6 Bons Motivos Para Usar Terno Com Colete

22/09/2012 121 Comentários por

A palavra terno originalmente designava o traje social com 3 peças, composto por paletó, calças e colete, este último infelizmente caiu em desuso durante algum tempo, mas tem se tornado cada vez mais aceito nos últimos tempos e pode ser uma boa opção para quem não aguenta mais o velho look social, desejando algo novo, porém sem abrir mão dele.

E então, ainda está indeciso sobre a terceira peça? Tudo bem, nós damos uma mãozinha citando alguns bons motivos para usar colete junto ao costume:

1 – As passarelas internacionais estavam repletas deles e mesmo que isso não te impressione, pelo menos agora você já sabe que não estará sozinho se optar por usá-los;

2 – São mais elegantes e tem aquele charme vintage que todos adoram;

3 – Deixam todo mundo com jeito de patrão;


4 – Magros ficam mais alinhados e gordinhos parecem mais magros;

5 – Não são óbvios como o terno comum;

6 – As mulheres aprovam!

Contra indicações:

– Comprando uma peça extra o traje social encarece;

– Podem ser um pouco mais quentes em dias de muito calor.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

121 Responses to “6 Bons Motivos Para Usar Terno Com Colete”

  1. Bruno says:

    Ricardo vou a um casamento noturno, e queria saber se o colete é algo exclusivo para o noivo? Ou eu convidado posso usar?

    • Ricardo says:

      Bruno,
      neste caso acho que isso realmente pode causar um pouco de confusão, pois estamos acostumados a ver somente o noivo e/ou os padrinhos usando a peça. Fique com o traje de duas peças mesmo para evitar uma “saia justa”.
      Abs.

  2. Sandro Macena says:

    É possível usar colete em um traje social que não precisa usar paletó?

    • Ricardo says:

      Sandro,
      se você está usando traje social, está de paletó, mas é possível usar apenas uma camisa + o colete, desde que seja com uma calça em sarja com corte de alfaiataria ou até mesmo jeans. Esse negócio de vestir o colete com calça de alfaiataria, sapato social, camisa e gravata, deixando o paletó em casa, não dá.
      Abs.

  3. Henrique says:

    Olá, Ricardo! A cor do colete deve sempre ser da cor do paletó?
    Usarei meu terno azul-marinho e estou pensando em usar um colete. Devo usar um colete azul-marinho?

  4. Caio de Oliveira says:

    Olá, Ricardo. Você conhece uma boa marca de terno com colete?

  5. Rafael says:

    Bom dia Ricardo

    Utilizar o traje completo (calça, paletó e colete) sem gravata pode?

    • Ricardo says:

      Rafael,
      pode sim, mas fica melhor em ocasiões casuais, seria o equivalente ao traje esporte fino para eventos diurnos, mas com colete. Na série “O Mentalista” o personagem vivido pelo ator Simon Baker usa o terno completo sem gravata o tempo todo.
      Abs.

  6. LucasP says:

    Olá, Boa noite Ricardo. vou ser padrinho de casamento. so que estou um pouco acima do peso, queria saber se o colete juntamente com terno risco de giz ajudaria a disfarçar um pouco?

    • Ricardo says:

      LucasP
      ajuda sim, mas fique atento ao traje dos padrinhos, se ficar muito parecido pode causar confusão. Há quem desencoraje o uso de colete em casamentos justamente por este motivo, pode concorrer com a roupa do noivo ou a que foi escolhido pelos padrinhos.
      Abs.

  7. Joao Vitor says:

    Olá Ricardo vou casar no final do ano e comprei um terno. Devo usar cinto com o colete?

    • Ricardo says:

      João Vitor,
      interessante você perguntar isso, porque muita gente está optando por não usar cinto, mesmo sem o colete, mas para isso é melhor que seu terno esteja com um bom caimento, calça perfeitamente ajustada na cintura, e que até a data você não perca ou ganhe peso! Em outras palavras, com ou sem colete, dificilmente você vai conseguir se livrar do cinto, a não ser que use suspensórios, mas se quiser tentar, saiba que é algo considerado arrojado e muita gente pode estranhar.

      Abs.

  8. Christopher Santos says:

    Bom Dia Ricardo, tudo bem?

    Tenho a minha formatura da Faculdade no fim do mês de setembro/13 e usarei terno 2 peças…

    Conversando com amigos, me disseram que para Formaturas, o formando deve usar obrigatoriamente “colete”…

    Isso é verdade?

    Fico no aguardo e obrigado pela atenção.

    Abraço

    • Ricardo says:

      Christopher,
      já fui a algumas formaturas durante minha vida e em nenhuma delas me recordo dos formandos usando colete, portanto ou é uma moda nova (isso pode acontecer) ou o pessoal está mau informado. Aconselho a buscar no Google Images fotos de formatura usando a data 2012 ou 2013, quem sabe volta alguma coisa concreta.

