10 Cortes de Cabelos Masculinos Curtos e Práticos

08/03/2017 Sem comentários por

10 Cortes de Cabelos Masculinos Curtos e Práticos

Nem só de topetões, frajões e pompadours são compostas as tendências atuais de grooming, quem curte os cortes de cabelos curtos masculinos práticos também tem boas opções em vista. Se você é do tipo que gosta de acordar de manhã com o penteado praticamente pronto; se ceras e pomadas não são seu forte; e se usar secador não está entre suas tarefas favoritas, talvez uma das fotos que ilustram este artigo te inspire a pedir algo diferente na próxima ida ao barbeiro.

1 – Corte de cabelo baixo igualado na máquina

10 Cortes de Cabelos Masculinos Curtos e Práticos

Um clássico que nunca perde seu charme, mas não muito indicado para quem tem entradas ou cabelo ralo. Na maioria das vezes funciona bem com uma barba não muito volumosa, mas isso você pode determinar se deixar os pelos faciais crescerem até sentir que há um equilíbrio no conjunto.

Cuidados: necessita de poucos cuidados, basta lavar com shampoo, secar com a toalha gentilmente e pronto. Caso queira dar um pouco de textura ou deixar um pouco mais bagunçado, use cera ou pomada em quantidades ínfimas.

…….

2 – Corte preferência nacional 😉

10 Cortes de Cabelos Masculinos Curtos e Práticos

O corte usado por muito tempo pelo ator Ryan Reinolds se notabilizou por ser um dos mais pedidos nas barbearias dos EUA, mas não é para menos, ele tem baixa manutenção, é clean e moderno o suficiente para agradar o americano médio. A lateral vai na máquina 1 até em cima, onde ganha um pouco de volume e um topete discreto. Pode combinar com uma barba baixa ou com uma um pouco mais volumosa se rolar um degradê bem feito na área das costeletas.

Cuidados: simples na hora de lavar e secar, só pede um pouco de produto para modelar a parte da frente e dar textura no topo todo, mas há quem deixe natural, dependendo, claro, da espessura e quantidade de cabelo que o sujeito tem.

…….

3 – Corte de cabelo masculino curto com caracóis no topo

O corte de cabelo masculino curto não significa que você deve tirar a personalidade de seus fios. Se a tendência é formar cachos, sejam eles pequenos ou grandes, você pode destacar isso na parte de cima e abaixar nas laterais em um degradê que vá do 0 ao 2 ou do 1 ao 3.

Cuidados: lave normalmente, mas aplique um pouco de condicionador no topo para deixar os fios hidratados e macios, ganhando volume. Pomadas e ceras podem entrar para ajudar a controlar os volume e os cabelos rebeldes.

…….

4 – Corte de cabelo com frente desenhada

Uma tendência que anda se mostrando nas redes sociais como o Pinterest e o corte com a franja cortada de uma maneira que a parte da frente fica desenhada de uma maneira independente de onda nasce seu cabelo, se você tem entradas ou testa grande. Depois a parte mais volumosa é estilizada com textura e arrepiada com pomada, meio moicano versão soft. Pode ser uma boa para quem tem testa grande!

Cuidados: é um pouco mais exigente que os anteriores, necessita de manutenção (leia-se corte) na periodicidade certa e vai exigir um certo grau de habilidade para deixar o visual impecável, mas não chega perto de um pompadour, por exemplo.

…….

5 – Corte de cabelo masculino curto com franja

Os adeptos da franja não precisam se sentir órfãos quando o assunto cabelo curto, você não precisa ser uma emo com uma franja chegando no queixo, mas dá para manter o estilo com os fios um pouco mais compridos e, ainda assim, ter um corte prático e moderno. Como no exemplo acima, é possível deixar a cabeleira bem baixa com algumas madeixas caindo na testa. Mais um bom corte para disfarçar o tamanho da testa e deixar com aparência mais jovem!

Cuidados: usado dessa maneira o penteado só exige que o cabelo esteja bem lavado para não ficar muito oleoso na franja. Você pode usar uma pomada para mantê-lo no lugar, mas não exige muito trabalho, pois você vai apenas espalhar o produto e colocar os fios no lugar.

…….

6 – Corte com um pouco de volume frontal

Algumas pessoas não se adaptam ao corte com muita simetria, preferindo que o penteado tenha diferentes volumes e formatos, como o exemplo acima. As laterais são bem baixas (máquina 1 a 3) com um pouco mais de volume atrás, volume mediano no topo e franja um pouco mais longa e desfiada para ser usada estilizada com algum produto. É um formato que não contém novidades, mas vem fazendo sucesso há anos e se adapta muito bem a qualquer um.

