Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

2

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Sempre digo que acessórios (como a bandana) são uma boa maneira de dar personalidade ao seu visual, pois escolhas pessoais nos pequenos detalhes acabam mostrando mais sobre seu estilo e te diferenciando do restante, sobretudo atualmente quando que as roupas parecem tão minimalistas.

Contudo, acessórios também são uma grande fonte de dúvidas e resistência masculina, muita gente trata como frescura, outros acham difícil encaixar no look sem exagerar, e suponho que podemos dizer com certa segurança que a bandana se encaixa em ambos os casos.

Hoje, no Brasil, existe o desejo de transformá-la em um acessório mais popular, as lojas passaram a oferecer uma maior diversidade da peça, enquanto sites, como o Canal Masculino, se dedicam a incentivar sua adoção como elemento de estilo.

Se engana quem pensa na banda usada apenas na cabeça ou no pescoço, na verdade trata-se de um item versátil, limitado apenas por sua criatividade. Para dar uma amostra dessa afirmação vamos exemplificar aqui como é possível usar bandana em looks masculinos em, pelo menos, meia dúzia de maneiras estilosas e simples.

Mas antes vamos ver quais são as principais características desse acessório:

  • Tamanho – 50 X 50 cm (em média);
  • Tecido – algodão nas versões clássicas, mas pode ser também de seda, poliéster ou outro tecido leve;
  • Cores – as mais comuns são vermelho, preto e azul marinho, porém existem até multicoloridas;
  • Estampas – é impossível não pensar nas bandanas com estampa monocromática paisley, entretanto caveiras, micro estampas, corações, estrelas e ramos estilizados são bem comuns nesse tipo de peça.

Como usar bandana em looks masculinos

1 – Bandana na cabeça

a) Estilo headband

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Dobre a bandana na diagonal e depois vá dobrando até conseguir uma faixa de aproximadamente uns 8 cm de largura, depois é só amarrar as duas pontas atrás. É a maneira mais simples de usar bandana na cabeça e uma das mais populares.

A dica é usar em looks casuais com pegada jovem em momentos de lazer, shows de rock, passeios ao ar livre, etc.

b) Estilo cigano/pirata

Esta forma era muito usada para proteger a cabeça do sol e segurar o suor que caia da testa. Jogue a bandana dividida na diagonal sobre a cabeça de uma maneira que as pontas fiquem para trás, pegue as maiores e faça um nó por cima das menores para garantir que a peça fique bem presa (foto).

Aqui, quanto mais despojado melhor o combo, portanto camisetas, jeans e tênis conversam bem com esse estilo.

…….

2 – Bandana no pescoço

a) Estilo cowboy

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Mais uma vez com a bandana dividida ao meio na diagonal, coloque as pontas mais curtas na frente e use as mais longas para fazer o nó na nuca.

Essa maneira de amarrar possibilitava aos cowboys cobrir o rosto rapidamente para se proteger da poeira do deserto.

Por trazer essa herança western ela fica interessante com camisas jeans e jaquetas trucker, mas não se sinta limitado, dá para usar a imaginação.

b) Amarrada com nó simples na frente

É a maneira mais simples e uma das mais populares (em alta atualmente): com a bandana dobrada ao meio e enrolada, basta dar um ou dois nós na parte da frente, deixando as pontas por dentro ou por fora da camisa/camiseta.

Versátil, dá para usar esse estilo de prender a peça em diversas combinações de roupa.

c) Nó simples atrás

Da mesma maneira é possível usar a bandana com o nó para trás, mas nesse caso é melhor fazer uma amarração mais discreta para não ficar com excesso de tecido pendendo nas costas.

