Beltless: Dá Para Usar Terno Sem Cinto?

2

Beltless: Dá Para Usar Terno Sem Cinto?

É comum receber comentários de leitores estranhando quando publico uma foto onde aparece alguém usando terno sem cinto, na maior parte das vezes eles reclamando que a falta faz o traje parecer incompleto.

Não vou mentir, muitas vezes eu gosto do acabamento que o acessório proporciona ao look, mas em determinadas ocasiões realmente dá vontade de criar algo mais clean e o beltless (“sem cinto”, em inglês) é uma maneira extra de dar uma limpada no visual.

Só para esclarecer, a ideia não é nova, os homens usam o traje social assim há muito tempo, muito mesmo! Duvida? Então pense em suspensórios e como eles eram onipresentes no passado, ninguém sentia falta de uma faixa de couro atravessando a cintura do cavalheiro.

Trousers adjusters* e mais nada!

 

Mas também é possível usar a calça de alfaiataria, seja ela parte de um terno ou não, sem nenhum tipo de acessório garantindo que ela fique no lugar, desde que ela seja dotada de um detalhe chamado “trouser adjuster” ou “martingale” que fica na altura da cintura e permite ajustá-la para que não fique caindo. Esse recurso geralmente é formado por uma tira do mesmo tecido da calça e uma fivela ou botão que permite regulagem.

No caso das fivelas a regulagem é mais certeira, pois é só ajustar a calça até que ela fique exatamente no seu tamanho, já os botões oferecem apenas 2 ou 3 ajustes, então tem que torcer para que eles sejam suficientes, em compensação acho-os mais charmosos, principalmente os de couro.

Muitas calças de smoking trazem duas cintas de ajuste na parte de trás, assim como os botões para uso com suspensórios, já que não dá para usar cinto por baixo do cummerbund, a faixa de cetim usada na cintura. Esse modelo de calça é conhecido como fishtail (foto acima).

Obs: ao usar o traje completo (paletó, calça e colete) a ausência do cinto é mais difícil de ser notada, pois o colete ajuda a bloquear a visão da cintura.

Beltless na moda casual

Nos anos 90 foi bem comum usar jeans sem qualquer tipo de cinto ou com suspensórios, independentemente do resultado ficar bom ou ruim, basta assistir alguns episódios de segunda temporada de Seinfeld para comprovar. Atualmente o cinto é também uma maneira de mostrar estilo e deixar o visual mais descontraído, mas ainda assim existem os adeptos do beltless, o único problema é encontrar uma calça que te sirva perfeitamente a ponto de não haver nenhuma preocupação de que ela vá parar nos seus joelhos.

Obs: é importante notar que sem o cinto o look casual sempre parece ainda mais casual, portanto não dispense o acessório se a intenção é estar informal, mas alinhado.

*Nota

O nome em inglês é tosco, mas parece que por lá o pessoal não se importa muito com os nomenclaturas mais pomposas, sobretudo os de origem francesa como o termo “martingale”, muito usado pelos profissionais de moda, por outro lado esse nome também é dado para um dispositivo parecido que faz parte dos arreios de cavalo, talvez usem “trouser adjuster” para não confundir a cabeça dos cowboys e jóqueis. 🙂

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta