10 Dicas de Como Aproveitar ao Máximo Suas Roupas

18/06/2013 11 Comentários por

guarda_roupa_aproveitar_ao_maximo01

Grande parte da população masculina sofre do mesmo mal: não utiliza pelo menos 20% das peças de seu guarda roupa, deixando paradas peças que poderiam render bons looks ou até mesmo um visual mais original. Os motivos para este tipo de problema vão da zona de conforto criada pelos homens que preferem não mexer em time que está ganhando, ou seja, usam sempre as mesmas combinações, até a preguiça de tentar nova soluções. Se você tem este tipo de problema, existem algumas dicas que podem motivá-lo a mudar a maneira como você vê seu guarda roupa:

1 – Tudo a mostra

A preguiça te impede de pegar camisa que está lá no fundo? Então faça um rodízio nas peças para que, de tempos em tempos, roupas diferentes fiquem a mão, até mesmo aqueles casacos pesados que você só usa 1 vez por ano, quem sabe assim você passa a vestí-los com mais frequência.

2 – Dê uma chance as novidades

Ganhou uma roupa ou acessório que nunca teve, como um colete ou suspensórios, mas não está com pique de experimentar a novidade? Deixe de ser medroso, tente usá-lo pelo menos uma vez, pode ser que com o tempo e o costume você passe a enxergar a peça com mais simpatia e acabe incorporando-a ao seu dia a dia.

guarda_roupa_aproveitar_ao_maximo03

3 – Dois erros podem fazer um acerto!

Pegue uma camisa cuja compra você acredita ter sido um erro, junte com o cardigã que ganhou da vovó, existe a possibilidade não muito remota de uma peça corrigir o defeito ou algo que te incomoda na outra. Eu mesmo tenho um colete que quase não usava e uma camisa que não tem um caimento decente, juntos eles funcionam bem e acabaram se tornando uma das minhas combinações preferidas.

4 – Experimente mais

Quantas vezes você já usou o mesmo blazer com a mesma camisa, ou o mesmo jeans com a mesma camiseta? Está na hora de chacoalhar o armário e ver o que sai de lá de dentro! Tente o improvável, junte peças com estilos e propostas diferentes, mescle padrões e estampas, ouse nas cores, dê uma movimentada no seu cotidiano, mas faça isso com elegância!

5 – Livre-se do que não te serve mais

A doação é um bom destino para aquilo que você não utiliza faz tempo e uma limpeza no guarda roupa pode te ajudar a ver as peças que ainda são funcionais mais efetivamente, afinal,  muitas vezes você esquece que tem uma malha linda porque ela está soterrada de bermudas esburacadas. Traga a vista somente o que é útil e livre-se do resto.

6 – Tenha visão global 

Ao escolher uma roupa para começar a montar um look, tente ter em mente tudo que pode ser usado com ela, esforce-se para lembrar o seu repertório de trajes ao máximo, com o tempo e a prática, as opções virão de maneira mais fácil a sua mente ou então preste atenção em nossa próxima dica…

guarda_roupa_aproveitar_ao_maximo02

7 – Peça ajuda para a tecnologia

Eu já falei aqui sobre apps para smartphone que te ajudam a organizar suas roupas, existe até um aplicativo chamado Cool Guy (p/ iPhone e p/ Android) que permite que você monte uma réplica virtual do seu guarda roupa e teste combinações para montagem do visual perfeito. Aliás, falarei mais sobre este aplicativo em breve.

8 -Preste atenção em quem está fazendo certo

Sempre que se deparar com uma foto com um look bacana, feito com peças que estão presentes em seu guarda roupa, procure prestar atenção nas escolhas do autor da combinação, essas informações serão úteis no futuro e podem te mostrar novas ideias que você ainda não tinha pensado.

9 – Pense bem antes de comprar muito do mesmo

Essa regra é universal, mas aqui ela tem uma função específica: não entulhar o seu armário com dezenas de itens que, como comentei no quinto item, só fazem prejudicar a visão do que realmente interessa, então não caia naquele velho erro de comprar sessenta bonés parecidos só porque você acha que eles ficam bem em você, existe muito mais na moda masculina do que bonés!

