As Partes da Camisa Social Masculina – Glossário da Moda

0

As Partes da Camisa Social Masculina - Glossário da Moda

Uma camisa social é bem mais complexa do que aparenta ao observador desatento. De cabeça, qualquer um lembra de colarinho, mangas, botões e bolsos; mas e a cava, a pala, as barbatanas e outros elementos que estão lá e fazem diferença na hora de montar a peça?

Sim, todos eles vão contribuir com o acabamento e caimento, além disso, conhecer a nomenclatura correta das partes da camisa social masculina vai te ajudar caso você decida fazer uma camisa sob medida.

As Partes da Camisa Social Masculina – Glossário da Moda Masculina

Neste post falamos sobre as partes da camisa social que você deve conhecer para entendê-la melhor e que podem até te auxiliar se você for comprar uma peça sob medida.

Partes da Camisa Social – Colarinho

Partes da Camisa Social - Colarinho

É a parte rígida da camisa que fica acima dos ombros e envolve o pescoço, por onde passa a gravata. Antigamente o colarinho era engomado para ficar firme e no lugar, hoje o material usado não necessita de todo esse cuidado. As pontas, mesmo nos modelos mais longos de colarinho, são mantidas sem dobras graças as barbatanas (também chamadas de paletas), pequenas tiras de acetato ou acrílico que podem ser inseridas nas extremidades e tiradas na lavagem.

É importante não confundir colarinho com gola, que é algo presente em camisetas e blusas, o colarinho é mais complexo e com visual bem diferente. O termo lapela também não se encaixa aqui, pois se refere a uma parte do paletó ou de certos tipos de casacos, vindo do pescoço e descendo até o peito ou ainda mais abaixo.

Leia também:

Aprenda a combinar o colarinho com o formato do rosto

…….

Partes da Camisa Social – Cava

Partes da Camisa Social - Cava

É o ponto onde é fixada a manga, bem no limite entre o ombro e o braço. Muito justa pode ficar desconfortável e limitar os movimentos, muito larga dá um visual desleixado e pode prejudicar o caimento da camisa. Em peças bem feitas ela é reforçada para suportar o estresse que o tecido pode sofrer ao levantar os braços ou carregar algo. Em inglês é chamada de “armhole”.

…….

Partes da Camisa Social – Mangas

Partes da Camisa Social - Mangas

São as partes da camisa que envolvem os braços e estão conectadas ao dorso na altura da cava. Seu comprimento de ir até a articulação da mão com o braço, ou seja, início da palma da mão. Em sua extremidade se encontra o punho (cuff, em inglês) que é feito em material mais resistente, além disso dá acabamento e elegância a camisa social masculina.

…….

Partes da Camisa Social – Punhos

Partes da Camisa Social - Punhos

Na camisa social pode ser feito do mesmo material do colarinho, dá um belo acabamento e um ar clássico que torna a camisa social incomparável em termos visuais. O punho comum se fecha por um ou dois botões ou pode ter formato reto, arredondado ou “quebrado” nas opções mais populares.

Partes da Camisa Social - Punhos

O punho francês pode ser simples ou duplo, necessita de abotoaduras para ser fechado e, embora seja considerado mais chique, é pouco usado no Brasil.

…….

Partes da Camisa Social – Carcela da manga

Partes da Camisa Social - Carcela da manga

É o nome daquela fenda na parte de trás da extremidade inferior da manga que facilita a passagem do braço. Um botão é usado para fechá-la depois que a camisa foi vestida, com o punho sendo abotoado logo em seguida. Se a manga está muito longa ela tende a ficar embolada, deixando a carcela meio aberta, apesar do botão, prejudicando a elegância da camisa.

…….

Partes da Camisa Social – Botões e casas

Partes da Camisa Social - Botões e casas

Permitem o fechamento da camisa e por serem tão simples ninguém nota o quão genial é esse sistema usado há séculos. Os botões podem ser de plástico, acrílico, madrepérola, madeira entre outros materiais. São presos por costura, sendo fundamental que ela seja bem feita para que eles funcionem a contento e não caiam a toda hora.

Partes da Camisa Social - Botões e casas

As casas são fendas que permitem a passagem do botão na hora de vestir, mas que os mantém presos no resto do tempo. O caseado, a costura que dá acabamento, é importante para que as casas não se abram com facilidade ou desfiem, deixando a camisa com cara de roupa barata.

Obs: algumas camisas sociais masculinas podem ter o abotoamento oculto (também chamado de invisível ou embutido), onde uma aba de tecido recobre os botões dando a impressão que eles não existem.

…….

Partes da Camisa Social – Bolsos

Partes da Camisa Social - Bolsos

Sempre localizados na altura do peito, os bolsos são pedaços de tecido costurados na altura do peito, tendo a parte de cima aberta, e que, apesar de terem a função de carregar objetos, hoje são pouco usados, estando mais presentes nas camisas casuais do que nas sociais. As camisas com caimento slim foram paulatinamente eliminando os bolsos, já que estes não combinavam com a silhueta mais seca da peça.

…….

Partes da Camisa Social – Pences

Partes da Camisa Social - Pences

São duas costuras feitas na frente ou atrás da camisa que retiram o excesso de tecido, deixando a peça mais acinturada. Tem que ser feitas com cuidado para evitar exageros e não marcar a barriga.

…….

Partes da Camisa Social – Fralda

Partes da Camisa Social - Fralda

A maioria das camisas sociais tem a parte de trás mais comprida que a da frente chamada fralda, isso serve para que a peça não saia para fora ao sentar, algo que pode acontecer em algumas camisas casuais, geralmente mais curtas. Essa sobra é chamada de fralda.

Em inglês a fralda é chamada de “tail”.

…….

Partes da Camisa Social – Pala

Partes da Camisa Social - Pala

A pala é a parte da camisa que cobre os ombros, muitas vezes ela pode ser dupla e costurada separadamente, gerando uma costura horizontal abaixo da dos ombros que atravessa as costas.

…….

Partes da Camisa Social – Remendo

Partes da Camisa Social - Remendo

É possível que você já tenha visto um triângulo de tecido no final da lateral da camisa, unindo a parte frontal com a parte de trás, ele se chama remendo e serve para reforçar a costura, tornando-a mais durável.

…….

Partes da Camisa Social – Pregas

Partes da Camisa Social - Pregas

Nem todas as camisas as possuem, mas normalmente elas são discretas, surgindo logo abaixo da pala para ajudar no caimento da camisa nos ombros.

…….

Partes da Camisa Social – Bainha

Partes da Camisa Social - Bainha

Acabamento dado no final da roupa para que o tecido não se desfaça. Está presente em camisetas, suéteres e cardigãs, mas nas camisas sociais ele é mais delgado, discreto e bem executado.

…….

Partes da Camisa Social – Monograma

Partes da Camisa Social - Monograma

Muito comum em camisas feitas sob medida, o monograma era usado até início do século para identificar os donos das camisas pelos empregados de uma casa. Como todo mundo fazia suas roupas em alfaiates e camiseiros, a melhor maneira de saber quem era o dono da peça era identificando a iniciais bordadas em locais como o peito, a barriga ou o punho.

Entenda melhor:

Para que servem os monograma nas camisas masculinas

…….

Leia também:

Vídeo: Colarinho e Nó de Gravata em Harmonia

Deixe uma resposta