15 Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina

0

Dicas Para Alongar a Silhueta MasculinaPreferimos alongar a silhueta quando escolhemos nossas combinações de roupa não só para disfarçar os quilinhos a mais, mas porque o traje parece melhor assentado no corpo e com caimento mais adequado. Com as peças parecendo mais elegantes e bem feitas, de quebra, tanto os baixos quanto os gordinhos conseguem amenizar o que os incomoda. É o melhor dos cenários, mas então por que tantos ignoram isso?

Silhueta fatiada, roupa folgada e sapatos inapropriados fizeram essa rapaz parecer um hobbit.

Na verdade a tarefa de alongar a silhueta só é aceita por quem tem alguma informação de moda, pois envolve alguns detalhes na hora de escolher o look que ninguém nasce sabendo.

15 dicas para alongar a silhueta masculina

Mas a grande sacada mesmo e forçar o olhar a notar sua silhueta verticalmente em vez de te perceber em camadas, como um bolo. Veja a figura a seguir:

Viu como a mudança brusca de cores cria uma imagem horizontalizada e cheia de camadas (ou fatias) no look da esquerda?

Agora veja o exemplo da direita, o olhar percorre a figura de cima até embaixo fazendo com que o corpo pareça mais alongado do que é na realidade.

Isso se deve a união de vários fatores, entre eles estampas, cores, formas, barras etc.

Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a maximizar o efeito positivo que as roupas podem ter em você:

1 – Look monocromático e tom sobre tom te beneficiam

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Tom sobre tom

Escolher uma só cor ou trabalhar com tons similares acaba fazendo com que a silhueta pareça mais verticalizada, enquanto cores contrastantes fatiam seu corpo aumentando a horizontalização.

Veja mais sobre looks monocromáticos e tom sobre tom.

…….

2 – Não deixe tecido sobrando

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Slim fit

Sobras de tecido sempre acrescentam volume nos lugares errados como na barriga, no final das pernas e na extremidade dos braços, a escolha de roupas com caimento ajustado evita isso e te deixa mais elegante.

…….

3 – Apele para as listras verticais

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Listras Verticais

O truque é velho, mas funciona que é uma beleza. Para criar a ilusão de ótica de que seu corpo é mais longilíneo do que na realidade use ternos riscas de giz e camisas listradas. Além de tudo esse padrão nunca sai de moda e serve tanto para trabalho quanto para ocasiões casuais, basta usar itens mais despojados.

…….

4 – Disfarce as listras horizontais

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Listras horizontais disfarçadas

As camisas com listras navy estão em alta há muitos anos e você não precisa se privar de usá-las, mas o melhor é sobrepor a camiseta ou malha de listras horizontais com uma jaqueta, blazer, cardigã ou camisa casual. Deixe a peça que estiver sobrepondo aberta para revelar o padrão listrado e, ao mesmo tempo, criar uma linha vertical que segue até seu rosto.

…….

5 – Tons escuros alongam, tons claros dão volume

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Tons clros e escuros

Quem não entrar na onda do tom sobre tom e do monocromático precisa se lembrar que o preto e os tons mais escuros sempre vão te fazer parecer mais magro, enquanto os tons claro fazem seu corpo ganhar volume. Meu conselho é deixar os escuros para a parte de baixo, alongando as pernas, e os claros para cobrir o dorso aumentando braços e tórax. No caso dos gordinhos o melhor é tentar manter tudo em tons escuros.

…….

6 – Jogue a atenção sempre para a parte de cima

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Destaque o rosto

Sempre que for possível fazer algo para jogar a atenção para o rosto ou, pelo menos, para o tórax/ombros, faça-o. Chamar atenção para as pernas ou para a barriga é faz com que as pessoas te olhem de cima para baixo, dando a impressão que você é mais baixo.

…….

7 – Cuidado com acessórios

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Acessórios

Cachecóis são uma boa maneira de chamar atenção para seu rosto, ainda mais se sua cor for contrastante com o restante do look, mas então você deve tomar cuidado redobrado com cinto, barras dobradas e tênis com cores fortes, esses elementos recortarão o seu corpo e darão uma visão muito mais horizontal dele. Se você trocar apenas o cinto por uma peça que tenha uma cor bem próxima da camisa e das calças já notará que a silhueta parecerá bem mais alongada. Outra opção é usar suspensórios, você se livra do cinto e tem mais um elemento para criar um olhar vertical.

