10 Truques Para Vestir-se Bem Sem Passar Calor

01/01/2014 7 Comentários por

truques_calor_verao_destaquesSelecionamos 10 dicas que incluem truques simples para passar menos calor, mesmo usando algo que fuja do kit verão brasileiro, o conhecido combo camiseta e bermuda, mas que ainda assim seja casual e agradável de usar.

1 – Sem meias

truques_calor_verao_sockless

Alguns brasileiros ainda são resistentes a ideia de usar o calçado sem meia, mas não há nada de errado, desde que você se sinta a vontade com isso. Há quem não adote este visual devido a problemas de odor nos pés, entretanto existem produtos para evitar que isso aconteça, é só usá-los regularmente. Uma reclamação muito comum, e que também me aborrece, é o suor excessivo nos pés e neste caso devemos pular para o próximo tópico, já que uma meia pode ser a solução…

…….

2 – Meias tipo sapatilha

truques_calor_verao_meia_invisival_sapatilha

Os poucos centímetros que vão até a canela das meias tradicionais  já são o bastante para fazer você sentir um pouco mais de calor, eliminar estes centímetros e cobrir só a parte que interessa do pé é uma opção para quem não quer abandonar a meia de uma vez por todas. As meias tipo sapatilha e as conhecidas como “invisíveis” deixam o ar circular e cumprem sua função.

…….

3 – Dobre as barras

truques_calor_verao_meia_barra_dobrada

Se o visual é casual, dar uma leve dobrada nas barras da calça não é nenhuma quebra de protocolo. Não precisa muito, basta alguns centímetros de canela arejada para que a sensação térmica seja outra, principalmente se você seguiu o conselho do tópico #1 ou #2!

…….

4 – Calçados leves

truques_calor_verao_vans_chambray

O tênis de academia é totalmente acolchoado, essas camadas de espuma e tecido sintético que mantém seu pé confortável também o abafam, por mais que os fabricantes digam que encontraram uma maneira de fazer seu pé respirar dentro delas. Por outro lado os “low sneakers” como o modelo Slip-on e a linha Madero (foto) da Vans, em lona, chambray ou até mesmo ou linho, tecidos que são bons condutores de calor, aquecem muito menos e, ao contrário do que muitos pensam, são bem confortáveis mesmo sem uma mega aparato de acolchoamento. Também merecem indicação os sapatos de couro de boa qualidade e com cara de verão como os loafers e docksides.

…….

5 – Fibras naturais

truques_calor_verao_camisa_linho

E por falar em tecidos: fique sempre com os naturais como o algodão e o já citado linho, antes de colocar qualquer roupa verifique antes na etiqueta se você não está se cobrindo de poliéster que é um péssimo condutor de calor.

…….

6 – Dobre as mangas

truques_calor_verao_dobrar_camisa

Agora que você já vestiu uma confortável camisa de linho ou algodão, dobre as mangas um pouco acima do cotovelo. Aqui vale a mesma regra da meia, ou seja, deixar pele a mostra para arejar e diminuir a temperatura.

E por que não optar por uma camisa de manga curta?

Simples, porque ela não é tão bacana e muitas vezes parece casual demais.

…….

7 – Solte mais um botão

truques_calor_verao_botao_camisa

Não há necessidade de deixar a camisa totalmente fechada, um ou dois botões abertos vão garantir uma ventilação extra, além de mais conforto na área do pescoço. Só tenha cuidado para não se animar demais e sair por aí parecendo o Dr. Ray com uns seis deles desabotoados.

…….

8 – Underwear fresquinho

truques_calor_verao_underwear_zorba

Outro grande erro da maioria dos homens: descuidar na hora de escolher o underwear! Existem modelos feitos com fibras especiais que são mais confortáveis e frias. Minha predileta é da Zorba, feita com fibra de bambu (foto) ela deixa suas partes baixas na temperatura ideal e pode ser encontrada na maioria das lojas que trabalham com a marca. Por outro lado os modelos feitos com tecido sintético podem esquentar como o inferno.

…….

9 – Cabelos curtos

truques_calor_verao_cabelos

Não são só as roupas, se você não é muito apegado ao seu corte e os usa um pouco mais compridos do que o recomendado nesta época do ano, que tal dar uma aparada? Garanto que vai sentir menos calor do que antes.

…….

10 – Jeans leve com elastano

truques_calor_verao_jeans

A maioria das pessoas acha que todos os jeans são iguais, entretanto temos diferenças no mix das fibras que compõem o tecido e as diversas gramaturas que vão desde o denim encorpado e pesado (logo, mais quente) até aquele bem fino, que abafa menos. O que leva elastano em sua composição é mais elástico, apertando menos, dando mais liberdade de movimentos e evitando esforço desnecessário, o que significa menos suor!

…….

Check in do alto verão

Abaixo você vê um representação bem aproximada das roupas que usei no Réveillon, onde tive a oportunidade de testar a maioria das dicas dadas neste post:

truques_calor_verao_exemplo_teste2

√ Camisa de linho;
√ Jeans leve com elastano;
√ Tênis de chambray;
√ Barras dobradas;
√ Mangas dobradas;
√ Underwear leve;
√ Alguns botões abertos;
√ Meia tipo “invisível”.

O resultado foi muito satisfatório para uma noite onde os termômetros chegaram a bater 30º! Reconheço que os habitantes de regiões mais quentes ainda vão sofrer com o calor, afinal não é fácil enfrentar mais de 40º, como acontece no norte e nordeste, mas serve para mostrar que é possível abrandar a sensação térmica e aumentar o repertório de roupas bacanas.

E você caro leitor, conseguiu fugir do combo camiseta + bermuda no Réveillon?

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “10 Truques Para Vestir-se Bem Sem Passar Calor”

  1. Matheus Teixeira says:

    Eu usei uma calça Jeans e uma camisa social com as mangas dobradas.

  2. JOCA JÚNIOR says:

    Muito bom. Aqui na Fronteira do Brasil com a Argentina, um calor de 40 graus!! Boas dicas, abraço. JOCA JÚNIOR

  3. João Víctor says:

    Minha opinião pessoal (repito, extremamente pessoal) sobre as dicas acima:

    1- Não acontece, o suor é simplesmente muito desconfortável, me deixa com ainda mais calor.

    2- Não funciona comigo, a meia tipo sapatilha sempre escorrega pra baixo da sola do pé.

    3- Não tenho nem coragem de fazer isso.

    4- Sapatos de couro leves são mesmo mais frescos que tênis de academia. Não esquecer das sandálias (mas não aquelas que você usa no chuveiro pra não tomar choque).

    5- Vou fundar uma ONG: “Homens de Estilo Contra a Indústria de Roupas de Poliéster”

    6- Tive que recorrer a isso HOJE. E em um ambiente com ar-condicionado.

    7- Ver item 6.

    8- Vale a pena pagar um pouquinho mais caro!

    9- Meu cabelo é meio crespo, meio encaracolado, e com começo de calvície. Se crescer demais, parece que estou carregando um poodle morto na cabeça, então ele fica sempre curtinho.

    10- Quem disse que jeans sempre tem que ser abafado feito uma bombacha gaúcha!?!?!?!

    • Ricardo says:

      João Víctor,
      já tive o mesmo problema com o suor nos pés e com meias que não paravam, mas recentemente comprei 6 pares da marca Oxer que é da Centauro (loja de artigos esportivos) e essas, nos meus pés pelo menos, ficam perfeitas.

      Abs.

  4. Matheus says:

    Curti muito o estilo, caiu muito bem em mim

    Obrigado

  5. leandro m says:

    gostaria que me informasse se as bermudas térmicas sao uma boa pedida para uso no dias mto quentes. Obrigado!

Deixe um comentário