Boinas: Newsboy e Flat Cap, o Que São e Quais Suas Diferenças?

5

Boinas: Newsboy e Flat Cap, o Que São e Quais Suas Diferenças?

Estamos acostumados ao boné tradicional, geralmente no modelo baseball ou trucker, aliás eu diria que é o acessório masculino mais usado no Brasil e nem sempre apropriadamente. Mas existem dois outros “chapéus” que podem ser considerados bonés apesar de algumas pessoas (como eu) preferirem chamá-los de boinas: o newsboy e o driver (ou flat cap).

É boné ou boina?

Em primeiro lugar vamos justificar o uso do termo boné: acontece que em inglês temos o newsboy cap e o fat cap ou driver cap, onde cap pode ser perfeitamente traduzido como boné, mas muita gente se refere a estes dois modelos como boinas. Para botar ainda mais lenha na discussão, a princípio o flat cap era chamado de bonnet (ou boina) passando depois a ser considerado um “cap”.

Como o brasileiro tem uma imagem muito específica do que é um boné, acho melhor chamá-los de boinas para evitar qualquer confusão.

…….

Flat Cap: História

Boinas: Newsboy e Flat Cap, o Que São e Quais Suas Diferenças?

Segundo diversas fontes ele surgiu no norte da Inglaterra no século XIV, mas a parte mais engraçada é que em 1571 foi instituída pelo parlamento britânico uma lei que obrigava os homens a usar algum tipo de gorro de lã durante os domingos e feriados, a medida visava incentivar o consumo da lã produzida localmente e acabou firmando o “flat cap” como chapéu usado por burgueses, comerciantes e aprendizes, mesmo quando a lei foi revogada.

Os ingleses acabaram levando o acessório para a América, onde a peça se tornou muito popular a partir do final do século XIX. Também foi por causa dos ingleses a onda de flat caps na Itália no início do anos 1800. No começo do século XX era comum ver crianças e jovens usando-o como parte do uniforme escolar, é por isso que ele tem esse apelo tão retrô, pois é muito comum vê-lo em filmes que retratam os anos 20 e 30.

Inicialmente os flat caps eram feitos de lã, mas a revolução industrial e os avanços da moda a partir do século XX tornaram populares modelos em diversos outros tecidos, como a sarja, por exemplo.

Na moda atual

Hoje o flat cap voltou a ganhar atenção devido a sua adoção por parte de diversas celebridades, como o ator Brad Pitt ou o modelo David Gandy. Mesmo as lojas de varejo admitiram recentemente que houve um aumento na procura deste acessório nos últimos anos.

Também conhecido como: driver cap, ivy cap, derby hat, driving cap, irish cap, cheese-cutter (na Nova Zelandia).

…….

O Newsboy Cap: História

Boinas: Newsboy e Flat Cap, o Que São e Quais Suas Diferenças?

Certamente o flat cap foi o ponto de partida para a criação do newsboy, por esse motivo não há muito o que dizer sobre ele, só que ele deve ter se popularizado no final do século XIX, sendo muito usado pelos garotos que vendiam jornais no início do século XX.

Na moda atual

Também veio na onda das celebridades como David Beckham, conhecido entusiasta do modelo, mas há anos é marca registrada do vocalista do AC/DC, Brian Johnson.

Também conhecido como: baker boy, apple cap, eight piece cap, eight panel, cabbie, applejack hat e poor boy cap.

…….

Flat Cap X Newsboy Cap – Como diferenciá-los?

Boinas: Newsboy e Flat Cap, o Que São e Quais Suas Diferenças?

Na verdade eles possuem mais similaridades do que diferenças, então é comum confundi-los, mesmo assim dá para identificar cada um dos modelos se você prestar atenção em certos detalhes:

– As costuras formam oito gomos no newsboy e dão um pouco mais de volume , no seu irmão mais velho elas  deixam o formato achatado, começando na parte de trás, indo até a frente pelas laterais;

– O newsboy tem um botão que dá acabamento onde as costuras se encontram no topo, já o flat cap tem a parte de cima totalmente lisa;

– A maneira como os dois são confeccionados faz com que seus formatos sejam ligeiramente diferentes, o flat cap é mais baixo e sem sobras nas laterais, o newsboy um ligeiramente mais alto e com um pouco de sobra na lateral.

Similaridades

Entre as similaridades podemos citar: tecidos e materiais da parte externa (couro, lã, sarja, algodão, etc) ou da parte interna (seda, cetim ou poliéster), a aba rígida e reta, tamanho e o formato com o material caindo sobre a aba. Tudo isso pode se repetir nos dois modelos.

Cores

Ambos são facilmente encontrados em tons neutros com abundância de cinzas, do médio ao chumbo, preto, marinho e bege, mas nada impede de encontrar modelos em tons fortes ou com padrões como o rabo de peixe, o príncipe de gales ou o xadrez tipo tartã, entre outros.

…….

Mais adiante falaremos sobre como montar looks com esse tipo de acessório, fique atento!

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Ricardo!
    Sou adapto do Flat Cap à décadas! Mas e um tanto difícil encontrar um modelo com boa qualidade e que seja confortável. Tenho um bem legal, mas já está bem surrado. O que me incomoda, é que nele tem um bordado com a marca bem grande na parte de cima, e que ficou bem evidente depois que a cor desbotou… não gosto desses detalhes!
    Seria ótimo se você pudesse indicar algumas lojas on-line para comprar. Pois aqui em Recife, é bem difícil encontrar.
    Grande abraço! 😀

    • Silvanio, existem muitas opções de lojas de chapéu pela internet, mas não tem nenhuma que eu já tenha comprado alguma coisa para te indicar, infelizmente.

      Abs.

  2. Olá Ricardo, Interessante a matéria, sempre pensei que boina era apenas boina, não sabia que havia diferenciações.

    Antigamente usava muito boné, hoje é muito raro, sem contar que minha esposa odeia bonés, segundo ela fico com cara de “muleke” rss.

    Ao contrario do boné parece que as boinas tem um pouco mais de classe, se é que posso dizer assim, sendo usadas até mesmo com trajes sociais, existe alguma regra quanto ao uso de boinas em locais fechados?

    Abraço,

    Wilson Souza

    • Wilson,
      tanto boinas quanto bonés e chapéus devem ser retirados em locais fechados como restaurantes, festas, cinemas, galerias de arte e até mesmo em jantares nas casas de amigos. Dá para abrir exceção para áreas comuns de shoppings (corredores, etc).

      Abs.

Deixe uma resposta