Camisa Com Colarinho Button Down: Onde Usar e Como Usar?

0

Camisa Com Colarinho Button Down: Onde Usar e Como Usar?

Existe um tipo específico de peça de roupa masculina que levanta dúvidas a respeito de seu uso: a camisa com colarinho button down, também conhecida como camisa de colarinho abotoado ou colarinho americano. Apesar de ser muito semelhante a um item de vestimenta social normal, ela possui um grau de casualidade que limita um pouco seu uso.

1 – Como identifico uma camisa com colarinho button down?

Ela possui dois pequenos botões (um para cada ponta) que mantém as abas do colarinho fixas, impedindo que ele saia do lugar.

Camisa Com Colarinho Button Down: Onde Usar e Como Usar?

Também existem as camisas cujos botões ficam cobertos por uma segunda camada de tecido ou que ao invés da casa possuem uma alça que se prende ao botão, ambas são conhecidas como button down hidden. Você até pode achar que isso disfarça o colarinho button down, mas na verdade só deixa o visual mais clean, pois ainda dá para notar que ele está abotoado.

2 – Como surgiu o colarinho button down?

A ideia surgiu nas camisas polo, quando os jogadores tinham problemas com colarinhos que levantavam com o vento e atrapalhavam a visão ou batiam no rosto.

3 – Posso usar em um casamento?

Não, exceto em festas informais, pois a peça tem um grau de casualidade que a elimina da lista de trajes formais, especialmente os usados em cerimônias como casamentos e formaturas.

4 – Posso usar o colarinho americano no escritório?

Depende, se sua empresa é muito exigente quanto ao dress code é melhor não arriscar, se o ambiente é um pouco mais descontraído, um business casual, por exemplo, dá para tentar incorporar a peça, mas antes de uma sacada nos colegas e veja se algum deles está vestindo uma button down, essa será a sua dica!

5 – Posso usar com qualquer tipo de terno?

Nem todos, os de abotoamento cruzado (ou abotoamento duplo) são muito elegantes para esse tipo de camisa, no entanto os costumes comuns aceitam a peça desde que seja uma ocasião informal. Os trajes de algodão e linho casam bem com esse tipo de camisa, justamente por seu caráter levemente informal.

6 – Posso usar com jeans?

Tranquilamente! Aliás, como se trata de um colarinho muito democrático você vai encontrá-lo em camisas com uma pegada mais social, mas também vai vê-los presentes em camisas xadrez, jeans e até de linho.

7 – Quais são as ocasiões ideais para a camisa de colarinho abotoado?

Qualquer tipo de passeio que não exija uma roupa formal permite esse tipo de camisa, incluindo aí um encontro, barzinho com os amigos, uma ida ao cinema ou aquela ida descompromissada ao shopping.

Como já disse, só em alguns ambientes de trabalho e em cerimônias formais é melhor evitar.

8 – Posso usar desabotoado?

Pode se o look for extremamente casual, com bermuda e tênis, por exemplo, caso contrário é bom deixá-lo perfeitamente abotoado.

9 – É melhor com ou sem gravata?

Aí vai depender do local, do momento e do seu estilo, mas é bom deixar claro que é possível usá-lo com ou sem gravata.

10 – Quais as peças que melhor combinam com o colarinho button down?

Blazers de lã ou de linho, gravatas de crochê, cardigãs e jaquetas tipo bomber formam boas combinações. Para quem curte um visual bem descolado e casual, vale sobrepor com uma camiseta, principalmente os modelos em denim, chambray, flanela e as com estampa xadrez, não importando o tecido.

Dicas finais

Camisa Com Colarinho Button Down: Onde Usar e Como Usar?

  • Cuidado na hora de desabotoar, muita gente estabanada acaba perdendo os botões na terceira ou quarta vez que veste a camisa;
  • Quando for comprar uma camisa deste tipo verifique se os botões do colarinho estão bem costurados;
  • Os colarinhos button down sempre são mais macios do que os engomados das camisas sociais e não possuem as típicas barbatanas que mantém a peça esticada.

Veja também nosso post que mostra como identificar os tipos de colarinho, clique aqui.

Deixe uma resposta