As Melhores Cores de Terno Para Usar de Dia e de Noite

4

As Melhores Cores de Terno Para Usar de Dia e de Noite

Como um investimento em um terno ou costume não é dos mais baratos escolher a cor adequada para seu traje também não deixa de ser uma maneira de economizar dinheiro, pois com a escolha certa você não correrá o risco de comprar um traje que ficará encostado por falta de ocasião de uso ou simplesmente porque você não conseguiu conciliar o tom com o ambiente/horário.

As melhores cores de terno para usar de dia e de noite

Tem dicas valiosas no breve vídeo abaixo, mas você também pode ler o artigo na integra para ficar por dentro.

Aproveite para assinar nosso canal exclusivo no YouTube, clicando aqui.

Cores de terno para qualquer hora

As Melhores Cores de Terno Para Usar de Dia e de Noite

As cores mais tradicionais como o marinho e o grafite são adequadas tanto para o dia quanto para a noite, ao contrário do preto que, por mais clássico e popular, pode ser um pouco pesado para um evento diurno que não esteja ligado a trabalho.

…….

As melhores cores de terno para usar de dia

Durante o dia além do marinho e do chumbo (grafite) você pode apostar em tons claros, pois suas cores leves funcionam bem sob o ambiente mais iluminado. Seguem algumas sugestões:

  • Azul claro e azul royal;
  • Verde claro;
  • Bege, creme e castor;
  • Cinza médio ou cinza claro.

Obs: o marrom, mesmo em tom escuro, tem agradado bastante aos homens no uso durante o dia, aliás as cores escuras não estão proibidas, mas acho que em um dia quente, tão comum no Brasil, você vai preferir um traje claro.

…….

As melhores cores de terno para usar de noite

A noite os eventos são sempre mais formais e elegantes, nesse caso as cores escuras sempre dão um toque de classe incomparável. Aqui o marinho, o chumbo e o preto podem receber reforço de cores como:

  • Vinho ou violeta;
  • Verde musgo ou verde oliva;
  • Marrom escuro;
  • Azul petróleo (na versão mais escura).

Obs: Casamentos cujo dress code é o black tie opcional não tem negociação, você tem que ir de preto. Para o formal (passeio completo) é melhor ficar com o trio mais popular, mas os mais ousados podem tentar algo diferente.

No ambiente de trabalho:

As Melhores Cores de Terno Para Usar de Dia e de Noite

É bom lembrar que o ambiente de trabalho influencia diretamente a escolha da cor do terno, algumas empresas, sobretudo as grandes corporações e os escritórios de advocacia, preferem sempre os tons escuros, algumas chegam até a definir uma cor como “uniforme”, então antes de sair por aí com aquele belíssimo traje azul celeste é melhor saber o que sua empresa pensa disso, pode ser que não seja um problema, mas é melhor estar prevenido.

Uma última dica:

A paleta de cores escura que invade as ruas no inverno torna usáveis os tons mais fechados durante o dia, o mesmo não ocorre com as cores claras, essas dificilmente se encaixam em um programa durante a noite, mesmo no verão – talvez só em uma festa a beira mar.

Ou seja: se você quiser usar tons escuros que não o marinho e o chumbo durante o dia até vai conseguir, mas o inverso será bem difícil de ocorrer.

Para complementar:

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo Terrazo Jr.!
    Não devo usar terno na cor azul Royal a noite?

    No ano passado me casei no final do dia e acabei optando pelo terno azul Royal. Mas o casamento terminou já de noite.
    Segundo o vendedor onde comprei o terno, a cor azul Royal poderia ser usada tanto de dia como a noite.

    Pelo que já li, parece que fui enganado por um vendedor sem caráter.

    Obrigado pela atenção!

    Att,
    Peerre

    • Há quem considere o azul royal uma cor adequada para eventos noturnos, mais precisamente casamentos, por ser vistoso, mas não tão chamativo e “iluminado” quanto os outros tons de azul que são mais claros. Muitos noivos se casam de azul royal, entretanto é bom lembrar que eles tem liberdade de adotar um visual que atrai os olhares, pois são o destaque da noite.

      O brasileiro é meio permissivo com essa questão de cor de terno e já ví muita gente de terno cinza claro, por exemplo, em eventos noturnos. Não acho que o vendedor tenha agido de má fé, acho que ele simplesmente adotou esse comportamento, mais desencanado do brasileiro.

      Também é importante lembrar que o dress code sofre um pouco com as regionalidades, existem cores de roupas que são amplamente usadas em algumas cidades e em outras são consideradas inadequadas, além disso temos a questão do clima e esse calorão que faz no Brasil, que pede trajes frescos em tons claros, e por aí vai.

      Então não jogue fora seu terno, certamente conseguirá usá-lo com uma certa frequência, mas acredito que durante a manhã ou tarde ele fará mais sucesso, pois a luz do sol valorizará sua cor.

      Abs.

  2. Ricardo Terrazo Jr., muito obrigado pela atenção e esclarecimentos!

    Só uma curiosidade, na etiqueta do terno diz que é azul Royal, mas tenho a impressão de que o azul do terno é levemente mais escuro que o azul Royal que já vi em algumas roupas.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber sua opinião sobre o tecido que estão usando nos ternos e que parecem um xadrez?

    No meu terno tem esse detalhe no tecido, mas só dá para perceber se estiver perto, pois o detalhe do xadrez é em um azul um pouco mais escuro que o azul do terno.

    Mais uma vez, obrigado!

    Vou passar a acompanhar seu trabalho aqui e no YouTube!

    Parabéns e sucesso pra você!

    Att,
    Peerre

    • Peere,
      não existe um padrão muito rigoroso nas cores das roupas, alguns ternos são considerados azul royal, mas são bem mais opacos ou escuros, isso acontece por causa de variações de azul que não tem muito como serem nomeadas e acabam virando azul royal, mesmo que só tenham uma similaridade mínima.

      Os tecidos mais usados em ternos ostentam dois padrões de xadrez: o window pane e o Príncipe de Gales. Eu acho os dois lindos e elegantes, já falei sobre eles neste post:

      http://www.canalmasculino.com.br/chegou-a-hora-do-xadrez-na-alafaiataria-masculina/

      Vá seguindo os links no texto que você vai encontrar muita informação a respeito.

      Abs.

Deixe uma resposta