20 Mandamentos Para Ser Mais Cavalheiro em 2017

01/01/2017 6 Comentários por

20 Mandamentos Para Ser Mais Cavalheiro em 2017

Se engana quem acha que ser cavalheiro é apenas abrir a porta do carro para a mulher e pagar a conta dela no restaurante, na verdade esses conceitos estão ultrapassados em um mundo onde as mulheres são auto suficientes, você até pode fazer isso por gentileza – essa nunca é demais – mas não pense que se trata de um feito espetacular.

Atualmente o cavalheirismo está muito mais ligado a retidão de caráter, ética, educação, elegância coleguismo e prestatividade. O cavalheiro é justo e trata todos com igualdade, ajudando sempre que nota essa necessidade e apoiando quem merece sua consideração. O objetivo do cavalheiro é tornar o mundo um lugar mais agradável e civilizado.

Gostou da ideia? Então preste atenção em 20 mandamentos que podem te tornar um cavalheiro melhor em 2017:

1 – Mantenha longe o preconceito

Preconceito de todo tipo deve ficar longe, eu até poderia fazer uma lista enorme dando exemplos de como ele te faz perder boas experiências, conhecer gente bacana e aprender mais, mas acho desnecessário. O verdadeiro cavalheiro trata tudo e todos com igualdade.

2 – Não julgue sem ter bases

Um cavalheiro não coloca rótulos nas pessoas, ele espera para conhecer melhor e então ter uma opinião embasada da pessoa. Você não precisa gostar de todo mundo, mas também não é algo elegante desprezar uma pessoa por causa de detalhes superficiais.

3 – Não se guie por hypes

O cavalheiro não vai junto com a manada, ele tem uma opinião formada, ou, se não conhece o assunto, espera para buscar mais informações a respeito e poder opinar ou escolher. Essa é a base do estilo e personalidade marcante do cavalheiro.

4 – Respeite a opinião dos outros

Ou seja: não repita na sua vida o que as pessoas fazem na internet que é sair atacando qualquer um que tenha um argumento contrário ao seu. Aprenda a ouvir e refletir sobre os pontos apresentados, talvez você mude de opinião ou se torne ainda mais convicto de suas crenças.

5 – Mostre empatia

Isso está fazendo falta hoje em dia, já que quando as pessoas vêem uma pessoa em situação ruim preferem desclassificá-la a tentar entender como ela chegou àquele ponto. A capacidade de entender sentimentos e emoções dos outros que o que nos separa da barbárie!

6 – Seja cavalheiro, seja do bem!

Tire de sua cabeça a imagem do cara de cartola, bengala e monóculo, ser cavalheiro é ser útil para a sociedade, alguém que se importa com os outros e procura passar isso adiante. O cavalheiro se veste bem porque tem autoestima, conhecimento e educação, mas não precisa ser um pavão!

7 – Use um tom de voz brando

Depois do visual, o tom de voz é o elementos que mais ajuda as pessoas a formarem uma primeira opinião, portanto fale de maneira agradável e amena, seja simpático e passará a imagem de um verdadeiro cavalheiro, sendo sempre lembrado por isso.

8 – Trate com igualdade

A gentileza seletiva mostra muito sobre um indivíduo, quem é simpático com dono do restaurante mas destrata o garçom não pode ser considerado um cavalheiro, se esse é o seu caso, volte para o item 1.

9 – Seja solícito

O cavalheiro sempre preza pelo bem estar do próximo. Se mostrar prestativo é uma regra na vida de quem tem um mínimo de retidão de caráter e sabe que as situações podem se inverter.

10 – Vista-se para as ocasiões

Não vista-se bem só quando quer impressionar, saiba respeitar locais e ocasiões e se vestir adequadamente para cada uma delas.

11 – Tire os olhos dos gadgets e preste atenção nas pessoas

Se você encontra pessoas é para conversar com elas e desfrutar de sua companhia, não para ficar vidrado na telinha do smartphone dando atenção a outras coisas. Um cavalheiro tem que saber desenvolver uma conversa agradável e focar no interlocutor.

