A Pronúncia Correta do Nome Daquela Grife Que Você Adora

0

Você já teve problemas com a pronúncia do nome de alguma grife enquanto fazia compras ou conversava sobre moda com algum amigo? Aposto que sim! Entre marcas alemãs, inglesas, francesas, espanholas e italianas, fica difícil saber qual é a pronúncia correta de seus nomes, pois cada língua tem suas regras e particularidades.

Por muitos anos eu pronunciei Breitling da maneira que se lê porque nem me passava pela cabeça que se tratava de uma empresa alemã e que, a grosso modo, o “ei” tem som de “ai” nesse caso, ou seja, o correto é “braitling”.

Neste vídeo do excelente site Gentleman’s Gazette, o editor Sven Raphael Schneider explica a pronúncia correta do nome de 52 grifes internacionais, muitas delas com pegadinhas que dificilmente alguém ia descobrir no chute, principalmente os americanos que regionalizam todos os nomes, não importando de que parte do mundo eles são.

É só dar play no vídeo:

Acho que um dos casos mais emblemáticos é o da Hermès, pois nos acostumamos a colocar um acento circunflexo no final das palavras em francês e excluir o R e o S na hora de pronunciar, é por isso que mesmo quem trabalha com moda costuma falar ERMÊ, mas a pronúncia correta é ERMÉS, com o E agudo acompanhado do S.

Outra marca que causa dúvidas e a L’Occitane: o nome parece italiano, mas a marca é francesa e acaba saindo algo como “locitanê” ou “lotchitane” (para quem gosta de enfeitar com falso sotaque italiano), mas o correto é “loc-ci-tan”.

Embora nem todas as marcas do vídeo acima sejam ligadas a moda, é bom saber a pronúncia correta de seus nomes para evitar futuras gafes.

Deixe uma resposta