      Abs.

  9. Carol says:

    Bom dia Ricardo.
    Meu noivo tem um terno cinza liso e pretendo comprar seu colete, porém estou com dúvida se devo comprá-lo liso ou pode ter desenhos. Por exemplo comprei a gravata branca com detalhes em desenhos e achei o colete cinza com estes mesmos detalhes. Pode ser ou tem que ser liso igual ao terno? Obrigada

    • Ricardo says:

      Carol,
      supondo que você está perguntando porque quer que ele use este traje no casamento de vocês, acho que está tudo bem comprar o colete com um padrão ou estampa, se é para uso no dia a dia em ambiente de trabalho ou como convidado de uma festa, fique com o tecido liso, nestes casos vale a velha lei do “menos é mais”.
      Abs.

  10. Thales Teixeira says:

    Ricardo,

    Excelente seu post.
    Vou ser padrinho de casamento e apesar de já ter visto uma pergunta parecida acima, ainda tenho dúvidas, pois, quero usar o colete, mas sem ficar em uma saia justa.
    Os padrinhos irão usar gravata cinza diferente da do noivo ambos com terno preto (O casamento é a noite) e a flor na lapela também logicamente será diferente.
    Seria correto usar o colete, ou quem sabe até mesmo perguntar para os noivos se vai existir algum problema, caso eu opte em usar a peça?

    Abraço

    • Ricardo says:

      Thales,
      se os noivos já estipularam um traje com um certo padrão é melhor ficar dentro desse padrão e abdicar do colete. Mas também não custa nada perguntar para os anfitriões o que eles pensam a respeito, de repente até apoiam, quem sabe?

      Abs.

  11. Paulo Henrique says:

    Boa tarde Ricardo,

    Vou apresentar meu TCC na faculdade e gostaria de saber se posso usar o colete nessa apresentação. Terno slin preto, camisa branca. Gostaria de uma sugestão de gravata.

    • Ricardo says:

      Paulo,
      pode usar o colete, não há problema. Qualquer cor de gravata combina com este terno e camisa, mas eu usaria algo bem sóbrio e discreto, além disso, escolha uma gravata tradicional, não a skinny, cai bem com a terceira peça do terno. Um colarinho de camisa um pouco mais aberto e um nó Windsor vão manter a atenção em seu rosto, já que, neste caso, você quer todo mundo prestando atenção ao que você diz.
      Abs.

  12. Sérgio Bezerra says:

    quais gravatas podem ser usadas com camisa com colarinho vitoriano. Posso ir a um casamento como padrinho ?

  13. thiago Fagner says:

    Ola boa tarde ! Quero casar com um Terno slim preto que tem um pouco de brilho, o tecido é de poli viscose, só que não estou conseguindo encontrar o colete com a mesmo cor, encontrei o colete no tom preto mais claro que o terno um pouco e com menos brilho. Gostaria de saber se tem algum problema esta diferença. Gostaria também de saber se esta na moda casar assim Só de terno, calça, colete, camisa branca, e gravata prata? Obrigado

  14. Sérgio Rocha says:

    Boa Noite Ricardo,
    Vou casar durante o dia (17:30h) em uma chácara, com uma cerimônia mais informal, apenas com o juiz de paz, e ao ar livre. Gostaria de saber se daria para usar apenas a calça e o colete cinzas escuro, uma camisa slim branca e uma gravata comum prata, dispensando o paletó, para deixar o traje mais despojado e menos formal. Ou o paletó é indispensável?

    • Ricardo says:

      Sérgio,
      com o paletó sempre é mais elegante, mas tem gente que o dispensa em algumas ocasiões, eu acho um pouco estranho, parece que o noivo esqueceu uma parte do traje, em todo o caso, se você se sente bem assim…

      Neste post tem, além dos trajes clássicos para casamentos, algumas sugestões para uma cerimônia no campo e trajes mais casuais, aproveite para dar uma olhada e veja se alguma coisa pode ser útil.

      Abs.

  15. Diego says:

    Boa tarde gostaria de uma dica se possível !
    comprei uma camisa social azul escura uma gravata prata com preto e um colete preto com desenhos no mesmo tom do colete que lembra uma seda ou algo assim e um sapato que dos lados e aquele preto brilhante e em cima e camurça.
    quero saber se combina ou se uso calça social ou calça jeans me ajude por favor!

  16. Gabriel says:

    Boa noite, vou a uma formatura de um amigo meu, gostaria de saber qq acha de usar o traje de 3 pecas?? Terno preto e gravata preta… Camisa branca com botoaduras… Qual cor da gravata, azul escuro, prateada, listrada vermelha com azul, preta slim??

    • Ricardo says:

      Gabriel,
      para uma formatura acho o traje de 3 peças um pouco exagerado, mas se você se sente a vontade para usá-lo, tudo bem. Deixa as gravatas prateadas para os noivos, as mais discretas são sempre melhores, podendo ser skinny se o traje também for. As de micro estampa, listradas ou mesmo lisas funcionam bem, principalmente por causa do terno preto que aceita qualquer cor.
      Abs.

  17. Bruno says:

    Ricardo, bom dia!

    Estou me casando em abril, comprei 1 terno completo com colete do mesmo tecido, porem estou com duvida quanto a gravata, meu conjunto é na tonalidade cinza chumbo, penso em estar usando uma camisa branco gelo ou cinza claro, fica indicado se utilizar gravata listrada ou é mais indicado 1 gravata num tom mais escuro que a camisa?

    • Ricardo says:

      Bruno,
      geralmente o pessoal adota a gravata clara para o noivo, inclusive as prateadas, mas eu ainda sou fã das gravatas em tom mais escuro, principalmente se for em seda, independente do padrão.
      Abs.

      • Danilo Gabriel says:

        Bom dia Ricardo. Estarei indo em uma formatura, estou experimentando um Terno Slim preto com camisa Slim preta e gravata Slim preta, o colete será preto com as costas chumbo, todos lisos. Acha que tá legal ? Peguei esse look em uma dica pelo site, de estar todos ao mesmo tom (no caso preto). Os sapatos ainda não decidi, mas estava pesquisando e vi que o pessoal indica um sapato com bico mais fino…Eu tenho um mais quadrado. O que acha ?

        • Ricardo says:

          Danilo,
          temos alguns problemas aqui: em primeiro lugar, quando falamos em tons estamos tratando de variações de uma mesma cor, como verde, verde claro e verde escuro, o preto e o branco não possuem variações, portanto não existe tom sobre tom nestes casos. Outro ponto aqui é a mania do homem de querer usar o “total black” que é uma das combinações mais difíceis de fazer, pois requer peças de qualidade muito boa, tecidos nobres e texturas adequadas, você pode estar com o terno mais caro do mundo, mas se a camisa for mal feita ou com um tecido que pareça barato, tudo vai por água abaixo. Além disso tudo temos que lembrar que se trata de uma festa, não é adequado vestir-se para uma ocasião dessas como se estivesse de luto, basta trocar a camisa preta por uma branca e já está ótimo, você não será confundido com um dos seguranças. ; )
          Abs.

  18. Rodrigo says:

    Boa noite, gostaria de saber se posso usar uma calça social cinza com um colete cinza(porem o cinza do colete é mais claro)?

  19. vanderlei says:

    Bom dia Ricardo
    Vou em uma formatura amanhã como convidado e estou pensando em um terno preto slim com uma camisa cor de rosa clara e a gravata um tom acima, gostaria de colocar um colete preto e usar o paleto aberto, ficaria exagerado ou posso usar tranquilamente?
    Abraços

    • Ricardo says:

      Vanderlei,
      eu gosto muito do traje com colete, mas há quem ache exagerado, principalmente no Brasil onde a peça é pouco usada devido ao calor, mas se você se sente a vontade para usá-la, vá em frente.
      Abs.

  20. Gabriel says:

    Olá Ricardo, gostaria de uma dica. Vou me casar na beira da praia em um resort, cerimônia simbólica bem informal com menos de 10 convidados…
    Pensei em usar algo como desta foto: http://www.brandastyle.com/blog/wp-content/uploads/2010/10/Groomsmen.jpg

    Um colete claro, com calça da mesma cor e uma camisa branca. O que você acha? Tens alguma outra sugestão? Muito obrigado desde já.

  21. Claudinei says:

    Ola Ricardo,vou me casar com um terno chumbo e o tecido dele é poliester,quero comprar um colete e nao sei se compro ele de outra cor,tipo um preto ou um cinza claro liso,ou estampado ou da mesma cor de outro tecido…Gostaria q vc me ajudasse por favor…
    Abraços

    • Ricardo says:

      Claudinei,
      é uma questão de gosto pessoal, mas acredito que será difícil você encontrar uma peça que seja exatamente no mesmo tecido (com textura, brilho etc.) de seu terno, então fica mais fácil partir para uma cor diferente.
      Abs.

  22. Victor Pigato says:

    Ricardo
    Tenho uma colete preto riscado e camisa branca…qual cor de gravata que devo usar?? Ja usei uma vermelha lisa.. queria trocar.. alguma dica ???

  23. Aurelio says:

    Ricardo, boa noite!
    Sou noivo e meu casamento será durante a manhã 11:00
    Estou procurando um terno claro, mas na maioria das lojas, claros somente costumes, sem coletes!!

    Pensei em um costume slim, cinza claro!
    talvez príncipe de gales e o colete
    Alugar/comprar um prata!
    Fica mto pesado para uma manhã?

    • Ricardo says:

      Aurelio,
      o noivo geralmente usa uma roupa mais elaborada mesmo quando o casamento é na parte da manhã, mas se você não conseguir o colete, um costume príncipe de gales em tons claros já deve ficar bem bacana.
      Abs.

  24. João Paulo says:

    Prezado, olá.
    Tenho que ir em um nive de 15 anos (pediram traje esporte fino). Uma vendedora me disse que, se eu usar sapato, calça e camisa sociais com o colete (mas sem o terno) é comparado a esporte fino. Isso procede? Posso usar assim? Na cor preta ou cinza?
    Abraços

  25. Fernando Augusto says:

    Boa tarde, Ricardo.
    Vou na formatura da faculdade da minha esposa no meio do ano, e queria usar um terno slim preto, com camisa preta ou vinho. Então tenho algumas dúvidas. Se fica bonito com essas cores de camisa, se ficar, qual a cor da gravata. E se fica bom com colete (e que cor do colete também…rsrs), porque acho que os formandos irão usar smoking. Obrigado.

    • Ricardo says:

      Fernando,
      a camisa escura é um pouco pesada para este tipo de cerimônia, principalmente pelo fato de que os formandos estarão todos de smoking que é um traje mais clássico. Experimente uma camisa branca com uma gravata preta, vermelha ou vinho, é um visual clássico que te deixa bacana em qualquer ocasião. Caso não queira optar pelo branco, escolha uma camisa bem clara, com uma gravata no na mesma cor, mas em um tom mais escuro.

      Abs.

  26. Cainã de Morais says:

    Oi Ricardo, como está?

    Tenho um aniversário de 15 anos para ir e dançarei a valsa com a aniversariante. O que você me recomendaria?

    Deixo meu face para, se possível, poderes me ajudar.
    Valeu!

    • Ricardo says:

      Cainã,
      Terno grafite, camisa branca e gravata a sua escolha. O calçado pode ser um Oxford preto. Caso ache necessário, coloque uma camisa colorida, mas em um tom bem claro e combine a gravata com essa cor, mas em tom mais escuro.

      Abs.

  27. Luiz says:

    Bom dia.

    Tenho um casamento em uma pousada, em um lugar muito frio.

    Gostaria de saber se posso utilizar um colete de lã por baixo, juntamente com gravata e camisa social.

    Seria terno preto, colete de lã preto, camisa social branca e gravata branca.

    Obrigado

  28. Leonardo G. Santos says:

    Leonardo

    Vou me casar tarde/noite.
    Minha noiva pensa no modelo Liguria branco, mas com o colete numa versão preta com fios dourados.

    O que acha?

  29. Vinicius says:

    Boa tarde, terei uma reunião em São Paulo (mto frio) e nela participarei de uma premiação, comprei um terno Super 120 mas to achando ele muito simples, ficaria legal se trocasse os botões por dourado, e usasse ele com um colete? Sou magro, qual gravata combinaria?
    ABS

    • Ricardo says:

      Vinicius,
      não toque nos botões do seu costume! Você já viu alguém no Oscar usando um paletó com botões dourados? Esse tipo de botão era próprio dos blazers (não paletós) e deixou de ser usado há algumas décadas.

      Quanto a gravata: se o terno for slim fit, use a gravata skinny, se for tradicional, use uma gravata comum em uma cor bem sóbria e padrão ou estampa discreto.

      Pode usar um colete se quiser, mas que seja da mesma cor e tecido do restante do traje.

      Abs.

  30. Pedro says:

    Olá Ricardo, boa noite.
    Vou me casar mês que vem e comprei meu terno na brooksfield, porém lá não tinha o colete, deixei para comprar depois, estou a procura, quero muito usá-lo. Meu terno é chumbo bem escuro quase preto e estou querendo comprar um colete com um tom cinza mais claro, dando um contraste, marcando a presença do colete. Isso fica legal??? Ou devera ser da mesma cor do Paletó??? E qual cor de gravata recomendaria .?? Eu acho bacana a cor tipo Champagne …
    Obrigado!!

    • Ricardo says:

      Pedro,
      sendo o noivo você pode usar um colete de um tom mais claro, mais chamativo, mas eu acho o traje todo da mesma cor também muito elegante. A gravata vai pelo mesmo caminho, se fosse um convidado eu indicaria uma discreta, no seu caso acredito que uma gravata clara também fique bem.
      Abs.

  31. Orlando says:

    Bom dia Ricardo vou a um evento com mais de quatro mil pastores e esposas numa igreja de dia devo usar colete pois
    Acho elegante fico no aguardo

  32. Cláudio Prudente says:

    Ricardo, bom dia!

    No mês que vem minha turma e eu iremos tirar nossas fotos para convite de formatura, o traje obrigatório será: para as mulheres um vestido (igual) na cor vinho; e para os homens terno preto (duas peças) com camisa preta, e gravata vinho (para combinar com o vestido das meninas).

    Gostaria da sua opinião, se devo dar ideia ao meninos, no sentido de todos usarmos colete preto.

    Desde já, agradecido.

    • Ricardo says:

      Olá Cláudio,
      o colete seria um belo toque, só não sei de onde vem essa mania da camisa preta com terno preto, fica todo mundo parecendo segurança de boate. ; P
      Abs.

  33. Rosangela Lacerda says:

    Bom dia Ricardo…

    Meu filho vai se casar e eu gostaria de saber se ele pode usar um costume preto com colete e gravatas brancos.

  34. CLÁUDIO PEREIRA says:

    Olá tenho um casamento de um amigo, e preciso saber se eu for usar um terno três peças seria demais, ficaria ruim pra mim sendo só convidado?

    • Ricardo says:

      Claúdio,
      apesar de ser um grande fã do traje formal de 3 peças, acho que ele deve ser evitado em casamentos, a não ser que o noivo estipule como dress code dos padrinhos ou algo do tipo.
      Abs.

  35. adervaldo says:

    oi, vou me casas com terno azul petróleo risca de giz posso usar um colete liso azul ou da cor da risca de giz , a gravata é slim , qual a melhor cor da gravata e da camisa

  36. Matheus Henrique says:

    Olá Ricardo,
    É o seguinte, minha mãe vai casar com meu padrasto mês que vem, ela tem 54 anos. Eu tenho 18, e minha irmã 28, e nós vamos levar as alianças(sim, minha mãe fez questão!)
    Comprei um terno slim preto, e estou muuito em dúvida em que usar.
    Minha vontade é trocar o paletó por outro cropped, uma gravata vermelha escura skinny, e colete( ai que está, preto ou cinza?!).
    Lembrando que vou usar de lapela uma flor vermelha (exigência para padrinhos e ”daminhos”).

    Eai, alguma dica??

    • Ricardo says:

      Matheus,
      neste caso não há nenhuma regra que eu conheça para o colete, mas acredito que o preto ficará melhor. Mas antes de qualquer coisa verifique se o noivo vai usar um traje mais elaborado que o seu, se ele estiver muito simples (só paletó, camisa e gravata) deixe o colete de lado.
      Abs.

  37. adervaldo says:

    obrigado !!!!

  38. Joyce says:

    Oi, para um casamento onde foi especificado o traje social completo fica bom ir de colete? Meu marido quer usar um terno slim chumbo com camisa branca, gravata vermelha escura e colete preto. Ele não é padrinho, pode essa combinação de terno chumbo e colete preto? Ou é melhor ir sem o colete? Fora isso a camisa e a gravata ficam boas com terno chumbo ou você tem outra sugestão? Obrigada!

    • Ricardo says:

      Joyce,
      o colete não é muito indicado para casamentos, pois muitos noivos apostam na peça como diferencial de seu traje, se todo mundo for de colete não há diferencial.

      A combinação com gravata vermelha é clássica e funciona muito bem em casamentos.

      Abs.

  39. Lurdinha says:

    Ola, Ricardo!

    Meu filho é formando em uma Formatura de Educação Infantil. Em reunião ficou decidido pelos pais que irão usar calça social, camisa de mangas longas, gravata e colete. Meus sobrinhos são gêmeos e resistem a usar determinado tipos de roupas. Conversei com a diretora sobre a situação e expus que acho não ser necessário o uso do colete. O que você acha? Tem algum código em lei que obriga o uso de determinadas roupas em formaturas?

    • Ricardo says:

      Lurdinha,
      não existe, mas a partir do momento que foi acordado entre os pais e a direção, o correto é colaborar para que a cerimônia corra dentro dos conformes, além disso, acho importante mostrar para seus sobrinhos que a sociedade tem normas e convenções (não leis) e seguí-las é fundamental para o convívio social.
      Abs.

      • Bruno says:

        Boa noite!
        Se possível tire minha dúvida, minha amiga vai casar e me convidou para entrar na igreja com ela, o terno q ela escolheu para q eu possa usar e do pai do noivo são na cor grafite,a camisa branca com a gravata prata,porém a duvida agora na cor do colete,devo usar colete na cor grafite ou preta? Pois a noiva esta em duvidas,entre colete preto ou na cor do terno.

  40. valdenice says:

    boa tarde ! meu marido ta completamente sem ideia ele vai ser padrinho no dia 12 de dezembro e ele é um pouco acima do peso por favor Ricardo me ajude o casamento é a noite e ele quer usa causa jeans com camisa terno gravata isso pode ? me diga q cor devo compra esses look ele tem 1.65 de altura peço:95 posso aportar no tom mas escuro!!! obrigada

    • Ricardo says:

      Valdenice,
      como padrinho seu marido não pode fugir do bom e velho costume (pode ser marinho, preto ou cinza chumbo) com camisa social clara, gravata e sapato social. O jeans neste caso não se encaixa no evento em questão, podendo causar uma certa estranheza por parte dos noivos e é sempre melhor agradar os donos da festa. ; )
      Abs.

  41. Pedro Rosario says:

    Ola Ricardo, li em um dos comentarios sua sugestao de uma gravata tradicional e nao slim, no caso do uso do colete. Mas tambem li topicos aqui no site dizendo que a grossura da gravata deve acompanhar a grossura das lapelas do terno. Com um terno slim, lapela fina e colete, devo optar pela gravata tradicional ou slim? Obrigado!

  42. Vagner Silva says:

    Olá Ricardo. Serei padrinho de casamento e Meu terno é cinza claro riscado. Eu comprei um colete preto com risca de giz bem fina e uma camisa chumbo para compor o meu look de casamento. A gravata é vermelha. Por gentileza, tem alguma sugestão ou posso usar como descrevi.

    • Ricardo says:

      Olá Vagner,
      em primeiro lugar devemos atentar para a cor do terno: se o casamento é a noite é mais adequado o terno escuro, com ou sem riscas, se for durante o dia a cor está correta. Os tons escuros de fundo (camisa e colete) não são muito aconselháveis, em cerimônias de casamento o mais comum é usar camisas claras, não só por convenção, mas para dar uma alegrada no look, ou seja, essa combinação que você fez está muito pesada para o evento. Outro conselho que sempre dou aos padrinhos é que tentem ser discretos, uma roupa muito rebuscada pode deixar o noivo apagado e a festa é dele e não sua, deixe que ele seja o centro das atenções nesse dia.

      Para mais informações dê uma lida neste post:
      http://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-um-casamento-um-guia-para-homens/

      Abs.

  43. Emerson Oliveira says:

    Olá Ricardo,

    Parabéns pelo trabalho bem feito por você que beneficia à muitos, as dúvidas assolam a todos que têm paixão pelo traje formal, mas com certeza com dicas claras e direcionadas como são as suas poderemos nos manter sempre atualizados… Obrigado… só uma dica onde consigo o terno que abaixo dele se encontra o nº 3?

  44. Mucca says:

    Boa noite Ricardo!
    Como vai?

    Li em suas dicas que o colete deve, via de regra, acompanhar o estílo e a cor do costume. Pois bem, possuo alguns costumes com risca de giz e estílo enrugado.
    Como ficaria o colete nestes casos; não seria chamativo demais se acompanhasse o enrugado e a risca de giz também? …ou seria melhor liso?

    Obrigado pela atenção,
    e parabéns pelo trabalho!

    Abç.

    • Ricardo says:

      Mucca,
      os costumes enrugados que você cita são os populares “anarruga”? Geralmente este tipo de traje é usado sem o colete por ser voltado para o verão.

      Sobre as cores e padrões, ninguém te impede de usar um colete diferente, mas o mais correto é que ele acompanhe a cor do terno, somente nos fraques temos coletes de cores e estampas diferentes.

      Abs.

  45. Mucca says:

    Ricardo,

    Não é “Anarruga”. Na verdade, ele é cinza chumbo riscado, com leves variações no tom das listras, entre cinza pouca coisa mais clara e outra um tanto mais escura. Mas a mim, ao menos, passa a impressão de enrugado.
    Do resto, entendi as dicas.

    Muito obrigado pela atenção e pelas respostas!

    Abraços!

  46. Moises Biaes Amaral says:

    Ola…vou casar e estou pensando em usar terno azul marinho, camisa branca, chapeu e colete cinza, gravata e detalhe do chapeu em dourado claro e sapatos marrons…será q rola essa combinação? Abraços

  47. daniel says:

    Ola Ricardo, boa noite.]

    Sou advogado e passo o dia inteiro em ambientes muito formais. Noto que a grande maioria das pessoas desse ambiente não usam o colete.

    A que se deve tal situação? O clima do pais ou o fato de o colete realmente ser mais apropriado para ocasiões especiais?

    Tenho vontade de usar, porém tenho receio de parecer um tanto quanto exagerado em usar o traje no trabalho;

    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Daniel,
      o colete sempre pode acompanhar o traje formal, não importando o momento, mas o brasileiro acabou “limando” a peça por conta do calor e do encarecimento da roupa de trabalho. Se você sente vontade de usar, vá em frente, acho o terno completo extremamente elegante.
      Abs.

  48. Ysla says:

    Estou escolhendo a roupa dos meus padrinhos.
    Gostaria de botar o terno e a camisa preta e a gravata e o colete dourado. Fica uma boa combinação? Se não me sugira uma forma melhor.
    Grata!

    • Ricardo says:

      Ysla,
      a camisa preta nunca é uma boa ideia em casamentos, o visual fica muito escuro e pesado. A camisa branca ou em um tom bem claro sempre é a melhor opção. Quanto aos coletes e gravatas; acho muito chamativo, principalmente para quem está próximo do altar, acredito que o foco deve ficar nos noivos. Experimente um colete na cor do terno ou um pouco mais claro, com uma gravata cinza prata.
      Abs.

  49. carla says:

    O casamento de meu filho será às 20:00 hs.Ele tem um costume cinza médio. Qual o tom de cinza que se pode usar como noivo nesse horário? Se puder usar esse costume, poderá comprar o colete em tecido diferente para completar o traje?
    Obrigada
    Carla

    • Ricardo says:

      Carla,
      a partir das 18h o mais correto é um costume grafite, os tons médios e claros são guardados para eventos diurnos. Muita gente complementa o costume com o colete comprado a parte, não vejo mal nenhum.
      Abs.

  50. Rodrigo says:

    Vou casar à noite e vou usar terno preto liso com camisa branca. Quero usar uma gravata prata, mas qual a cor do colete que eu devo usar? Pode ser prata como a gravata e em tecido diferente do terno?

  51. Marcus says:

    Olá!! tenho um terno azul marinho e um azul noite risca de giz!! Combinaria um colete cinza? E terno preto com colete preto qual cor de camisa indicaria além da Branca!! grato!!

    • Ricardo says:

      Olá Marcus,
      acho mais aconselhável usar um colete na cor do terno. No caso do terno preto, você pode combiná-lo com qualquer cor de camisa, pois o preto é neutro, mas dê preferência para as mais claras.
      Abs.

  52. Joao says:

    Ricardo, tudo bem ? Tenho um casamento no fim da tarde porém não quero ir de terno e gravata, quero um estilo fino porém de blazer, calça jeans e tal, tenho blazer preto e cinza escuro. se eu usar um colete fica informação demais ? Eu poderia também usar alguma gravata mesmo com blazer e calça jeans ou serja, enfim. Estou com medo de ser algo demais, queria sua opnição. Abraços!

    • Ricardo says:

      João,
      a coisa não funciona assim, você não escolhe o que vai vestir, casamentos exigem o costume com camisa e gravata em 99% das vezes. Dê uma checada no convite e confirme o dress code, se não tiver nenhuma menção tente tirar a dúvida com os noivos para não passar por nenhuma gafe.

      Para casamentos formais muita gente considera o colete um pouco exagerado no caso dos convidados, mas não no caso do noivo. Para casamentos casuais há uma maior liberdade, com o colete aparecendo como uma opção viável, porém eu não abriria mão da gravata, acho o acessório ideal pra acompanhar um look como esse que você sugeriu.

      Se tiver mais alguma dúvida, consulte este post: http://www.canalmasculino.com.br/o-que-o-homem-nao-deve-vestir-em-um-casamento-formal/

      Abs.

  53. @jhuni0r says:

    Ricardo! Bom dia!
    Seguinte sou padrinho de casamento, nesta semana e irei usar um terno mandarim.

    Tipo este abaixo:

    http://www.ebay.com/itm/Men-mandarin-or-band-collar-suit-black-stripe-navy-sripe-by-Milano-Moda-Sty925-/261142345169?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3ccd4bf5d1

    o meu é preto c risca de giz, eu comprei em hong kong ha 2 anos quando estive lá.

    Irei usar camisa branca (sergio K) e gravata azul (todos os padrinhos irão usar gravata azul) e estava pensando em usar um colete preto. Sera que combina com o terno risca de giz?

    Outra coisa devo usar um Pin discreto (raio de 5 cm) na lapela que é uma flor de ameixeira (simbolo da nossa escola (que fazemos parte eu e o noivo) de wing chun, voce acha que fica estranho porque só eu (padrinho) e o noivo usaremos (homenagem a nosso mestre).

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Geralmente eu aconselho os padrinhos a não usar colete para não correr o risco de chamar mais atenção do que o noivo, mas como parece que vocês já acertaram qual será o traje, acho que nem o colete preto, nem o pin chamarão mais atenção do que a própria natureza do terno, inclusive acho que o terno mandarim funciona melhor quando usado com colete, então acho que está tudo ok!
      Abs.

  54. joão paulo says:

    Ricardo, tenho 42 anos e quero usar uma roupa para me destacar do noivo. Já conversei com ele e o mesmo é cabeça aberta e não liga com a roupa eu vou usar no seu casamento. Tendo essa liberdade que me foi consentida o que devo usar para ficar registrado em todas as fotos? Serei padrinho e quero causar mais impressão (se possível) que a noiva. Eu pensei num costume azul como esse, muito usado pelos meus colegas de comunicação.

    https://www.google.com.br/search?q=costume+azul+bebe&biw=1008&bih=473&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=MrQ9VdyxNIS1sASKs4HwDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=terno+azul+royal&revid=1623033860&imgrc=NOjbuI-s__meBM%253A%3BmVdB92nxFCqkeM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-Ndcd387cNLk%252FT-UNnsnqrqI%252FAAAAAAAABKs%252FFfzRTYv7w10%252Fs1600%252F4.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Flindacardeline.blogspot.com%252F2012%252F06%252Fem-epoca-de-estreia-mundial-e.html%3B227%3B320

    • Ricardo says:

      João Paulo,
      compre um costume marinho com bom caimento, capriche na gravata, no sapato, nos outros acessórios e vá a festa para se divertir e celebrar a união de seus amigos, deixando que eles sejam o centro das atenções da noite. Eu sei que o noivo deu carta branca para você se vestir como quiser, mas o padrinho não está lá para chamar atenção, sua função é dar apoio. Sim, vista-se bem, mas antes de tudo seja cavalheiro, suas ações falam mais alto que suas roupas.

      Abs.

  55. matheus. says:

    estou com uma grande duvida,vou ser padrinho de casamento e queria usar um terno,com o colete lógico,os outros padrinhos não vão usar coletes.eu poderia usar?obrigado,

  56. Igor says:

    Ricardo, comprei um terno em tecido acetinado, mas não veio o colete.
    Estou a procura de um colete acetinado para comprar, porém não encontro de jeito algum. É contra indicado o colete ser de cor diferente do Terno? Por exemplo: o terno acetinado com o colete preto normal.
    Aguardo resposta!

    • Ricardo says:

      Igor,
      se você quer mesmo usar o colete com este costume terá que comprar um que tenha tecido diferente, é quase impossível encontrar uma peça que tenha a mesma cor, brilho e textura. Tem muita gente que usa o colete diferente, não chega a ser errado, mas não é indicado para uma festa formal, por exemplo.

      Abs.

  57. joseh farango says:

    para quem pesa 134 kg você indica um costume super 120 ou super 150? ser um tecido mais fino pode disfarçar o meu excesso de peso.?Teria que ser tb preto ou posso usar um terno marrom? Ouvi dizer que a moda em Milão são as cores do costume conforme o peso da pessoa. Se for magro usa cinza claro, peso normal se deve usar marinho ou marrom, com sobrepeso cinza escuro, gordo cinza chumbo e obesidade grau II preto ou roxo. Porém não posso usar o azul marinho por causa do reflexo da luz, que aumenta a minha circunferência e quadril. O azul royal é indicado somente para atores em início de carreira.

    • Ricardo says:

      Joseh,
      a diferença entre o 120 e o 150 não é perceptível, mesmo para quem tem excesso de peso, embora a 150 seja mais fresca, mais cara e difícil de ser moldada, necessitando um trabalho impecável do alfaiate.

      As cores dos costumes são mais indicadas para ocasiões e horários do que para o peso da pessoa, por exemplo, o cinza claro e o bege são mais adequados para eventos diurnos e descontraídos, mas não são aconselháveis para serem usados a noite. Preto, grafite e marinho ficam bem em qualquer pessoa e favorecem os gordinhos pois emitem pouca luz, fazendo parecer que você é mais magro. O marrom esteve fora do guarda roupa masculino por um tempo, mas aparecido nos últimos anos e aos poucos os homens estão voltando a usá-lo.

      essa história do costume azul royal e da moda em Milão me parece mais trollagem do que qualquer outra coisa, não faz sentido! : P

      Abs.

  58. Ricardo says:

    Boa tarde.
    Em complemento à sua explicação do tom sobre tom, estou querendo comprar um colete. Tenho dois ternos, sendo um cinza claro e um cinza chumbo/grafite.
    Qual seria sua sugestão para poder usar o colete com ambos? Colete cinza claro ou cinza escuro?
    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Ricardo,
      acredito que o cinza escuro ficará melhor, mas estou dizendo isso sem saber ao certo o tom dos costumes, logo posso estar equivocado. Há outro ponto a ser observado: o colete nunca terá a cor, tecido e textura perfeitamente compatíveis com o costume, ou seja, de qualquer forma ele sempre deixará claro que é uma peça inserida posteriormente. Entretanto tem muita gente que não liga e usa numa boa.
      Abs.

  59. Marcus says:

    Boa noite,

    Vou casar daqui a 1 mês e meio, e simplesmente estou perdido em tantas tendencias de moda, minha cerimonia será a noite e gostaria que me indicasse alguma combinações de cores para um terno preto, para não exagerar e nem correr o risco de um padrinho estar mais bem arrumado do que eu.
    estou procurando ternos na Aramis e VR e TNG. esta ultima claro senda a mais barata.

    • Ricardo says:

      Marcus,
      o terno preto sempre fica bem com uma combinação simples como camisa branca e gravata preta ou tom sobre tom de camisa azul bem claro com gravata marinho, por exemplo. Só tome cuidado com o contrário, camisas escuras com gravatas claras podem não dar muito certo e tendem ao exagero.

      Abs.

Deixe um comentário