12 – Saia fora da vulgaridade

Aplaudir a vulgaridade virou moda, parece que elogiar aquela música com letra obscena ou um vídeo degradante é se mostrar descolado, mas na verdade é uma baita imbecilidade. Gaste seu tempo com algo construtivo.

13 – Seja democrático

Não tente impor seu gosto, escute os outros e chegue a um consenso, assim é melhor para todos. Se for marcar um encontro, por exemplo, certifique-se que é em um local acessível e que a conta caiba no bolso de todos.

14 – Elogie sempre que possível

Não tira pedaço elogiar as pessoas, mesmo que por pequenos feitos ou detalhes pessoais, além disso esse tipo de atitude te torna uma pessoa memorável, todo mundo vai te querer por perto por ser a garantia de um dia agradável!

15 – Reconheça seus erros

Errar é humano, mas negá-los não é honesto com voc6e nem com os outros. Saiba reconhecer seus erros e se desculpar, se você estiver lidando com outros cavalheiros eles saberão compreender e perdoar.

16 – Saiba qual é a hora de se destacar

Não tente ser o centro das atenções sempre, é importante se destacar por suas características positivas (bom humor, inteligência, etc.), mas também é necessário dar espaço para os outros e apreciar sua companhia.

17 – Dê os devidos créditos

Se alguém te deu uma boa ideia e você a executou com êxito, não leve os créditos por isso, mantenha as pessoas de valor próximas e tão bem vistas quanto você. Os bons cavalheiros são justos e trabalham em perfeita harmonia com a equipe!

18 – Valorize experiências enriquecedoras

Nem tudo é glamour, mas muitas vezes uma experiência simples pode te trazer muito aprendizado, além de uma perspectiva diferente de quem faz sempre o mesmo por uma questão de status. Lembre-se, a pousadinha simples pode ficar em uma praia linda e exclusiva onde não cabe um hotel cinco estrelas.

19 – Ajude uma causa

Sempre tem alguém precisando de ajuda, instituições assistenciais no Brasil não faltam e mesmo que você não possa participar ativamente, pode contribuir de várias maneiras, seja com dinheiro ou com roupas que não usa mais.

20 – Passe o conhecimento adiante

Tudo que você aprende pode ser passado adiante, isso não só fará de você uma pessoa melhor como transformará todos a sua volta. Pode ser algo simples como passar uma dica de estilo que você viu aqui no Canal Masculino para aquele seu amigo que não entende muito do assunto ou até uma maneira de otimizar o tempo para um colega de trabalho que vive com as tarefas atrasadas, no fim das contas todo mundo sai ganhando!

…….

Muitos desses conceitos já faziam parte do cavalheirismo 1.0, outros foram chegando com a mudança dos costumes, o fato é que nunca precisamos de tanto de um mundo com pessoas que valorizem esses 20 itens. De qualquer maneira é bom manter vivos os conceitos antigos do bom cavalheiro como:

  • Diga por favor e o brigado;
  • Trabalhe com afinco;
  • Tenha boas maneiras;
  • Não pragueje nem use palavras de baixo calão;
  • Mantenha sua palavra;
  • Abra as portas para outras pessoas;
  • Cultive uma boa postura;
  • Cuide do grooming;
  • Fique longe de fofocas;
  • Mantenha-se humilde

Leia também:

Estilo, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “20 Mandamentos Para Ser Mais Cavalheiro em 2017”

  1. Laerte says:

    Você pulou o item 6.

  2. WILSON SOUZA says:

    No item 11 poderia até colocar uma virgula e escrever “tenha educação”. Porque está difícil conversar com as pessoas até mesmo em um restaurante.

  3. Rogerio says:

    Dicas valiosas. Parabens pelo Site. Já me salvou milhres de vezes.

Deixe um comentário