Cuidados: fácil de lavar, só pede uma pequena quantidade de cera ou pomada na parte da frente, aproveitando as sobras que ficam na mão para moldar levemente o topo, mas pode dar trabalho aqueles que tem o cabelo meio rebelde ou são dados ao “bad hair day”, fique avisado! 😉

…….

7 – Corte curto com fade discreto

Os cortes com até 3 variações de altura na lateral estão em alta há bastante tempo, mas isso não significa que o efeito fade mais discreto não funcione bem, sobretudo para quem tem a cabeça alongada ou mandíbula larga, precisando de um pouco de volume lateral. O topo pode ser baixo o alto, isso vai depender do que você quer destacar no formato do rosto.

Cuidados: como a ideia é ter o cabelo baixo de uma maneira geral, você só precisa deixá-lo sempre limpo e bem aparado, mas um pouco de pomada pode ser suada para dar textura nas partes onde os fios são ligeiramente mais longos que o restante.

…….

8 – Corte de cabelo masculino com volume lateral

Você não curte expor seu couro cabeludo como acontece nos cortes com fade ou undercuts? Então a melhor escolha para você é um design que incorpore fios um pouco mais longos na lateral, mas nesse caso é importante respeitar suas proporções na hora de escolher o comprimento certo, coso contrário você acabará com um cabelo difícil de controlar e que deixa sua cabeça muito redonda.

Cuidados: exige cortes regulares para não sair do controle (de 3 em 3 semanas) e higiene impecável para evitar oleosidade e caspa. Produtos para estilização são bem-vindos para dar um formato moderno, mas nada que exija muito tempo na frente do espelho.

…….

9 – Corte de cabelo masculino com pegada militar

Não só as roupas militares estarão novamente em alta neste ano como os cortes com essa mesma inspiração ainda estão entre os escolhidos por muitos homens e é fácil saber porque, afinal não existe nada mais prático para se pedir a um barbeiro.

Cuidados: trata-se de um corte de baixa manutenção para você, mas que vai exigir idas constantes ao barbeiro caso não tenha ninguém em sua casa que possa acertá-lo de tempos em tempos. Por outro lado não há necessidade de gastar com salões caros, é o tipo de corte que qualquer profissional do ramo consegue acertar.

…….

10 – Corte curto de cabelo masculino ao estilo César

O pessoal chama de César aquele corte que lembra o dos imperadores romanos, geralmente cortado de maneira uniforme e penteado para frente. As versões mais modernas deixam as laterais ligeiramente mais baixa que o topo que é jogado para frente em uma franja bem discreta. Bom para esconder entradas ou testa grande.

Cuidados: dedique-se ao básico, ou seja, lave bem e molde com bem pouca pomada ou cera nas mãos para um efeito natural e despretensioso. Combina bem com barba de tamanho médio, ou com uma mais longa seguida d grito “this is Spartaaaaaa!”

…….

Veja mais algumas sugestões de cortes de cabelos masculinos curtos e práticos

Clique para ampliar.

…….

Algumas dicas para quem vai optar por esse comprimento

  • Mesmo sendo bem curto você pode pedir para que o barbeiro desfie um pouco para adicionar textura e deixar o visual mais interessante;
  • Cabelo curto não significa lavar menos, pois raiz e fios oleosos ou sujos estragam o visual;
  • Cuidado para não destacar entradas, cabelos ralos, testa grande ou bochechas;
  • Fios finos tendem a afinar ainda mais com uso de gel ou cera, tente escolher um corte que não dependa desses produtos se seu cabelo é assim;
  • Cabelos muito curtos significam idas regulares a barbearia se você quer que eles fiquem impecáveis;
  • O comprimento pode deixar o couro cabeludo exposto e o uso de um chapéu nos dias de sol forte pode ser essencial.

Nota final:

Apesar da tendência dos cabelos com muito volume em cima, franjas longas e até os compridões estarem ganhando terreno, o cabelo curto ainda é uma boa escolha para quem trabalha e não quer passar a manhã arrumado o cabelo ou teme o implacável “bad hair day”. Praticidade, versatilidade e estilo ainda mantém os cortes curtos no topo das escolhas masculinas.

Leia também:

Destaques, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “10 Cortes de Cabelos Masculinos Curtos e Práticos”

Deixe um comentário