

  13. Sim,me descupe errei seu nome,confundi com um rapaz que também comentou!
    Só uma coisa,e a questão de ensacar camisas?Não gosto muito,fica estranho se não ensacar?

    Desde já,obrigado pelos toques!

  14. Ricardo, Bom Dia!

    Comprei uma calça azul marinho slim, mas não sei qual cor de camisa devo usar com ela, pode me ajudar? A calça se assimilá muito com esta da matéria (primeira foto). Como sou bem branco, acho que uma camisa branca não ficaria muito legal. Outra questão é o sapato, posso usar um preto básico?

  15. Boa tarde Ricardo, conheci seu site faz uns meses e já virei fã. Parabéns pelas matérias e dicas.
    Gostaria de saber qual é a marca do cardigã da 4º foto. É de qual coleção? Por acaso sabe onde posso encontrar para comprar.
    Desde já agradeço.
    Abraço

  16. Bom dia Ricardo,

    Vou ser padrinho de casamento e vou entrar na igreja,gostaria de saber sua opinião, tenho uma roupa igual a essa acima combinando o social com o casual,o que você acha?

    • Ricardo,
      exceto que tenha a aprovação dos noivos, este tipo de traje não é apropriado para um casamento. Um terno escuro com camisa clara e gravata discreta estão de acordo com o protocolo para este tipo de ocasião.
      Abs.

  17. Ricardo,

    boa noite já faz algum tempo que venho procurando colete mais slin jeans para comprar e não encontro em lugar algum, poderia me indicar alguma loja que possa encontra?

    Principalmente o modelo que o rapaz esta usando com lenço preto e branco show.

  18. Eu gosto de combinar calça social preta com camisa social azul médio, casado de nylon preto e tênis de aventura também preto. Como acessórios, uso um cinto preto com fivela na cor prata, um relógio digital com pulseira cinza e anel de borda do visor na cor prata, um cordão prateado mais ou menos fino, uma case quadrada toda preta presa ao cinto (para guardar a minha câmera) e uma mochila de aventura.
    Esse look muitas vezes se faz necessário devido a minha profissão de jornalista e fotógrafo, e ao fato de eu ser motociclista.

    • Ronan,
      como o casamento é diurno a calça clara está adequada, mas a combinação é bem casual, você tem certeza de que o traje solicitado para o evento não é formal (terno e gravata)?

      A camisa marinho está bem, mas se você quiser optar por uma mais clara pode ser ainda melhor, principalmente para uma cerimônia nesse horário.

      Abs.

  19. Olá. Vou na formatura do ensino médio de uma amiga, e ela disse que posso ir de camisa social. Nesse caso, posso usar camisa social e um tênis casual, tipo os da lacoste ou calvin klein?

  20. Ricardo, no caso eu usaria uma camisa social, uma calça jeans bonita que combine, e um tênis tipo este:
    http://www.zattini.com.br/produto/tenis-lacoste-glendon-D66-0341-012
    ou este:
    http://www.shop2gether.com.br/tenis-lerond-canvas.html?fee=10&fep=377484&utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=zanox-afiliados&zanpid=2106533236233896960
    Não se esqueça de que tenho 18 anos e acho que um sapato não combinaria, o que acha?

Deixe uma resposta