Clutches Masculinas Voltam a Fazer Sucesso

04/08/2012 3 Comentários por

Em algumas ocasiões pode parecer exagerado sair de casa com uma mochila ou uma volumosa bolsa, quando tudo que precisamos é de um tablet, smartphone, cartões, chaves e alguns trocados, talvez por essa simplificação das ferramentas de nosso cotidiano que as clutches masculinas, conhecidas nos anos 70 (seu auge) como capangas, estejam cada dia mais presentes nos editoriais de moda, sites de streetstyle e desfiles das mais diversas grifes de moda masculina internacionais como Bottega Veneta, Gucci (fot acima) e Louis Vuitton.

Hoje a clutch masculina tem formato variável: algumas parecem uma pasta de documentos, outras são mais similares a bolsas femininas, pouca coisa maior que um envelope de carta, mas mais espessas. O primeiro tipo vai muito bem para que não se separa de do iPad ou ultrabook, entre outras coisas, o segundo é para aqueles que levam apenas um celular, chaves, ou até um game portátil para os momentos de tédio.

Se o tamanho reduzido é um ponto a favor para quem não tem muito a carregar, também é um ponto contra: ainda me lembro das diversas vezes em que meu pai, já no final dos anos 70, vasculhava todos os cantos desesperado por ter perdido sua querida capanga, pois, ao contrário de uma mochila ou carteiro, a clutch masculina não está presa ao corpo todo o tempo, sendo comum colocá-le em cima de balcões, mesas e bancos de táxi, aí já sabe, os esquecidos vivem tomando sustos, quando, na melhor das hipóteses, não tomam prejuízos.

Há 3 ou quatro décadas as clutches masculinas eram, invariavelmente de couro ou material similar, hoje, além dos materiais tradicionais existem modelos em lona, jeans, feltro e até plástico, só para citar algumas variações, ficando mais fácil encontrar um exemplar que se encaixe em seu estilo ou até, se necessário, adquirir mais de um, garantindo o uso da uma clutch para trabalho ou passeio que pode ser mais casual e outra para eventos como festas formais que exigem um material mais requintado e um design sofisticado.

Na galeria de fotos abaixo selecionamos algumas opções da capanga 2.0 para que se tenha idéia da variedade disponível atualmente:

Opinião do autor:

A clutch masculina ótima quando não temos muito a carregar e, ao mesmo tempo, não queremos encher os bolsos com toda sorte de cacarecos, algo que considero condenável, acabando com a elegância da roupa e enchendo nossa silhueta de volumes, mas que as vezes é inescapável. Por outro lado, não sou dos mais atentos e certamente continuaria a tradição familiar de esquecer o acessório em qualquer lugar, sem contar o fato de que ficar com uma das mãos continuamente ocupada me aborreceria muito. Por estas e outras que, mesmo achando a clutch masculina bonita e estilosa, provavelmente não adotaria no meu dia a dia.

Leia também:

Destaques, Galerias de Fotos, Moda Masculina, Multimídia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Clutches Masculinas Voltam a Fazer Sucesso”

  1. Michel Portela says:

    Boa noite Ricardo!
    Adorei a matéria sobre as bolsas masculinas clutch, gostaria de saber onde encontro modelos semelhantes aqui em Sampa. Wusl marca aqui esta investindo nesta tendência novamente. Zara será q encontro? Colcci ou qual outra marca? Desde já grato pela atenção.

    Michel Pirtela

Deixe um comentário