A Volta do Paletó de Abotoamento Duplo

8

O paletó de abotoamento duplo já foi sinônimo de traje sisudo, indumentária de gângster ou roupa dos anos 80, mas graças às novas leituras da peça feitas por grandes grifes e estilistas, ela tem aparecido, primeiro em desfiles, depois nas ruas das principais cidades. No Brasil ainda é raro, mas não impossível de se ver por aí o double breasted suit (como é chamado nos países de língua inglesa), mas em um lugar onde o terno não é um dos trajes mais requisitados, até por conta do calorão que enfrentamos, acredito que o modelo, seja ele com quatro, ou seis botões, não atinja o sucesso que anda fazendo na Europa, por exemplo.

Por que retornou?

O sucesso do paletó de abotoamento duplo nos anos 80 também foi sua maldição, pois a década foi um enorme celeiro de cafonice e seus exageros até hoje são considerados crimes contra o bom gosto, sendo excomungados dos guarda-roupas. Entretanto, você deve convir que a peça tem classe e estilo, só foi necessário o toque de grandes nomes da moda como Armani, Gucci, Salvatore Ferragamo ou Zegna, refinando sua silhueta com um corte mais moderno e seco, para que o fantasma da década de 80 sumisse e ele voltasse a circular. Porém, não pense que isso aconteceu do dia para noite, alguns estilistas tentam emplacar o paletó há anos, mas tudo tem seu tempo certo e, aparentemente, a hora é agora.

Como usar

  • Em primeiro lugar tente escolher um modelo de quatro botões, por ter uma cara mais moderna;
  • Certifique-se que ele caia bem na altura da barriga, sem sobrar nem apertar;
  • Não desabotoe a peça, nem mesmo quando for sentar (eu sei, eu sei…);
  • O paletó de abotoamento duplo funciona melhor em pessoas altas ou de média estatura, pois enfatiza a largura, os baixinhos tendem a ficar atarracados;
  • Quem está muito acima do peso devem evitar, já que ele chama mais atenção para a barriga;
  • Se o seu tiver um botão extra na parte de dentro, feche-o, ele ajuda para que os outros botões não fiquem repuxados;

Abotoamento

Nos modelos de quatro botões, feche apenas os botões de cima, nos de seis, existem variáveis, os de abotoamento médio utilizam só os dois do meio, deixando os dois de cima e um de baixo livres, dando a impressão de tórax maior, os de abotoamento alto fecham os quatro botões de cima deixando a silhueta esguia e desviando o olhar da cintura, favorecendo quem está um pouco acima do peso.

Como combinar

Use as mesmas combinações de gravata e camisa que você usaria em um terno normal, o lenço no bolso também é um bom arremate, mas pare por aí, o próprio paletó já tem muita informação, exagerar nos acessórios pode arruinar seu visual.

Para os fãs do estilo casual, estão sendo feitos modelos em sarja (foto acima) que podem cair bem com calças no mesmo material ou jeans, mesmo assim, o ideal é usá-lo abotoado, fazendo par com calçados mais pesados, como botas, ou mais leves, como oxfords, ou seja, use-o como se fosse um blazer um pouco mais sério. Também há quem goste de fazer o mix de formal e casual (foto abaixo) e há quem condene este tipo de look, pessoalmente não tenho nenhum problema com isso.

Opinião do autor:

Tenho alguns casacos de abotoamento duplo e confesso que o maior problema é acostumar a usá-los fechados o tempo todo (algo considerado correto por muitos) por isso acabo quebrando a regra quando a combinação é informal, mesmo assim acho o paletó de abotoamento duplo um item bacana, com um ar clássico que remete a uma época mais elegante e talvez até por não estarmos habituados a isso no Brasil, a peça não se torne popular, o que sé uma pena.

Veja mais algumas fotos da peça:

8 COMENTÁRIOS

    • Flávio,
      são difíceis mesmo, tiveram um momento de destaque lá fora (e continuam tendo), mas por aqui não chegaram a acontecer. Procure em lojas top como Hugo Boss ou Zegna se o orçamento permitir, caso contrário, talvez a Brooksfield e a Crawford. As mais populares e baratas nem se aventuraram a vender esse tipo de traje.

      Abs.

    • Desiderio,
      o Canal Masculino tem mais de 1.300 posts publicados, falando desde dress code formal para trabalho até moda causal para o dia a dia, é óbvio que nem tudo se encaixa no seu perfil, mas não pode ser que nenhum artigo represente seu estilo! Acho que navegar um pouco mais no site pode te revelar posts úteis para seu dia a dia.

      Abs.

Deixe uma resposta