Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Análogas

01/05/2013 1 comentário por

combinar_cores_analogas_ft01

Entende-se por cores análogas aquelas localizadas imediatamente ao lado direito e esquerdo da cor escolhida como principal. A combinação de cores análogas geralmente resulta em looks harmoniosos e agradáveis, devido a proximidade das matizes dentro do círculo cromático.

circulo_cromatico_cores_analogas

Se usarmos novamente o azul como exemplo, teremos em uma das laterais o violeta e em outra o azul esverdeado, uma combinação bem fácil de ser encontrada no guarda roupa masculino e que pode criar visuais incríveis, mas sem o contraste encontrado nas harmonias complementares comentadas aqui.

combinar_cores_analogas_ft02

As cores análogas frias são ótimas para criação de looks para o inverno, ao passo que o contrário também ocorre com as análogas quentes. Apesar de cada cor possuir duas análogas, você pode usar somente uma delas se preferir.

combinar_cores_analogas_ft03

É por causa da relação entre cores análogas que azul e verde ou violeta e azul funcionam tão bem em looks masculinos, principalmente devido a discrição dos tons mais escuros, já o vermelho com laranja ou com magenta não ficam tão bem por configurarem combinações quentes e mais chamativas, algo que não agrada muito o gosto masculino.

combinar_cores_analogas_ft04

Como de costume, o segredo é focar em uma cor principal e usar a(s) outra(s) para peças menores ou acessórios, mas uma divisão meio a meio, como na foto acima, também pode funcionar, principalmente se você tiver uma peça neutra (como a camiseta) para intercalar.

Veja um exemplo de um look usando cores análogas:

Blazer + Camisa + colete de nylon - Inverno

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Análogas”

  1. Érika Campos says:

    Gostei! Ensina como combinar cores e dar certo.

Deixe um comentário