Enquanto amarrada na cabeça, a bandana é extremamente casual, mas aqui (e na sugestão anterior) ela já se torna aceitável em um look mais elegante, com blazer sobrepondo uma camisa ou camiseta.

d) Bandana presa com anel

Usar no pescoço é cool, mas dá para ficar ainda mais descolado, usando um anel de metal para atar o tecido logo abaixo do pescoço. Existem lojas que vendem tiras de couro ou pedaços de metal próprios para esse fim, mas há quem improvise com anéis (joias) e até aros de chaveiro e de latas de cerveja (!).

d) Tipo “choker”

Faça uma dobra mais grossa, enrole no pescoço sem muita folga, finalize dando duas voltas no tecido e amarrando na frente. O resultado, embora alguns homens achem mais feminino, é mais vistoso, ousado e pode ser um bom recurso para quem acha seu pescoço muito fino.

e) Sem nó, só adornando o colarinho/gola

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Outra opção é essa que exige menos esforço: o lenço simplesmente jogado em torno do pescoço sem nó, com as duas pontas guardadas dentro da camiseta ou camisa.

A bandana fica menos aparente dessa maneira e muita gente gosta justamente por isso.

f) Usada como se fosse um ascot

Em uma explicação bem grosseira, o ascot é um misto de lenço com gravata. Usado no pescoço, ele dá acabamento a um look mais elegante, geralmente na presença de blazers e camisas muito bem alinhados.

A bandana também pode fazer as vezes de ascot, basta saber fazer o nó do jeito certo. No vídeo abaixo você pode aprender a executá-lo, é bem simples.

3 – Bandana na cintura

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Bem popular entre os rockers, a bandana presa na cintura dá o toque diferentão ao look e pode ser presa em 3 locais: no bolso (uma das pontas), amarrada no passante ao lado do bolso ou presa no cinto.

4 – No bolso traseiro da calça

Aqui o acessório pode ser usado ao gosto do freguês: dobrado, enrolado ou até colocado de maneira displicente, meio bagunçado. As peças coloridas, como a clássica vermelha, servem para dar um toque de cor ao look comportado.

……..

5 – Bandana amarrada na perna

Escolha de quem curte um look alternativo! Marcou o visual dos punks nos anos 70, dos fãs de hard rock nos anos 80 e dos grunges na década seguinte.

Basta dobrar na diagonal, enrolar na perna, geralmente abaixo do joelho, e amarrar.

6 – No lugar da pulseira, amarrada no pulso

Bandana: Dicas de Como Usá-la em Looks Masculinos

Outra maneira de usar a bandana muito popular entre os roqueiros. Basta dobrar a peça como se fosse prender no pescoço ou na cabeça e enrolar no pulso, prendendo com um nó bem dado.

…….

7 – Como lenço de bolso

Uma das maneiras mais discretas e elegantes de incorporar a bandana ao outfit é transformá-la em seu lenço de bolso, não só no blazer, mas também em jaquetas, coletes e até cardigãs, já mostrei que isso pode funcionar muito bem neste artigo aqui.

…….

Dicas para usar a bandana no dia a dia:

  • Use as cores fortes para chamar atenção para os pontos certos, como seu rosto ou tórax;
  • Preto, vermelho e azul funcionam como neutras, combinam com praticamente tudo;
  • Desenhos clássicos, como o paisley, são uma boa para quem quer começar a usar bandanas, sempre ficam bacanas e não são difíceis de combinar, sobretudo os monocromáticos;
  • Os tecidos rústicos são fáceis de inserir no look, já outros, como a seda, por exemplo, podem destoar em um combo muito despojado;
  • Evite usar esse tipo de acessório em ocasiões mais formais, exceto quando ele está fazendo as vezes de lenço de bolso.
  • Dê uma policiada no número de acessórios, a bandana já chama bastante atenção, se estiver pecando pelo excesso, exclua alguma coisa.

…….

Galeria de inspirações

……..

Dica final

Se puder investir nas bandanas de algodão ou alguma outra fibra natural, melhor, as sintéticas esquentam demais e acabam se tornando impróprias para o verão, ou seja, nada de usá-las na cabeça ou no pescoço.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta