5 Dicas Para Escolher Um Relógio Com Seu Estilo

15/12/2012 45 Comentários por

relogios_estilo_rolex

A escolha e compra de um relógio é um momento de extrema importância, ainda que muita gente o trate com certa displicência, afinal, elegendo a peça certa você pode estar adquirindo um companheiro para toda vida, entretanto, mais do que escolher algo bonito e durável, o relógio também deve estar alinhado ao estilo de seu usuário. Veja algumas dicas de como encontrar um modelo que se encaixe ao seu estilo de vida:

1 – Conheça seu estilo

Quem anda o tempo todo de camiseta e jeans não deve comprar um cartier de 100.000 reais, por mais que tenha dinheiro para jogar pela janela. Simplesmente não tem nada a ver andar por aí vestindo roupas simples e usando um relógio cravejado de diamantes. Gastando muito ou pouco, existem  modelos adequados para qualquer estilo, mas, por exemplo, se você trabalha de terno a semana inteira e nos fins de semana gosta de um visual bem casual, considere comprar dois modelos, evitando a esquizofrenia fashion de usar um relógio da Diesel descolado com look completamente formal, dando a impressão que se vestiu as pressas e esqueceu de trocar o relógio.

relogios_estilo_gshock

O famoso G-Shock pede um look esportivo

2 – Leve em consideração seu tipo físico

Tipos franzinos com um relógio enorme parece que colocaram um timão de navio no pulso. Por mais que seja bonito o modelo escolhido, se ele não casa com seu tipo físico é melhor procurar por outro.

relogios_estilo_tag_heuer

Apesar de ser lindo, este Tag Heuer ficaria fora de proporção no braço de alguém muito magro ou com pulso fino.

3 – Não tente aparentar ser o que não é

Sempre aconselhamos a comprar algo com a melhor qualidade disponível dentro do que permite seu orçamento, mas muita gente tende a querer usar o relógio como símbolo de status, investindo uma quantia absurda de dinheiro nele. Quer um conselho? Não é desta maneira que se obtém respeito e admiração dos outros, compre um modelo condizente e deixe sua personalidade e estilo fazerem o resto.

relogios_estilo_gucci

Relógios caros, como este Gucci ou o Rolex do destaque, chamam a atenção, mas podem destoar de seu estilo de vida.

4 – Design X Engenharia

É normal escolher o modelo pela aparência, mas é preciso levar em consideração a qualidade, fator que influencia o funcionamento e durabilidade da peça, garantindo seu uso por anos e valendo seu investimento. Um relógio de boa construção, máquina suíça e materiais de qualidade geralmente passa de pai para filho.

relogios_estilo_burberry2

Um Bulgary, além do design arrojado, tem mecanismo de primeira que vai durar décadas.

5 – Conheça as complicações e use-as a seu favor

“Complicações” é o nome dado para funções como cronômetro, calendário perpétuo, calendário lunar, entre outros, algumas delas podem não ter serventia nunca, outras podem ser de grande ajuda para descomplicar sua vida, como por exemplo tabela de marés ou indicador de profundidade que podem ser úteis para quem pratica esportes aquáticos.

relogios_estilo_mostradores

Você sabe para que servem todos estes mostradores? É melhor aprender!

Veja mais alguns modelos e o tipo de look adequado para usá-los:

relogios_estilo_burberry

Na onda das pulseiras de couro masculinas a Burberry lançou este modelo casual. A desvantagem é que ele pode ficar datado!

relogios_estilo_gant

Relógios com pulseira de lona, como estes da Gant, vão bem com roupas casuais, principalmente as de inspiração preppy, mas também podem ficar bem com roupas esportivas com influência náutica.

relogios_estilo_swatch

Os relógios da Swatch são ideais para quem quer acrescentar algum detalhe colorido ao look. Estes caem muito bem em pessoas magras, pois são pouco volumosos.

relogios_estilo_moderno

Modelo modernoso chama atenção pelo design inusitado. Apesar do tom casual, o design minimalista até dá espaço para uso com uma roupa mais formal.

relogios_estilo_bolso

Relógios de bolso são diferentes, mas pedem estilo. Alguns usam e parecem perdidos com o acessório. Este, além de tudo, tem um design super arrojado que pede uma indumentária a altura.

relogios_estilo_diesel

Mesmo sendo todo em preto e mantendo a discrição, este modelo da Diesel é totalmente casual e vai bem com jeans e camiseta.

relogios_estilo_caveira

Peças como esta tem público certo, mas seu uso fica restrito a roupas formais, se não fosse a presença da caveira colorida a história poderia ser outra.

relogios_estilo_exotico

Mais um modelo que pede personalidade. Além disso requer um braço e tanto para acomodar todo este aparato.

Leia também:

Destaques, Estilo, Galerias de Fotos

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

45 Responses to “5 Dicas Para Escolher Um Relógio Com Seu Estilo”

  1. Luiz says:

    Qual é o modelo/marca deste último relogio da página ?
    Este que parece duplo ?

  2. Diogo Cordeiro says:

    Eu tenho um relógio de bolso, mas nunca que é tão lindo quanto o da foto aqui.

  3. Talisson says:

    Qual o nome e marca do relogio da caveira?

  4. Beto Fernandes says:

    Ricardo, tenho acompanhado recentemente os seus comentários sobre moda masculina e confesso que estou gostando bastante. Ótimas dicas para homens modernos más sem muita viadagem. Parabéns!!! ( este relógio da caveira é muito estiloso.

  5. Vinícius says:

    Oi Ricardo, qual a marca do relógio minimalista que mostra as horas com palavras ao invés de números? Onde comprar um desses?

    Achei simplesmente genial.

    Abraços

  6. Gustavo says:

    esse relogio da diesel voce sabe me dizer qual é o modelo?

  7. Leonne says:

    Ricardo, qual a marca do relógio de bolso?

  8. Gustavo says:

    Ricardo, sabe qual o link do anuncio do relogio da Gucci?
    Mto belo ele, queria saber qual o preço.

  9. Lucas says:

    Alguém sabe onde acho aquele relógio preto básico da swatch para vender? Abraço

  10. Claudio Viana says:

    Matéria muito interessante, porém da próxima vez tente colocar o modelo dos produtos em questão, estou tentando encontrar o modelo da marca Burberry, se puder por gentileza informar o modelo ficaria agradecido.
    Na próxima se atente a este pequeno grande detalhe.

    • Ricardo says:

      Cláudio,
      quando o foco são os produtos eu costumo colocar até link para compra, como aqui trata-se de uma dica de estilo não quis colocar a atenção do leitor em outra coisa, até porque muitos dos relógios deste post são de coleções passadas, não se encontram mais a venda e foram usados apenas como exemplo.

      Mesmo assim agradeço a dica.

      Abs.

  11. Enderson says:

    Queria saber onde posso encontra esse relógio com pulseira em lona ? Moro em fortaleza !

    • Ricardo says:

      Enderson,
      infelizmente não conheço as lojas de Fortaleza, mas uma busca no Google vai te dar várias opções. Procure por Timex que é uma marca famosa por esse tipo de pulseira.
      Abs.

  12. Paulo says:

    Ricardo fiquei na dúvida na escolha do relógio conforme o tipo físico, tenho altura mediana (1,75 cm) e a largura do meu pulso é 6 cm. Um relógio de 5 cm de diâmetro seria grande para mim?
    Pensei em um como este do link abaixo, para ocasiões casuais.
    Link: http://www.mytime.com.br/relogio-orient-mbssm044,product,MBSSM044D1SX.aspx

    Abrs.

    • Ricardo says:

      Paulo,
      é difícil dizer, existem outros fatores que podem prejudicar o ajuste do relógio no pulso, como a espessura da pulseira ou mesmo o formato de seus gomos, por exemplo. Nessas horas tem que arriscar.
      Abs.

  13. luis says:

    Qual o modelo do rolex

    • Ricardo says:

      Edson,
      é um Gucci, está no nome do arquivo. Tente consultar uma loja da marca, mas se fosse para gastar uma quantia considerável em um relógio, eu compraria algo mais clássico e “sério”.
      Abs.

  14. Claudio says:

    Olá,
    Existe uma variedade grande de Daytona. Especificamente esse aqui do site, teria alguma referência ou subtipo?

  15. Marcelo says:

    Parabéns! Texto muito bom e esclarecedor! Gostaria de uma opinião. Estou procurando um relógio para uso casual e formal. Gostei de um modelo que apesar de ser sport, parece ser bem discreto, é todo preto e tem pulseira de borracha. Será que usar ele com roupa formal ficaria bom? e talvez se trocar a pulseira? Gostei muito dele, segue o link: http://www.eclock.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/r/e/relogio-technos-masculino-performance-sports-carbon-os10el-8p-rel_gio-technos-masculino-os10el-8p.jpg

    • Ricardo says:

      Marcelo,
      relógios com pulseira de borracha ou silicone não são indicados para uso com roupas formais. O ideal neste caso é um exemplar com pulseira de couro. Trocar a pulseira deste modelo que você gostou pode dar mais trabalho e sair mais caro do que procurar outro semelhante só que mais adequado para suas necessidades.
      Abs.

  16. Marcelo says:

    Ok Ricardo,
    mas só pra que eu entenda melhor, mesmo sendo inviável, mas supondo que fosse substituído por uma de couro, ele ficaria ok para formal e casual correto? E no caso de pulseiras de metal, são ideias para formal também ou só casual? desde já agradeço as dicas.

    • Ricardo says:

      Marcelo, ainda assim o modelo do mostrador é muito esportivo e penderia para o casual. Para acompanhar o traje formal um mostrador mais clássico é necessário.

      As pulseiras de metal são bem versáteis e justamente por isso as mais escolhidas pelos homens, só não encaixam muito bem para eventos extremamente formais (casamentos, por exemplo) apesar da maioria dos brasileiros fazer vista grossa para isso! No trabalho em ambiente formal o relógio com pulseira de aço é aceito tranquilamente.

      Abs.

  17. Marcelo says:

    Ok muito esclarecedor, vou considerar suas dicas! Obrigado

  18. GILVÂNIO says:

    Oi
    Então, peço licença para entrar na conversa.
    Preciso urgentemente de comprar um relógio, mas não faço a mínima
    ideia de qual modelo, pois nunca usei.
    Andei olhando uns modelos quadrados com pulseiras de couro……

    Atenciosamente.

  19. Rodney says:

    Olá Ricardo, excelente matéria. Fica a dica para seus leitores. Pars descobrir a marca e modelo dos relógios basta clicar sobre a imagem e mandar pesquisar a imagem no Google (obviamente tem que usar o Chrome )

  20. Rodney says:

    Usei em todos os modelos e deu certo. Descobri o Harry Wiston Platinum (o relógio diferente). Quase infartei com o preço 450 mil dólares….kkk.

Deixe um comentário