Bespoke, Sob Medida ou Pronto: Qual é o Melhor Terno Para Você?

Pronto, sob medida ou bespoke, qual é a melhor maneira de comprar um terno e qual se encaixa no seu perfil.

2

Se você tem costume de ler sobre moda masculina ou compra em lojas dedicadas a roupas formais já deve ter ouvido os termos bespoke, made to measure e ready to wear e talvez tenha lido nosso post que explica o que quer dizer cada um deles – se não leu, recomendo que clique aqui.

Abaixo você poderá descobrir qual é o melhor maneira de adquirir um terno de acordo com seu tipo de corpo, sua ocupação e seu poder aquisitivo.

Ready to wear  (prêt-à-porter ou off the rack)

Traduzindo, o “ready to wear” é o “pronto para usar”, cujo significado da expressão em francês (prêt-a-porter) é exatamente o mesmo. Também pode ser chamado de “off the rack” ou abreviado para OTR, algo como “tirado do cabide.

A roupa pronta tem a vantagem de estar a disposição para uso imediato, enquanto os métodos restantes vão exigir algum tempo entre a tomada de medidas e a entrega do traje finalizado. Por outro lado você tem que dar sorte de encontrar um caimento que se adapte o melhor possível ao seu corpo ou, ao menos, permita ajustes finos que vão deixá-lo mais elegante, lembrando que mesmo estes ajustes pode demorar de horas até alguns dias, dependendo de sua complexidade.

Um dos fatores de maior peso aqui é o preço. Como são feitos em grandes quantidades e rapidamente, esses trajes sociais tem preço mais acessível, claro que esse preço pode depender da marca e dos materiais utilizados. Contudo oferecem um menor grau de personalização nos detalhes como bolsos, botões, costuras e forro.

Quem procura um terno ready to wear?

  • Homens com orçamento curto;
  • Quem precisa de roupa social com urgência;
  • Aqueles que não se importam com pormenores de estilo;
  • Pessoas que não tem um alfaiate por perto ou não podem pagar pelos serviços de um;
  • Quem tem o corpo dentro dos padrões, precisando apenas de pequenos ajustes para que a roupa sirva.

…….

Made to measure (MTM, su misura, custom made)

É o que chamamos de “sob medida”. Geralmente este conceito é usado em ternos e blazers, ou seja, a alfaiataria masculina ou feminina, mas também pode abranger outras peças. Trata-se de um traje customizado para você, mas que não é feito do zero, as roupas tem um padrão e são personalizadas tendo em vista suas medidas, deixando o resultado muito superior ao ready to wear.

Muita gente confunde esse processo com a alfaiataria feita do zero (bespoke), mas o “su misura”, como é chamado na Itália, não chega a ter o grau de personalização encontrado em uma criação feita sob encomenda desde o início.

O preço de um traje assim é mais alto do que de produtos ready to wear, pois envolve um trabalho mais elaborado, demorado e minucioso, além de provas e tomada de medidas, mas bem abaixo do custo da alfaiataria clássica.

Uma das vantagens desse processo é que a roupa geralmente fica pronta mais rápido que se fosse criada do zero, mesmo assim é melhor não deixar para fazer seu terno na última hora.

Quem procura um terno su misura?

  • Homens com poder aquisitivo um pouco maior;
  • Indivíduos que tem maior noção sobre moda e caimento de trajes sociais;
  • Pessoas preocupadas com imagem pessoal;
  • Executivos de grandes corporações;
  • Aqueles que não necessitam de um terno a curto prazo, mas também não podem esperar demais por sua confecção;
  • Pessoas que estão fora dos padrões do ready to wear.

…….

Bespoke

O método é o mais perfeito, cuidadoso e artesanal possível. O alfaiate trabalha não só como um artesão, mas como consultor, orientando o cliente a respeito das melhores escolhas – do tecido ao acabamento – entregando peças com caimento primoroso. De longe é o produto mais bem acabado e personalizado.

O preço de um costume feito dessa maneira pode chegar a valores estratosféricos, mas tudo vai depender do marca ou da fama do alfaiate, da qualidade dos tecidos, nível de customização e sofisticação do acabamento.

O tempo para elaboração do traje vai depender do ritmo do profissional, mas raramente está abaixo de 30 dias, ou seja, se você precisa de seu terno com urgência, é melhor partir para outra solução.

Por outro lado você pode escolher os tecidos, a modelagem do terno (inglês, italiano ou americano), o tipo de botão, das costuras, dos bolsos e do forro, até se o punho do paletó será funcional ou apenas com botões decorativos.

Quem procura um terno bespoke?

  • Quem pode gastar mais com um traje social, embora existam opções para vários bolsos;
  • Homens que não precisam de um terno com urgência;
  • Aqueles que querem suas roupas o mais personalizadas e impecáveis possível;
  • Os que prezam um caimento feito com precisão;
  • Pessoas que trabalham em altos cargos e querem passar uma imagem imponente (ou só querem passar uma imagem imponente);
  • Indivíduos cujo corpo está muito fora dos padrões do ready to wear e até do made to measure em alguns casos.

…….

Considerações finais

É importante lembrar que em qualquer um dos casos você pode comprar um produto ruim, pois muito do resultado final depende da qualidade dos tecidos, dos aviamentos e da habilidade de quem vai manusear tesoura, agulha e linha. Um costume ready to wear Zegna pode ser melhor do que um traje elaborado por um mau alfaiate, mesmo que ele tenha sido feito com todas as suas especificações, a limitação no caso é apenas o caimento, pois os gordinhos, os muito magros, os baixos e os muito altos sofrem com os padrões escolhidos pela indústria da moda.

Dicas para comprar seu terno

  • Nunca deixe para comprar seu costume na última hora;
  • Pesquise as opções disponíveis, pois podem surgir trajes customizados por um preço menor do que você imagina;
  • Alguns problemas de caimento podem ser resolvidos, saiba antecipadamente quais você consegue contornar;
  • Foque no tecido, preferindo a lã fria sempre.

…….

Leia também:

Qual é a Diferença Entre Alfaiataria Bespoke, Made to Measure e Ready to Wear

Vídeo: Guia Para Comprar o Primeiro Terno

2 COMENTÁRIOS

  1. Opa Ricardo… fiz uma aquisição recente (após emagrecer uns 20kg) de um terno (de verdade = 3 peças) de lã fria navy blye e digo que valeu cada centavo. Com os ajustes, ficou muito bom o caimento e tudo isso com base nas dicas que escutei no Papo H de um bom tempo atrás… Aproveitei para combinar ele com um relógio de bolso que deu o toque especial ao traje. Como moro aqui no Rio Grande do Sul, provavelmente terei muitas oportunidades de utilizar ele completo…

Deixe uma resposta