4 Dicas Para o Homem Bem Vestido Não Passar Calor

07/11/2012 7 Comentários por

Quando você pensa em um homem bem vestido você imagina alguém passando um calorão? Não necessariamente. O sujeito esperto sabe que com alguns cuidados e investimento nas peças certas não é preciso passar calor no verão que se aproxima (ou será aquele já chegou?). Veja algumas dicas para não passar aperto nos próximos meses:

1 – Tecidos leves

O linho está dando as caras em várias lojas. Duvida? Dê uma passada na ala masculina da Zara, você vai encontrar várias peças que tem o tecido como matéria prima, basta escolher a que mais te agrada. Eu optaria por um blazer em linho que, provavelmente, te acompanhará por muitos anos. Adicione uma camisa branca, uma calça chino e um calçado bem leve, quem sabe até aderindo a moda dos sem meia (para não dizer sockless) e enfrentando altas temperaturas sem perder o estilo.

2 – Roupas claras

Parece óbvio, mas sempre é bom reforçar: durante o dia tente sempre usar roupas claras. O bege, off white, branco, gelo, cinza e até mesmo as candy colors vão te deixar refrescado. Durante a noite, em temperaturas amenas, dá para arriscar algo mais sóbrio ou, caso o ambiente permita, repetir as combinações da manhã com uma ou duas alterações, talvez.

3 – Use só o necessário

No inverno todo tipo de sobreposição é permitida, mas no verão menos é mais, portanto saia somente com o necessário. Está faltando um toque a mais? Deixe por conta de um acessório, reservando as cores mais fortes para calçados, pulseiras, braceletes, cintos, um chapéu (que ainda te protege do sol) ou, no máximo, um levíssimo lenço no pescoço, usado bem folgado, para não sufocar.

4 – Hidrate-se

Beba muita água, refresque-se, não deixe o calor te abater, além de se hidratar, você não fica com aquela aparência cansada e bagunçada de quem cruzou o Saara a pé. Comer uma saladinha e algumas frutas ao invés daquele x-bacon-egg também ajuda no processo, você fica mais disposto e com uma aparência mais sadia. Trocar o refrigerante por um suco é outra boa idéia!

Dica extra! – Protetor solar sempre!

Nós sabemos que a sua pele não fica a mesma coisa quando você o usa, mas o protetor solar é de extrema importância e existem diversas opções que não são tão pesadas quantos as que conhecíamos há alguns anos, então não poupe dinheiro, invista em produtos bons, de marcas idôneas, pois é sua saúde que está em jogo.

Obs: como complemento leia o post “Roupas Masculinas Fundamentais Para o Verão“, nele listamos alguma peças que não podem faltar em seu guarda roupa durante o verão brasileiro.

Leia também:

Destaques, Estilo, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “4 Dicas Para o Homem Bem Vestido Não Passar Calor”

  1. Eduardo says:

    Ricardo, ótimas dicas, porém não concordei na parte do lenço no pescoço. Que homem em sã consciência usaria um lenço no pescoço? Haha.
    Abraços.

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      quando disse lenço não estava falando do Foulard, aquele lenço de vilão de filme B e aristocrata europeu, me referia ao cachecol, mas fica complicado explicar que é um cachecol com um tecido mais fino e fresco, a maioria das pessoas imagina um material espesso e extremamente quente.
      Abraços

      • Eduardo says:

        Compreendi.

        Ricardo, qual outra loja posso encontrar um blazer de linho (sem ser a Zara)? Você acha que a combinação calça + blazer de linho fica pesado demais?

        Abraços. 🙂

        • Ricardo says:

          Eduardo,
          na verdade a combinação fica leve demais! ; P

          Tudo é uma questão de estilo e ambiente. Para trabalho eu acho over, por mais casual que seja o ambiente, mas para um casamento na praia, por exemplo, acho OK.

          Provavelmente você encontrará este tipo de peça na VR, Vila Romana, Mandi, Daslu, Siberian, Crawford, Noir – Le Lis, Aramis, Rockstter, Rich (al. Lorena) e Calvin Klein. Nas lojas mais populares como C&A, Renner e Riachuelo não creio que irá encontrar.

          Abraços.

          • Eduardo says:

            Ah sim, leve na combinação, eu quis dizer pesado no sentido de “over” mesmo.
            Será que pra uma festa na piscina, que comece a tarde e vá até a noite, fica legal?
            Vou procurar o blazer, a calça eu comprei em uma liquidação na AD LifeStyle, faz tempo, e nunca usei, comprei porque o preço estava bom! Haha.

            Obrigado, abraços. 🙂

  2. bell rodrigo says:

    Vou casar em abril em Florianopolis de dia, pensei em uma roupa de linho, gravata borboleta cai bem?

    Questao de cor azul e bege o que indica!

    • Ricardo says:

      Eu acho a gravata borboleta uma ótima opção para o noivo. Quanto as cores, tanto o azul claro quanto o costume bege são boas escolhas para um casamento diurno, fique com o que mais te agradar.
      Abs.

Deixe um comentário