10 – Desafie-se

Tente criar um look diferente a cada dia e, se ainda assim eles ficarem muito semelhantes com o tempo, pergunte-se como poderia melhorá-los, quais as peças faltam em seu repertório e que poderiam promover um aperfeiçoamento em sua maneira de se vestir. Exercite sua criatividade e não tenha medo de ousar.

Opinião do autor:

Estas dicas não são simplesmente uma compilação de informações colhidas por aí, são resoluções que adotei para meu cotidiano e até então tem funcionado bem. Espero, sinceramente, que seja tão útil para vocês quanto foi para mim.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

11 Responses to “10 Dicas de Como Aproveitar ao Máximo Suas Roupas”

  1. Otávio says:

    Acredito que meu guarda-roupas esteja “escondendo” algumas peças que não uso a tempo!
    A questão em si é que muitas das peças deixadas de lado são aquelas que não foram muito aceitas pelas redes, seja no trabalho, na faculdade ou até mesmo entre amigos, isso acaba enfadando e vamos evitando de usar tais combinações.
    Cidades grandes, como São Paulo, Rio, Curitiba, acaba sendo mais fácil de investir em uma combinação e esta ser aceita pelos outros, evidentemente pela variedade de estilos e atitudes que são vistas no dia a dia, o que na minha opinião, já é mais complicado em cidades menores, como a qual eu moro.
    Já foi varias as vezes em que usei um chapéu, ou uma gravata slim, ou até um colete e as pessoas ficaram julgando, acredito que devemos ter atitude para usar uma peça mais chamativa e não se importar com a opinião alheia.
    Eu tenho adotado vários looks do canal masculino, mas tenho evitado de usar os mais espalhafatosos, muitas vezes pela falta da peça no guarda-roupa ou até por não ser visto nas ruas da cidade.

  2. Bruno says:

    Boa tarde ricardo, tudo bem? o quê você acha dos oculos lema21? estou pensando em comprar um.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      em casos assim eu prefiro investir um pouco mais e comprar algo de uma marca que conheço a qualidade, como a Ray-Ban, por exemplo. Acho que essas marcas nacionais fazendo óculos genéricos por 270 ou 290 reais como é o exemplo da Chili Beans estão com o produto um pouco acima do preço. Se você tiver a possibilidade, visite a loja da ótica Brasolin do Outlet Premium São Paulo, se você encontrar um óculos que te agrade vai valer a viagem, uma vez encontrei um modelo específico de Ray-Ban Wayfarer por 290 reais, não garanto que encontrará ao mesmo preço, mas acho que vale a pena tentar.
      Abs.

  3. Allan Costa says:

    Gostaria de obter um guarda-roupa mais casual, não gosto do estilo “muleque” simples com camiseta e shorts, gosto de usar camisas, calças jeans skinny, blazer, sapatos e coturnos ( ou algo do tipo cano médio/alto).
    Mas não consigo encontrar muitas lojas online com as peças que me agradam, gostaria de uma ajuda com sites e marcas.
    Se for possivel! agradeço desde já, qualquer ajuda é bem vinda.

  4. Renato Pan says:

    Adorei as dicas de moda….Gosto das dicas do que usar.. Tem vontade de usar suspensório… colete e Cardigan

    • Ricardo says:

      Renato,
      Cardigan é fácil de usar e muito versátil também, o suspensório exige um pouco mais de estilo, mas pode gerar looks incríveis e o colete deixa todo mundo alinhado, sou fã da peça. Aconselho a experimentar todas, não são caras, portanto, não necessitam de muito investimento.
      Abs.

  5. Hugo says:

    Cara simplesmente adoro seu blog e não me canso de ler!!
    Sempre me dá dicas atuais e úteis.
    Obrigado!!

  6. André says:

    Gostei das dicas, uma opção para “reaproveitar” uma roupa é a tinturaria, uma vez comprei uma camisa polo, muito boa, (e custou uma boa grana), fui pra uma reunião e um cara tinha uma identica… parecia coisa de promoção… não usei mais por quase um ano, até que levei na tinturaria, e ela voltou outra de lá…

  7. Carl says:

    Artigo inspirador, Ricardo!
    Um abraço.

Deixe um comentário