…….

8 – Use um caimento ajustado a seu corpo

Atualmente o caimento ajustado tem sido mais adotado pelos homens, justamente por deixar o corpo esguio. Quem está muito acima do peso pode não conseguir encontrar um traje desse tipo que fique bom, mas não há motivo para não adquirir peças com corte mais folgado e depois mandar ajustar nos pontos onde acha que está sobrando tecido.

Dica extra

Os ternos e costumes slim fit tem ainda uma característica benéfica para quem quer alongar a silhueta: a lapela longa e fina, ele ajuda a alongar o dorso.

…….

9 – Sapatos sem ponta quadrada salvam seu pé!

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Sapatos

Outro vilão do “corpo achatado” é o sapato com bico quadrado, ele deixa seu pé curto e com um formato pouco orgânico. As duas opções preferíveis são o bico redondo e o bico de cinzel, que é levemente aquadradado, mas se torna mais delgado na ponta, dando um visual muito mais estiloso.

Se você quer saber mais sobre bicos de sapato, leia este artigo.

…….

10 – Use camisetas e malhas com gola V

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Gola V

A camiseta ou malha com gola V consegue dar uma leve alongada na silhueta e no pescoço, tem apelo sexy e é levemente mais sofisticada que a gola careca. Precisa dizer mais? ; )

…….

11 – Jeans básicos são ideais

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Jeans escuro básico

Tem gente que até baba ao ver um jeans cheio de detalhes e penduricalhos, mas o mellhor jeans ainda é o dark denim, principalmente se estiver com as barras bem feitas, deixando as pernas alongadas. Você até pode usar um denim com alguma lavagem, mas tome cuidados com os bigodes de gato, rasgados e lavagem forte, eles dão muito volume e horizontalizam a silhueta na maioria das vezes.

…….

12 – Prefira bermudas acima dos joelhos

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Bermuda

Os homens adoram um bermudão largo e comprido, quero dizer, os homens que não se importam com seu visual. Se você quer deixar de lado o look tiozão do churrasco basta escolher uma bermuda de caimento ajustado (não é justa, pelamordeDeus), pouco acima da dobra do joelho e sem volumes adicionais inúteis. Ela não só vai destacar seu tórax, como vai alongar suas pernas.

…….

13 – Gravatas podem ser o item que falta

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Gravata

Gravatas merecem um comentário a parte: dão um up no visual e contribuem, de forma discreta, para verticalizar a silhueta. Pense melhor entes de colocar uma camisa e desprezar a gravata!

…….

14 – Barra feita, perna longa

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Barra das calças

A barra da calça deve ser ajustada por um profissional ou dobrada, o tecido empapado no final da perna engrossa os tornozelos e parte da panturrilha, deixando suas pernas mais curtas. A dobra não é a solução mais indicada, pois vai cortar a silhueta, mas é mais digna e elegante, portanto, se for optar por ela, faça dobras pequenas para minimizar o encurtamento ao máximo.

…….

15 – Escolha com critério peças estampadas

Dicas Para Alongar a Silhueta Masculina - Estampas
O ponto focal da camiseta é a flor, o que mantem o olhar na altura do peito e próximo ao rosto.

As camisetas são as mais drásticas, muitas vezes a estampa chama atenção para a barriga e não ajuda no resultado final. Estampas na altura do peito ou padrões com desenhos pequenos (geométricos, florais etc) por toda a peça são a melhor escolha.

…….

Nota do autor:

Não fique paranóico, não precisa incorporar todas as dicas ao mesmo tempo, mas algumas delas, como aquela sobre a barra feita ou sobre caimento das roupas, valem para todas as ocasiões. Então vale pegar o espírito da coisa: roupas ajustadas, verticalização do olhar e alguns pequenos truques para aumentar a elegância. Se esses elementos estiverem sempre presentes você, muito provavelmente, vai alcançar seu objetivo.

Deixe uma resposta